Overwatch: segunda temporada dos jogos competitivos, novo patch, mapa e muito mais

Disponível apenas para PC, o novo PTR (Public Test Region) de Overwatch foi lançado no dia 17 de agosto e trouxe consigo diversas novidades. Todos os jogadores que têm a versão para PC têm a chance de testar as novas mecânicas do modo competitivo, nerfs, buffs e correções de bugs que a Blizzard trouxe para nós e pretende implementá-las em um patch futuro para todas as plataformas.

Não apenas isso, a Blizzard anunciou, na Gamescon, o novo curta de animação, “The Last Bastion”, que como o próprio nome diz, foca a história do “nascimento” do nosso querido robô.

Falarei de todos esses pontos hoje nesse post, então pegue algum lanchinho na despensa e bora lá.

Updates Gerais

  • Quando a Symmetra ativar a fala de comunicação do status de seu ultimate, ela dirá quantas cargas ainda o seu teleporter terá
  • Quando ativar a fala de comunicação de necessidade de cura direcionada a um aliado, Ana, Lúcio, Mercy, e Zenyatta dirão aos seus aliados para se agruparem e receberem a cura. Um marcador aparecerá em cima da cabeça do curandeiro, possibilitando a localização dele de forma mais rápida
  • Torbjörn foi adicionado como um herói controlado pela IA nos modos Praticar vs. IA, Jogar vs. IA, e Jogo Customizado
  • Emotes de sentar e dar risada foram adicionados a todos os heróis

2ª Temporada dos Jogos Competitivos

Creio que este é um dos tópicos mais esperados pelos jogadores de Overwatch, visto que a 1ª temporada não foi lá grandes coisas, isto porque a sua mecânica foi extremamente desagradável e tola, para não falar injusta. Escreverei em tópicos para facilitar a compreensão do leitor.

  • Um dos primeiros pontos a ser citado é a skill rating de cada jogador que agora vai de uma escala de 1 até 5000 ao invés da escala de 1 até 100 da 1ª temporada;
  • Skill Rating Tiers
    • Cada jogador será classificado com uma tier de acordo com o seu skill rating, que são elas:
      • Bronze: 1 – 1499
      • Silver: 1500 – 1999
      • Gold: 2000 – 2499
      • Platinum: 2500 – 2999
      • Diamond: 3000 – 3499
      • Master: 3500 – 3999
      • Grandmaster: 4000 – 5000
    • Nas tiers Bronze, Silver, Gold, Platinum e Diamond, o jogador não cairá de tier mesmo que a skill rating deles caiam abaixam do limite necessário de cada um;
    • Nas tiers Master e Grandmaster, o jogador terá sua tier rebaixada caso a skill rating fique abaixo do limite necessário;
  • Decaída de skill rating
    • Jogadores que estiverem nas tiers Diamond, Master e Grandmaster e não jogarem pelo menos uma partida competitiva dentro de 7 dias, perderão seu skill rating
    • Players com skill rating maior que 3000 (Diamond tier ou acima) perderão 50 pontos de rating a cada 24 horas (!!!), mas suas ratings não abaixarão para menos de 3000.
    • Jogar apenas uma partida competitiva irá parar a decaída de skill rating
    • Jogadores que não participarem de uma partida competitiva dentro de 7 dias irão imediatamente sair do top 500
  • Mudança de mapas
    • Diversos ajustes foram feitos no sistema de banco de tempo em Hanamura, Templo de Anúbis e Indústrias Volskaya
    • O sistema de banco de tempo foi adicionado em Dorado, Hollywood, King’s Row, Numbani, Rota 66 e Observatório: Gibraltar
    • Tempo adicional por tomar o objetivo foi reduzido de 5 para 4 minutos em Dorado, Hanamura, Hollywood, King’s Row, Numbani, Rota 66, Templo de Anúbis, Indústrias Volskaya e Observatório: Gibraltar
  • Pontos competitivos
    • Pontos já existentes da 1ª temporada serão multiplicados por 10
    • Após vencer uma partida competitiva, jogadores receberão 10 pontos competitivos (ao invés de 1)
    • Players receberão 3 pontos repetitivos por empate
    • O custo das armas douradas foi aumentado de 300 para 3000 pontos
    • Um limite de capacidade de pontos estará sendo imposto
      • Players com mais de 6000 pontos competitivos no começo da 2ª temporada não poderão acumular mais pontos jogando as partidas competitivas
      • Premiações de final de temporada ainda serão dadas aos jogadores no limite de capacidade de pontos
    • Alvo da maioria das reclamações da 1ª temporada, a Sudden Death (ou Morte Súbita), que ocorria quando os dois times empatavam nos objetivos, será retirada para a felicidade dos players, isso porque dependendo do mapa e em que posição (ataque ou defesa) o time iria estar, acabava havendo um tremendo desequilíbrio na partida, favorecendo um time e desfavorecendo o outro
    • Players precisarão ganhar, no mínimo, 50 partidas competitivas para conquistarem um lugar no top 500
    • Jogadores terão que completar mais partidas para “limpar” a penalidade deles ao abandonarem uma partida competitiva antes dela acabar
    • Jogadores com grandes diferenças de skill ratings (maior que 500) não poderão formar grupos em partidas competitivas

