Primeiras impressões: The Final Station; resgate sobreviventes do apocalipse zumbi com um trem

Em The Final Statiom, jogo indie de plataforma da produtora tinyBuild, você está encarregado de ir ao resgate de sobreviventes de um apocalipse zumbi, mas eles estão em diversas áreas remotas e a única maneira de alcançá-las é através de uma dura viagem de trem. A cada localidade alcançada será preciso desbravar uma área, em 2D com extensões horizontais e verticais, repleta de quebra cabeças e monstros pelo caminho.

A versão beta fechada, disponibilizada ao Jogazera pela produtora, trouxe cinco fases onde progressivamente a dificuldade e o tamanho das áreas aumentaram. Apesar de batido o design é bonito e o gameplay é muito divertido, pois o jogo te coloca para pensar em situações desvantajosas e tomara que seus instintos “gamer” e de sobrevivência estejam afiados.

Com poucas armas e munição será necessário por a cabeça para trabalhar se quer sair das mais difíceis situações, poupe munição utilizando elementos do cenário para atacar ou investidas corpo a corpo, mas cuidado, as criaturas não pegarão leve com você.

Os desafios não param por aí, ao resgatar um sobrevivente você será responsável por ele até o fim da viagem, ele será mantido em segurança no trem, porém será preciso que encontre comida e medicamentos para manter as pessoas que encontra vivas, além de ter que se preocupar com a integridade do próprio trem. Pense com cautela antes de tomar qualquer decisão, como consumir um kit médico, você irá se arriscar  mais porém garantirá a sobrevivência daqueles que dependem de você.

É um jogo bastante desafiador, misturando as dificuldades da aventura e o do gerenciamento  delicado do trem como uma vault bem simples em Fallout Shelter, um gamer novato poderá até se sair bem após algumas mortes horríveis.

The Final Station será disponibilizado na Steam durante o início do segundo semestre de 2016, não há informações sobre adaptações para outras plataformas.