Demorou, mas chegou! Anunciado em setembro de 2015 e lançado oficialmente no Brasil em 3 de agosto de 2016 para dispositivos Android e iOS, Pokémon GO já conta com mais de 100 milhões de downloads (dados de 1º de agosto de 2016). Antes de baixar o jogo e vagar pelo mundo para iniciar sua aventura, confira aqui algumas dicas para tornar-se uma lenda. Seu nome será conhecido pelo mundo, treinador!

Antes de tudo, saiba que é possível escolher o Pikachu como seu Pokémon inicial. Para isso, basta seguir este vídeo tutorial (créditos ao canal Zerado TV).

1. O básico

Os elementos básicos do jogo

pokemon go termos

Conforme você avançar na jogatina, perceberá que o jogo tem muitos termos diferentes, como Stardust, Combat Points, Candy, Evoluções, Cálculo I.V., entre outros… Há muito o que descobrir nessa jornada, treinador! Então vamos te apresentar alguns elementos básicos antes de iniciar a aventura.

  • Stardust

“Pó-de-Estrela” em uma tradução literal, serve para dar Power Up no seu Pokémon. Você ganha cem gramas de Pó-de-Estrela a cada captura, sem exceções.

  • Candy

É como se fosse o alimento do seu Pokémon. Há um Candy específico para cada Pokémon, e você ganha 3 Candys a cada captura. Para evoluir um Bulbasaur, por exemplo, é preciso consumir 25 “Bulbasaur Candy”. E para ter essa quantia é necessário caçar vários Bulbasaur.

Além das 3 Candys recebidos a cada captura, podemos ganhar um Candy extra ao transferir o Pokémon capturado para o professor, o que também é importante para liberar espaços da nossa Pokémon Storage (inicialmente temos 250 espaços, com possibilidade de expandi-la usando Pokécoins). Portanto, sempre que tiver um Pokémon repetido, transfira-o para o professor.

  • Power Up

Power Up serve para para deixar seu Pokémon mais forte, e para isso você precisará de dois elementos do seu inventário: Stardust e Candy correspondente ao Pokémon quer quer upar. Ao fazer Power Up você notará ganho no CP do Pokémon (sigla para Combat Points).

  • Combat Points

São os Pontos de Combate, e determina a resistência e poder de ataque dos Pokémon. Você notará aumento do CP a cada Power Up que der no seu Pokémon. O limite de Power Up’s possíveis será determinado pelo limite de CP do Pokémon ou pelo level do personagem. Você poderá acompanhar esse limite atentando-se à barra branca em formato de arco, localizado abaixo do CP.

2. Os times

Escolhendo seu time

pokemon go teams

Baseado nos três Pokémon lendários da primeira geração, Articuno, Zapdos e Molters, Pokemón GO nos oferece 3 times ou facções para escolhermos ao atingir o level 5. Esta escolha implicará na dominação dos Ginásios (explicaremos mais sobre a mecânica de dominar Ginásios e coletar recompensas adiante). O que importa saber no início é que cada time — Mystic, Valor e Instinct — possui sua própria filosofia sobre os Pokémon.

  • Team Valor

Defende que a força dos Pokémon sobrepuja a força dos homens e acredita que essas criaturas são dotadas de sentimentos. Busca despertar a real força dos Pokémon através da ligação com seu treinador.

  • Team Instinct

Como o nome sugere, acredita que os Pokémon são dotados de grande Instinto. Sabendo confiar neles, qualquer batalha pode ser vencida.

  • Team Mystic

Acredita que os Pokémon detém uma profunda sabedoria. Defendem que em batalhas Pokémon os treinadores devem analisar calmamente cada situação antes de tomar qualquer decisão.

3. Capturando

Pokébolas, PokéStops e Lure Module

pokemon go pokestop

Agora que você já baixou o jogo, personalizou seu avatar e escolheu seu time, é hora de abastecer-se com Pokébolas. Você deve saber (ou logo descobrirá) que para capturar um Pokémon basta lançar a Pokébola, sem aquele velho esquema de enfraquecer o Pokémon antes, o que demanda uma grande quantidade Pokébolas. E a tendência é piorar conforme o seu level.

Para farmar Pokébolas da maneira mais eficiente, procure por um local com grande concentração de PokéStops e trace uma rota de farm para abastecer-se. Sabemos que em cidade pequenas há uma escassez de PokéStop; você tem nossas condolências.

Munido de Pokébolas, você já pode sair por aí caçando. A dica é procurar uma intersecção de PokéStops que estejam com Lure Modules ativados. Lure é um item que atrai Pokémon à PokéStop. A melhor maneira de utiliza-lo é ativando-o em PokéStops próximas.

Na terceira imagem acima o personagem está numa zona de interseção de vários PokéStops, com um Lure ativado em cada. Quando isso acontece, muitos Pokémon serão atraídos ao local enquanto durarem os Lures (cada Lure tem duração de 30 minutos). Há parques onde a movimentação de jogadores é tão intensa que alguns pontos de intercessão ficam ativados a tarde toda, beneficiando todos os treinadores próximos.

4. Chocando

Sempre tenha um ovo na incubadora

pokemon go incubadora

Você vai ter que andar em algum momento do seu dia, então faça esses passos valerem: sempre tenha um ovo na incubadora. Quando mais KMs você precisar andar para chocar o ovo, mais poderoso nascerá o Pokémon. Andar 2km vai te dar no máximo uns Pokémon fofinho-sem-vergonha, mas andar 10km pode te dar um Aerodactyl.

Você começa apenas com uma incubadora (de uso ilimitado), por isso é importante praticar a dica 3: quanto mais PokéStops você visitar, maiores são as chances de encontrar ovos e incubadoras.

