Meu primeiro artigo aqui no blog vai ser sobre um jogo que, na minha opinião, é muito nichado. Digo isso, porque absolutamente todos jogadores de StarCraft que eu conheci preferem jogos de PC. E para quem é PC gamer, o StarCraft é um dos nomes mais conhecidos (e queridos) dentre os jogos de estratégia.

Produzido pela Blizzard Entertainment, mesma que criou a série Warcraft e o viciante Hearthstone, a série StarCraft combina elementos de batalha aos desafios de criar e estabelecer uma base da sua espécie no espaço.

A trama do modo história mostra a guerra entre três espécies galácticas: os Terrans, os Zerg e os Protoss. Você também pode jogar apenas no modo batalha – que é um dos maiores e-sports do mundo – online ou contra o computador. Com reviravoltas impressionantes, mapas muito doidos e uma complexidade infinita nos ataques, o jogo tinha todos os ingredientes para viciar os fãs de ficção científica e estratégia.

A primeira versão de StarCraft saiu nos anos 90 e foi sucesso total. Mais de onze milhões de cópias de StarCraft e sua expansão StarCraft: Brood War foram vendidas até hoje. A sequência, StarCraft II: Wings of Liberty, foi lançado em julho de 2010 e teve o mesmo sucesso de seu antecessor, sendo aclamado pela crítica e pelos jogadores.

Dando continuidade à história do primeiro game, StraCraft II se aprofunda mais na história e nas habilidades de cada raça. Tanto que foi lançada como uma trilogia, cada jogo focado em uma das raças, sendo o segundo StarCraft II: Heart of the Swarm expansion, lançado em março de 2013, e o terceiro StarCraft II, StarCraft II: Legacy of the Void, lançado em novembro de 2015.

Apesar de ser uma sequência de StarCraft, StarCraft II conta com gráficos mais modernos, mais possibilidades estratégicas, – como não ter limite de seleção de unidades-, e uma história mais complexa, dividida em suas três partes. Muitos encararam como uma evolução do primeiro jogo.

Nem melhor, nem pior

Dentre os fãs, a melhor teoria alegada em fóruns é que não existe uma versão melhor ou pior, pois, apesar de ser jogos similares, os pequenos detalhes fazem muita diferença. Pra se ter uma ideia, Wings of Liberty é um dos jogos de estratégia mais vendido de todos os tempos, com mais de 3 milhões de cópias comercializadas no seu primeiro mês.

A primeira versão do jogo, StarCraft, está disponível para download gratuito. Eles liberaram por se tratar de uma ação para promover a versão remasterizada do jogo clássico dos anos 90. Você pode comprar a versão remasterizada no site da Blizzard. Esse lançamento conta com gráficos e sons atualizados, mas com o mesmo gameplay e UX de antes. No site deles você também encontra todas as versões de StarCraft II, que tem inclusive uma versão grátis.

Experiência no jogo

Como uma jogadora esporádica, eu posso dizer que os comandos e o gameplay tanto do 1 quanto do 2 são, a princípio, bem simples. A questão é que você tem que pensar estrategicamente cada passo com pouquíssimo tempo hábil. Consigo entender porque o jogo é uma febre na Coreia do Sul e por que as partidas são tão eletrizantes. Além do fator estressante de administrar “prioridades” (conseguir encontrar um lugar pra fazer a sua base e fabricar o máximo de soldados possível em paz), a experiência conta muito para você mandar bem nos jogos. Eu sou mais fã do StarCraft II mas vou dar uma chance para a versão remasterizada. Aceito críticas e dicas de quem já é experiente!

Campo de batalha

Micro e Macro Gerenciamento

O segredo do jogo está em encontrar o balanço certo entre micro e macro gerenciamento, alinhando o ritmo de criação de novas unidades à capacidade de fogo e a estratégia de ataque. Diferente de League of Legends e Dota 2, StarCraft não está focado no desempenho individual de uma unidade dentro da batalha, mas sim na construção de toda a base, gerenciamento de minerais e gases e evolução dos soldados e armas conforme o jogo (a não ser que você jogue profissionalmente e tenha que arrebentar em todos os aspectos). Tudo acontece muito rápido, mas é certo que não dá pra saber se uma batalha vai demorar 5 minutos ou 2 horas! Essa imprevisibilidade é um dos atributos favoritos, especialmente dos PC gamers.

E para quem ainda não conhece, dê uma chance para StarCraft 1 e 2. Ambos disponíveis para Windows XP, Vista e 7 e Mac OS X.