Updates de Balanceamento de Heróis

Foram diversos balanceamentos em diversos heróis, causando certa revolta de alguns players e a comemoração de outros. Vale lembrar que todos os balanceamentos ainda não são definitivos, visto que o PTR está aí justamente para a Blizzard analisar se as mudanças realmente surtirão algum efeito positivo, principalmente ao meta do jogo.

  • Balanceamento Geral
    • Ultimates que consomem a barra de ultimate agora consumirão o medidor mais rapidamente (.25 segundos ao invés de 1 segundo)
    • Revertido uma mudança recente na diminuição de tamanho de projéteis dos heróis

Comentário do desenvolvedor: Alterar o tamanho dos projéteis teve muitos efeitos não intencionais no jogo, pelo menos nas atuais condições. Continuaremos a observar e fazer mudanças adicionais caso necessário.

  • D.Va
    • Defense Matrix
      • Após ser ativado, Defense Matrix começará a se regenerar após um delay de 1 segundo (antigamente era .5 segundos)

Comentário do desenvolvedor: Defense Matrix estava eficiente demais quando ativado repetidamente, ao invés de ser segurado. Agora, o delay de regeneração está de acordo com o cooldown da habilidade.

  • Hanzo
    • Hanzo agora terá uma diminuição de 30% na velocidade quando mirar (antigamente era 40%)
    • Velocidade máxima do projétil foi aumentado em 30%

Comentário do desenvolvedor: Hanzo tem o potencial de causar muito dano, mas ele pode se tornar bastante inconsistente, mesmo em média distância. Aumentando a velocidade do projétil, estamos melhorando o seu alcance, deixando mais fácil acertar os tiros sem ter que prever perfeitamente o movimento do inimigo.

  • Mei
    • Blizzard
      • Os projéteis do ultimate Blizzard da Mei agora conseguem atravessar barreiras
      • O raio do ultimate foi aumentado de 8 metros para 10 metros

Comentário do desenvolvedor: Mei tem um interessante arsenal, mas seu ultimate estava deixando a desejar, parecendo ficar difícil usá-lo com eficiência. Consequentemente, parecia ser bem mais fraco comparado a outros ultimates. O efeito de congelamento estava penetrando nas barreiras, mas os projéteis ainda podiam ser bloqueados. Agora, você pode jogá-lo onde você quiser, tornando-o bem mais fácil de utilizar o raio de maneira eficaz.

  • McCree
    • Deadeye
      • McCree acaba recebendo mais um nerf, dessa vez em seu ultimate: agora a barra de ultimate é consumida por um período de .25 segundos (ao invés de reduzir 50% quando ativado e 0% se usado)

Comentário do desenvolvedor: Se algum jogador conseguisse contra-atacar ou interromper o Deadeye de McCree, o ultimate se regeneraria muito rápido devido a apenas metade dele ter sido gasto. Agora, o ultimate funcionará como qualquer outro que tem uma duração.

  • Mercy
    • Caduceus Staff
      • A recuperação por segundo da Mercy foi aumentada em 20%
    • Resurrect
      • Todos os aliados ressuscitados vão poder se movimentar após 2.25 segundos (reduzido de 3 segundos)

Comentário do desenvolvedor: Resurrection agora permite aos players voltarem à luta mais rapidamente, o que deve ajudar Mercy a sobreviver melhor após usar seu ultimate. A cura da Mercy também recebeu um boost para solidificar seu papel como uma forte, single-target curandeira.

  • Genji
    • Pulo duplo não é mais resetado após escalar paredes
    • Swift Strike
      • Não causa mais dano em armadilhas como o Venom Mine de Widowmaker e Steel Trap do Junkrat
      • Não atravessa mais Steel Trap do Junkrat
      • Não interrompe mais o delay de ataques corpo-a-corpo
    • Dragonblade
      • Duração do Dragonblade foi diminuída de 8 segundos para 6 segundos

Comentário do desenvolvedor: Genji era um tanto difícil para derrotar, e essas mudanças balancearão sua velocidade. Swift Strike não cancela mais o tempo de recuperação de ataques corpo-a-corpo, então os players não poderão mais usá-lo rapidamente seguido de Swift Strike. Por último, a duração de Dragonblade era muito longa e acabava se tornando um pouco difícil de contra-atacá-lo.

  • Lúcio
    • Amp It Up
      • O boost de velocidade foi diminuído em 30% (de 100% para 70%)

Comentário do desenvolvedor: Graças ao aumento de velocidade de Lúcio, ele era praticamente um must pick em qualquer composição de time.

