Em meados desse ano, a Steam fez vários anúncios importantes que se resumiam a trazer a plataforma para sua sala de estar. Nessa sequência de “inaugurações”, tivemos o SteamOS (sistema operacional próprio da Steam baseado em Linux), Steam Controller e por fim: Steam Machines. Esse, por sua vez, seria o “console customizável” da Valve. Ele rodaria com SteamOS e seria completamente customizável para o usuário fazer upgrades como trocar placa de vídeo e dentre outros hardwares para melhor se enquadrar ao seu gosto. A Valve estaria não só dominando o império dos PC gamers, mas começando a competir por um espaço na sua sala com os consoles da Nintendo, Microsoft e Sony também (lembrando que os games seriam obviamente os da Steam – mídia digital, com as promoções e tudo mais).

Há umas semanas na Steam, foi aberto uma inscrição que alguns usuários seriam sorteados para participar do programa Beta da Steam Machines, onde os sortudos seriam recebidos com a máquina para testagem. Eis que a produção já começou e alguns usuários já começaram a receber seus consoles valvelísticos. Confira o unboxing e como é uma Steam Machine por dentro:


A produção em larga escala para venda geral ainda não há data certa, mas acontecerá em 2014 com absoluta certeza. E aí, será que é motivo de preocupação para Sony, Nintendo e Microsoft?