O suspense acabou (em partes) após o anúncio oficial por parte da Sony. Depois de Mark Cerny, arquiteto líder na empresa, ter contado em uma entrevista ao portal Wired sobre o console e alguns novos detalhes (como SSD, ray tracing etc), agora é a vez de Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, oficializar a existência do console.

O post foi feito no blog oficial da PlayStation, no qual Ryan se estende para confirmar o nome do console (sim, é PlayStation 5 mesmo) e mais algumas novidades, como sensores hápticos e gatilhos adaptativos no futuro controle do console. Essas inovações garantem uma imersão muito mais profunda do jogador, sendo possível sentir sensações táteis diretamente relacionadas ao que o personagem está fazendo no jogo.

Estúdios de jogos no mundo inteiro já estão recebendo as versões de desenvolvimento do controle para testes e implementação dessas novas funções. Mais informações detalhadas podem ser lidas na nova matéria da Wired sobre o console. O lançamento do PlayStation 5 está marcado para o final de 2020, ainda sem data específica.