A Epic Games anunciou hoje que a Unreal Engine 4, um dos motores gráficos mais poderosos do mercado, está gratuita para todos. A Unreal Engine 4 foi anunciada em Março de 2014, e estava sendo disponibilizado para os desenvolvedores através de uma mensalidade de US$ 19 dólares.

A partir de hoje, a Unreal Engine 4 e suas futuras atualizações poderão ser obtidas gratuitamente, mas a Epic Games ficará com 5% do valor do faturamento do produto que passar de 3 mil dólares a cada trimestre. O desenvolvedor terá acesso gratuito à engine e seu toolset, acesso ao Marketplace, e 100% do código-fonte na linguagem C++.

Pra quem não sabe do que estamos falando, Unreal Engine é o motor gráfico utilizado pelos estúdios para desenvolver os jogos, e foi utilizado, por exemplo, nos jogos da série Mass Effect, Gears of War, Borderlands e Batman: Arkhan. Existe, inclusive, uma página na Wikipédia com a lista completa de games que utilizaram a Unreal Engine (a lista é extensa).

O vídeo publicado hoje na Game Developers Conference mostra um pouco do repertório de jogos que utilizam esse motor gráfico:

Fonte: Unreal Engine