A Sony decidiu nessa terça (07) apresentar, não o PlayStation 5, novo console esperado pela grande maioria do público, mas sim o controle que será usado por ele. Afinal, era isso que todos queríamos ver, não era?

Em uma postagem feita no PlayStation Blog, Hideaki Nishino, que tem cargo com título bem grande, tornando-o importante para fazer esse anúncio, explicou que o controle da nova geração da PlayStation será o DualSense.

Nishino comentou que a após o sucesso do DualShock 4 e todo o feedback positivo que o controle recebeu dos jogadores e dos desenvolvedores eles começaram a se perguntar como poderiam construir algo novo em cima desse sucesso. E por isso eles decidiram manter a maioria das coisas que os jogadores amam sobre o DualShock 4 intactas, adicionando novas funcionalidades e com um design mais refinado.

“Tivemos a grande oportunidade com o PS5 de inovar, oferecendo aos criadores de jogos a habilidade de explorar como eles querem elevar o sentimento de imersão pelo nosso novo controle. É por isso que nós adotamos o feedback háptico, que adicionará uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando joga, como a pequena dureza de dirigir um carro por um lamaçal. Nós também incorporamos gatilhos adaptativos nos botões L2 e R2 do DualSense para que você sinta a tensão de seus atos, como a de puxar um arco para atirar uma flecha.”

Conforme você pode notar nas imagens acima, o botão “share” não está mais presente no mesmo estilo do DualShock 4, mas isso não quer dizer que a função não esteja mais aí. O DualSense trará o “Create” para que os jogadores possam criar novas formas de criar “conteúdo épico de gameplay” para compartilhar. Infelizmente a Sony não deu muitos detalhes de como esse recurso funcionará e prometeu mais detalhes próximo do lançamento do PlayStation 5.

O DualSense também trará um microfone para você mandar mensagens de voz nas partys com seus amigos caso não tenha um headset, mas ei… A gente sabe que a maioria vai usar isso para xingar a mãe do amiguinho no jogo online.

Agora algo que pode ter trazido uma leve estranheza para alguns: as cores. Como o próprio Nishino disse que “tradicionalmente os nossos controles tem uma única cor. Como você pode ver, nós fomos em uma direção diferente dessa vez e decidimos em um design de dois tons.” Além dessa mudança das cores, a barra de luz do controle não está mais no topo, mas sim nas laterais do touch pad do DualSense.

E aí, gostaram? Preferiam o controle com apenas uma cor? Comentem aí o que acharam!