As conferências da E3 acabaram e o jogo principal do evento para muitos (inclusive para mim) foi Final Fantasy VII Remake. Com direito a novas artes dos personagens, novo gameplay, explicação de mecânicas do jogo e data de lançamento, nessa postagem tentaremos cobrir tudo o que sabemos até agora sobre um dos jogos mais esperados de 2020.

Formato episódico

O hype está lá no alto com Final Fantasy VII Remake, mas temos que lembrar que o jogo será lançado em formato episódico. Ou seja, haverá diversos lançamentos do título Final Fantasy VII Remake para completar toda a sua história.

O primeiro jogo, que é o que nós estamos vendo gameplays e chega em 2020, cobrirá a primeira parte do jogo, que será focada em Midgar. Yoshinori Kitase, diretor de Final Fantasy VII Remake, disse em seu twitter que “nós estamos focando em Midgar pois é um local que representa o mundo de VII mais que qualquer outro. Midgar é cheia de imaginação, com infinitas influências e surpresas em cada esquina.”

Kitase também confirmou que cada jogo terá o conteúdo equivalente a um título normal de Final Fantasy. Então não há motivos para se preocupar pensando que a Square Enix lançará jogos pequenos pelo fato do lançamento episódico. Afinal, já foi confirmado que o conteúdo do primeiro episódio caberá em 2 blu-rays.

Mas calma lá, não é porque o primeiro episódio Final Fantasy VII Remake está quase pronto que os próximos episódios chegarão em breve. Kitase explicou que os próximos episódios devem demorar apenas um pouco menos que o desenvolvimento do primeiro episódio.

Isso deve ao fato de que, apesar dos modelos dos personagens estarem basicamente prontos e isso acaba facilitando um pouco mais as coisas, a ambientação ainda deverá tomar um tempo da equipe de desenvolvimento.

Kitase comentou com a Game Informer que “Enquanto o time de desenvolvimento termina o primeiro jogo do projeto, eles também estão se focando no conteúdo para o segundo. Devido ao trabalho já feito no primeiro jogo, nós esperamos que o desenvolvimento do segundo game seja mais eficiente. Entretanto, nós queremos nos focar apenas no desenvolvimento do primeiro jogo.”

E para terminar esse tópico, em uma conversa que Kitase teve com Jason Schreier da Kotaku, ele comentou que não pode dizer em quantos jogos o projeto consiste “pois nem a gente sabe.”

Ação e estratégia em tempo real

Durante a conferência da Square Enix, Yoshinori Kitase assumiu o palco do show juntamente com Neal Pabon, gerente sênior de marketing, para comentar sobre o que devemos esperar do gameplay de Final Fantasy VII Remake.

“Final Fantasy VII Remake traz um sistema de gameplay híbrido, que mistura ação em tempo real com combate estratégico,” disse Neal Pabon durante a apresentação. “Para começar, cada apertar do botão Quadrado é um balançar da Buster Sword de Cloud. Cloud ataca, desvia e defende em tempo real. Seus ataques causam algum dano, mas eles mal arranham a superfície do verdadeiro potencial de Cloud.”

É aí que o ATB entre em ação. Existem duas barras de ATB que ficam no canto inferior direito da tela. Elas são preenchidas devagar com o tempo, mas enchem consideravelmente mais rápido conforme você acerta golpes normais. Assim que a barra de ATB encher você poderá entrar no Modo Tático. Nesse modo o tempo desacelera e você pode escolher diversas ações de um menu de comando, similar ao clássico menu de ataques do Final Fantasy VII original.

“Uma vez no Modo Tático, você pode escolher usar várias habilidades, como o ataque Braver de Cloud. Usar um item durante a batalha irá gastar uma carga da barra de ATB, e, se Cloud tiver a Materia correta equipada e MP suficiente, ele poderá usar cargas de ATB para conjurar magias.” Complementou Nel Pabon. A propósito, vale a pena comentar que as Materias agora estão visíveis na Buster Sword do Cloud!

Entretanto, se você preferir um combate mais dinâmico há a opção de vincular habilidades e magias para atalhos do controle para executa-las imediatamente. Então essa escolha está totalmente nas mãos de cada jogador.

Outro aspecto importante de gameplay é que é possível trocar o personagem que controlamos em tempo real. Ou seja, é possível trocar o seu controle para Barrett para conseguir derrotar inimigos que estão fora do alcance da Buster Sword de Cloud, ou trocar para a Aerith para dar um suporte melhor ao seu time.

Confira a seguir a apresentação de Final Fantasy VII Remake na conferência da Square Enix na E3 2019. O vídeo começa no momento em que Nel Pabon começa a sua explicação sobre o gameplay:

Rostos que amamos e amamos odiar

O trailer estendido apresentado durante a E3 não só nos mostrou mais gameplay e mecânicas do jogo, mas também nos mostrou diversos rostos familiares.

Finalmente pudemos ver como Tifa está no remake, e apesar dos fãs nerdões estarem reclamando, o redesign da personagem está excelente e fiel ao design original da personagem. Também tivemos a oportunidade de ver Aerith em combate.

Mas o trailer não parou por aí, no final foi possível finalmente vermos como está o Anjo de Uma Asa, Sephiroth.

E por último, mas não menos importante: Final Fantasy VII Remake chega dia 03 de Março de 2020 para PlayStation 4 e terá exclusividade temporária no console da Sony.

Confira a seguir algumas imagens do jogo em nossa galeria: