Em um preview publicado pela revista Famitsu nessa semana, a Square Enix anunciou Final Fantasy Agito, um jogo original de RPG com elementos multiplayer que será free-to-play e saíra para aparelhos iOS e Android.

O jogo se passa no mesmo mundo de Final Fantasy Type-0 (um RPG lançado pela Square Enix para PSP no Japão há dois anos atrás Agito conta a história de Type-0 de uma perspectiva diferente. Você joga como um candidato a estudante na mesma Orience Magic Academy do jogo de PSP.

“Eu queria escrever uma história que traçasse os diferentes destinos dos heróis de Final Fantasy Type-0,” o produtor Hajume Tabata contou à Famitsu. “Muitos jogadores de FF Type-0 nos pediu isso, assim como muitas pessoas do nosso estúdio queriam fazer isso. FF Type-0 foi originalmente planejado para ser lançado para telefones, e eu gostei do nome Agito, e foi assim que começamos esse projeto.”

Agito irá usar as vantagens dos smartphones como plataformas de game processando em tempo real todas as ações dos jogadores. E isso irá poder usar muito bem o sistema de ciclos de Type-0 (A história de Orience acontece em milhões de ciclos diferentes, e quando um ciclo termina, um ciclo diferente começa. Isso significa que as decisões que os jogadores tomarem em um dos ciclos, irá afetar o que acontecerá no próximo.)

“A história é divida em capítulos,” disse Tabata. “Há um fim, e quando a história termina alguma vez, o próximo ciclo começa e a história é repetida do começo. O sistema de decisões significa que o jogo irá mudar gradualmente conforme cada ciclo. Nós podemos ter diferentes decisões para vocês tomarem no segundo ciclo, ou mais escolhas do que foram apresentadas a primeira vez. Esse tipo de experiência ‘viva’ é algo que você só terá aqui.”

Enquanto Tabata e sua equipe estão decidindo quantos capítulos terão cada ciclo, ele explicou ao Famitsu que cada capítulo irá durar duas semanas em tempo real. “Cada capítulo é dividido em fases ‘solo-play e team-play'”, ele disse, “com a fase solo-play durando 10 dias das duas semanas de cada capítulo, enquanto a fase team-play terá 4 dias. Jogadores passarão os primeiros 10 dias fazendo suas missões e então os times individualmente enfrentam os poderosos chefes. Seu time e sua classe será escolhido por você no começo do capítulo, então você precisa aumentar suas habilidade na fase solo para se preparar para a fase de teams.”

Tabata não revelou mais detalhes, mas assegurou que Agito ainda será divertido mesmo se você não gastar nenhum centavo comprando coisas do jogo.

“Queremos que você seja capaz de chegar até o fim do jogo sendo de fato free-to-play,” ele disse. “Afinal, eu não compro coisas extras em jogos. A ‘força ativa’ que você consume nas missões irá se regenerar com o tempo. Mas você poderá recupera-la instantaneamente caso queira comprar algum item para isso. Além disso você poderá comprar habilidades, continues para quando você falhe em alguma missão, entre outras coisas que vocês esperam que tenha em jogos assim.”

Final Fantasy Agito deverá ser lançado nesse verão e mais informações serão dadas semana que vem no Tokyo Game Show.