Em Julho de 2011, apenas seis meses após seu lançamento, a Nintendo decidiu cortar drasticamente o preço do seu console portátil, 3DS. Pela situação da empresa na época, era de se esperar uma queda no preço, mas o que os compradores não esperavam, é que fosse um corte tão drástico de $249 para $169.

Tão inesperado quanto o corte de preços, foi o Ambassador Program (Programa de Embaixador), que deu 20 jogos gratuitos para quem comprou o 3DS antes da queda de preço, sendo 10 deles de Nintendo Entertainment System (NES) e os outros 10 de Game Boy Advance (GBA).

Certificado de embaixador para os compradores do 3DS

Certificado de embaixador para os compradores do 3DS

Recentemente, a Nintendo anunciou que também cortará o preço de seu console, que está em um período de dificuldade de vendas, Wii U. Os preços passarão de $350 para $300, e os novos (e mais baratos) consoles virão com uma copia gratuita de Wind Waker HD.

Diferente do que ocorreu com o 3DS, a Nintendo não disponibilizará um Ambassador Program para os donos do Wii U.

Enquanto temos um lado contente com a queda de preços, temos também um lado delicado, que são aqueles que compraram o Wii U no lançamento, pois estes não receberão nenhum benefício por terem adquirido o console antes do corte de preços.

O que já era de se esperar, considerando que a queda de preços não é tão drástica quanto no caso do 3DS.