A Valve fornece um serviço interessante aos desenvolvedores independentes, conhecido como Steam Greenlight, diariamente, vários jogos vão à votações pelos próprios usuários da Steam, que selecionam ali os mais votados, estes serão então produzidos e vendidos na própria plataforma da Steam.

Feita essa breve introdução, venho apresentar-lhes uma aprovação recente, quem em meio à vários titulos em votação na Steam Greenlight, promete trazer uma inovação ao mercado independente. Trata-se de SUPERHOT, um jogo de tiro em primeira pessoa com uma mecânica divertida, e também, interessante.

Confira o trailer do jogo logo abaixo:

Consistindo em uma mecânica de jogo onde o tempo só se move quando o personagem se move, cabe ao jogador utilizar, não somente suas habilidades com tiro em primeira pessoa, como também seu raciocínio, elaborando estratégias para utilizar o tempo ao seu favor.

SUPERHOT é uma produção criativa, com um visual muito limpo. Mapas claros e brancos com personagens destacados de vermelho, lembrando até mesmo um pouco do estilo de Mirror’s Edge. Os gráficos do jogo são simplíssimos, mas têm o seu charme no minimalismo.

Contraste e destaque são pontos fortes no visual do jogo.
Contraste e destaque são pontos fortes no visual do jogo.

 

Por ser uma produção independente, e em votação na Greenlight, o jogo faz bem, por ser uma produção que não tem o orçamento de uma grande empresa.

Não há presença de trilha sonora na versão teste, fica a expectativa de que produzirão um áudio para o jogo. Pessoalmente, é um dos pontos mais cruciais, onde a experiência de jogo perde parte da emoção pela presença de só, e somente só, dos sons produzidos pelas armas e textos na tela. SUPERHOT é uma boa ideia executada com um esforço acima da média. Cabe aos produtores ter o cuidado de não deixar os pontos mais básicos negligenciados.

SUPERHOT está apenas em sua versão de teste, nos resta aguardar para ver se a versão final trará novidades, como desafios diferentes relacionados ao sistema de tempo, novas armas, oponentes diferenciados e também uma trilha sonora que seja capaz de ambientar o jogador ao clima minimalista e agressivo do jogo.

Confira a página na Greenlight aqui e sinta-se a vontade para jogar a versão teste, e ter suas próprias primeiras impressões, aqui (requer player Unity para usuários Windows. Usuários Linux deverão baixar a versão para o sistema operacional).

Calcular o tempo do disparo, quando o tempo está parado, é uma ideia, no mínimo, interessante.

Calcular o tempo do disparo, quando o tempo está parado, é uma ideia, no mínimo, interessante.

Nota do autor:
Em minha opinião, jogos independentes são caracterizados principalmente pelo cuidado pessoal que os produtores tem com suas criações. SUPERHOT tem tudo pra ser um sucesso de mercado, com uma idéia criativa, um sistema de jogo sem muito empecilhos, visual agradável, fico com boas expectativas para a produção final. Só espero que os produtores não se esqueçam do que faz parte dos jogos atualmente, a presença de som é importante para ambientar o jogador e principalmente, a interação do jogador com o jogo deve ser constante, sem tédio e sem muita repetição.

Confira mais sobre as novidades da Steam Greenlight, e muito mais, aqui na Jogazera!