Segundo o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, o aguardado The Last Guardian nunca esteve realmente em hiato. Durante uma entrevista para o site Games Industry ele revelou:

Hiato, eu nunca… Foi Jack Tretton! Ele usou esse termo, e eu disse que não. Foi um hiato na divulgação de novas informações. O jogo nunca parou, o time de produção sempre esteve aqui. Eles estão passando pela re-engenharia do jogo, por isso o tamanho da equipe é menor, porque agora o foco é a engenharia”

Durante a Tokyo Game Show no mês passado, Yoshida já havia explicado que os estúdios japoneses da Sony estavam trabalhando no jogo, liderados por Fumito Ueda, mas que não haviam novas informações.

Nós estamos esperando o momento certo para re-introduzir The Last Guardian, da forma adequada. Eu não posso… Bem, o jogo está em desenvolvimento, Ueda-san está aqui trabalhando dedicadamente, mas nós não estamos prontos para liberar novas informações.

The Last Guardian foi inicialmente anunciado para o PS3 na E3 de 2009, porém recentemente a Sony anunciou que o jogo mudou de plataforma e será lançado para o PS4.

http://www.youtube.com/watch?v=EHzHoMT5eRg