5. Evoluindo

Evoluções e IV Calculator

Para evoluir determinado Pokémon você precisará apenas do Candy correspondente àquele Pokémon. Ao evoluir um Pokémon, você notará aumento do CP dele. É possível calcular quanto CP seu bichinho vai ganhar na evolução usando a ferramenta Pokémon GO Toolkit. Lembre-se, portanto, de evoluir o Pokémon de maior CP para resultados melhores. Se estiver na dúvida sobre qual Pokémon evoluir, consulte essa lista aqui.

Feito isso, em algum momento do game você deverá decidir em qual Pokémon serão investidos seus quilos de Stardust para fazer Power UP. É aí que entra o IV Calculator (cálculo de valores individuais). O IV Calculator prova que cada Pokémon é único, e através da estratégia todos podem chegar ao seu estado máximo de poder de Attack, Defence e HP. A dica é utilizar a ferramenta Poké Assistant.

6. Upando

Ganhando experiência como treinador

pokemon go lucky egg

Evoluir o seu personagem não é uma tarefa trivial, portanto prepare-se para andar bastante. Há, entretanto, uma dica valiosa de farm de XP evoluindo seus Pokémon com o uso do item Lucky Egg. Confira as etapas abaixo:

Etapa 1: Capturar Pokémon

A cada evolução você ganha um bocado de XP. Para evoluir um Pokémon você só vai precisar do Candy respectivo ao seu Pokémon. A dica de ouro é usar um item chamado Lucky Egg, que dobra a quantidade de XP recebida durante 30 minutos.

A estratégia é a seguinte: vá a um local onde há muitos ninhos de Pokémon comuns, como WeedleCaterpie, Zubat, etc. Capture a maior quantia possível de Pokémon para juntar Candy.

Etapa 2: Manter os mais fortes, transferir os repetidos

Mantenha contigo os Pokémon de maior CP, e transfira os demais ao professor para ganhar Candy. Agora veja quantos Candy tem de cada Pokémon, e selecione os mais fortes que deseja evoluir.

Etapa 3: Usar o Lucky Egg e evoluir

Use um Lucky Egg, isso fará com que todo XP ganho seja duplicado durante 30 minutos. Nesse período, realize o máximo de evoluções possível. Caso não tenha nenhum Lucky Egg disponível, confira essa tabela de recompensas para saber quando ganhará um (ou adquira um no Shop).

7. Batalhando

Dominando ginásios e tornando-se uma lenda

pokemon go gym

Todo ginásio possui uma cor, que corresponde ao time que o dominou. Se o Ginásio estiver dominado pelo seu time, você poderá batalhar por XP (e dependendo do nível de prestígio, colocar seu Pokémon para defendê-lo); e se estiver dominado por outro time, você poderá tomá-lo.

Cada Pokémon que você derrotar nos ginásios renderá XP para o personagem. Ao derrotar os líderes de um ginásio adversário, a barra de prestígio do ginásio irá cair. Quando a barra zerar você poderá alocar um Pokémon para defender o ginásio.

Quando você estiver defendendo um ginásio, vá ao Shop e perceba que no canto superior direito há o ícone de um escudo e um número (que indica a quantidade de ginásios que você defende). Clique no ícone e receba 10 Pokécoins e 500 Stardust. O cooldown entre uma recompensa e outra é de 21h. É possível acumular recompensas desde que você tenha vários ginásios dominados ao mesmo tempo.

Como batalhar nos Ginásios

Batalhar não é só dar cliques sobre na tela. Há ataques carregados que podem ser desferidos quando a barra azul estiver cheia, sendo que ela vai carregando a cada ataque rápido. Para usá-los, segure o dedo sobre a tela.

É possível também usar esquiva ou dodge. Para executar este movimento, basta arrastar seu Pokémon para a direita ou esquerda. Muito útil para ganhar vantagem quando utilizado para esquivar-se de ataques carregados (a técnica não é fácil e exige treino).

8. Farmando

Estratégia para farmar Pokécoins

Se você combinar com outros jogadores do seu time e colocar Pokémon forte e de tipos variados para defender o mesmo ginásio, a cada 21h vocês receberão 10 Pokecoin e 500
Stardust até que alguém tome o ginásio de vocês. Não é tarefa fácil. Requer estudo sobre os Pokémon locais, estratégia, esforço e comunicação. Portanto estude bem qual time predomina na sua cidade antes de iniciar a jornada.

Dominar ginásios é importante pois com as Pokécoins você pode aumentar o limite da sua bag em 50 espaços por 200 Pokécoins (inicialmente 350 espaços); aumentar o limite da sua Pokémon Storage em 50 espaços por 200 Pokécoins (inicialmente 250); comprar Lucky Eggs, Lure ou Incense por 80 Pokécoins cada.

Extras

Como evoluir o Eevee

pokemon go eevee

Este é sobre como manipular as evoluções do Eevee: Flareon, Vaporeon ou Jolteon. E é muito simples: ao capturar o Eevvee, clique no ícone da caneta e dê um apelido à ele. Se quiser um Flareon, escreva Pyro; se quiser um Vaporeon, escreva Rainer; ou se quiser um Jolteon, escreva Sparky. Estes nomes podem soar familiares e não é para menos. Trata-se do nome dos irmãos Eevee, lembra? Esta é a chave para determinar a evolução desejada.

Poderia haver outros segredos escondidos em Pokemon GO? Acreditamos que sim e estamos empenhados em desvendá-los.

Por enquanto é isso, treinador. Não é tudo, mas acreditamos que nosso guia irá te ajudar nessa jornada.