Presidente da Square Enix discute sobre futuro dos jogos HD e Free-To-Play

O presidente da Square Enix chamou o ano fiscal de 2013 como “um ano muito difícil.” A performance lenta dos jogos que mais investiram e suas vendas lentas de seus jogos arcades contribuíram para os 145 milhões de dólares de prejuízo que a distribuidora de Final Fantasy e Tomb Raider teve esse ano.

A pobre performance da Square Enix, que incluí a perda operacional de mais de 64 milhões de dólares – o primeiro prejuízo da empresa desde a fusão da Square com a Enix – não é um evento único, de acordo com o presidente Yosuke Matsuda, e reflete o “problema dos negócios dos jogos em HD.”

Matsuda também diz que três jogos distribuídos pela Square Enix (Sleeping Dogs, Hitman: Absolution e Tomb Raider) que não venderam o que a empresa tinha como objetivo vender na Europa e América do Norte, resultando em “consequências financeiras não satisfatórias.”

Em uma carta para os shareholders comunicado anual da empresa, Matsuda escreveu que a categoria de games HD “encara problemas estruturais de um modelo de negócio inflexível.” O modelo de negócio de fazer grandes investimentos, jogos blockbuster e entrega-los em discos oferece oportunidades limitadas de fazer dinheiro enquanto estes jogos estão sendo desenvolvidos, ele disse. Já jogos Free-to-play, oferecem uma maior flexibilidade e oportunidades para interagir com seus consumidores enquanto o software esta sendo desenvolvido.

“Consequentemente, chegou a hora de produtores de games terem uma abordagem mais flexível em sua oferta de jogos e criar vários modelos de se ganhar dinheiro conforme os clientes ‘joguem em vários ambientes, indo contra a direção da limitada distribuição de games em discos,'” ele disse. “Nessa mudança, é importante que os jogos categoria HD sair de seu modelo baseado em discos para um modelo mais flexível. Isso irá definir a forma que procuraremos os jogos HD no futuro.”

Em outras palavras, a Square Enix esta procurando oportunidades que fazem jogos free-to-play darem lucro e aplica-las em títulos que futuramente seguirão uma forma tradicional de desenvolvimento, nos discos.

Matsuda também aponta o crescimento dos smartphones e tablets, que agora suporta jogos em High Definition, como o Deus Ex: The Fall, da própria Square Enix. Isso ajuda a expandir a audiência para os jogos HD, mas irá precisar que a Square Enix adapte suas práticas de desenvolvimento.

Matsuda disse que esta adaptando o negócio da Square Enix para as mudanças do mercado como uma prioridade para 2014.