  • Roadhog
    • Chain Hook
      • Se o alvo enganchado não estiver no campo de visão de Roadhog quando o gancho é retraído, ele será movido de volta à posição que ele foi originalmente enganchado, possibilitando que o alvo seja puxado para frente de Roadhog

Comentário do desenvolvedor: Essa mudança significa que os alvos enganchados terão menos chances de serem arrastados por paredes, potencialmente acabando em um local estranho depois de serem puxados.

  • Zenyatta
    • Orb of Discord
      • O efeito de dano ampliado causado pelo orbe foi diminuído de 50% para 30%
    • Orb of Destruction
      • Dano foi aumentado de 40 para 46

Comentário do desenvolvedor: Zenyatta está em um ótimo lugar após o último update, mas o poder da Orb of Discord o fez ser praticamente um pick obrigatório. Essas mudanças diminuem a potência do Orb of Discord, mas seu dano do Orb of Destruction foi aumentado. A quantidade de dano que ele causa não deve sentir uma grande diferença pela mudança.

Não precisa dizer que muitas dessas mudanças causaram grande alvoroço entre os jogadores. Para quem acompanha o meta, alguns nerfs pareciam ser realmente necessários, como as de Zenyatta e o Dragonblade de Genji, porém outros personagens não tinham a necessidade de buff, como Hanzo e Roadhog. Ainda há aqueles que não precisariam nem de um e nem de outro, como era o caso do Lúcio, D.Va e alguns nerfs do Genji. Pois bem, vale lembrar que essas mudanças ainda não são permanentes, elas podem ser remanejadas antes de serem realmente implantadas no servidor principal.

Mudanças de Balanceamento de Mapas

  • Observatório: Gibraltar
    • O primeiro checkpoint do Observatório: Gibraltar foi removido

Comentário do desenvolvedor: As mudanças de balanceamento retiraram a necessidade de um checkpoint extra para o Observatório: Gibraltar.

Updates de Interface do Usuário

  • Uma nova opção de “Barras de Vida dos Aliados” foi implementada (Opções > Controles)
  • Menus contextuais foram adicionados na tela de seleção de herói, dando aos players as opções de reportarem ou se agruparem com outros jogadores
  • A cor da interface do usuário do matchmaking agora é roxa para as filas de jogos competitivos
  • Pequenos ajustes foram feitos na tipografia da interface do usuário de espectador

Conserto de Bugs

  • Gerais
    • Corrigido um bug que permitia a métrica de participação de abate a ultrapassar 100%
    • Corrigido um bug nas configurações de jogos personalizados que impedia modificar o cooldown de habilidades da Ana
    • Corrigido um bug que causava a morte dos heróis quando surgiam pela primeira vez num jogo personalizado se os modificadores de vida e dano fossem usados simultaneamente
    • Corrigido um bug que não permitia que a lista de heróis fosse organizada alfabeticamente nas configurações de jogo personalizado
    • A opção de espectador fica indisponível (o botão ficará acinzentado) quando todos os slots de espectador forem preenchidos em um lobby de jogo personalizado
    • Corrigido um problema que causava as estatísticas de jogo irem para fora da tela quando ela estivesse na proporção 16:10
  • IA
    • Corrigido um bug que causava Bastion ficar preso e se curando continuamente na área de spawn
  • Heróis
    • Efeitos de sons apropriados agora são tocados quando Ana atira em barreiras, escudos e armaduras
    • D.Va não comunica mais seu ultimate status para Self-Destruct enquanto estiver carregando o Call Mech ultimate
    • A fala do ultimate Spirit Dragon de Hanzo é tocada quando Hanzo estiver usando suas skins Okami ou Lone Wolf
    • Vários problemas foram corrigidos quanto aos emotes e animações de destaque de Junkrat
    • Corrigido um problema que causava o Ice Wall de Mei empurrá-la para o lado quando ela o usava sob seus pés
    • Corrigido um bug que causava o Ice Wall de Mei ser destruído por um payload em movimento
    • Corrigido um bug que impedia o Ice Wall de Mei de aparecer em um local alvo quando lançado
    • Corrigido um bug que permitia o Reaper de alcançar lugares improváveis no mapa usando Shadow Step
    • Corrigido um bug que fazia o escudo de Reinhardt se mover incorretamente quando a câmera ficava em terceira pessoa
    • Corrigido um problema que impedia a corrente de Roadhog aparecer corretamente em algumas ocasiões
    • Vários problemas foram corrigidos quanto aos emotes e animações de destaque de Symmetra
    • O cachecol da skin Slipstream de Tracer não fica mais imóvel na animação de destaque “Obstáculos”
    • Corrigido um bug que impedia que o tempo extra de objetivo contestado fosse acionado enquanto Zenyatta estivesse usando Transcedence
    • Os nomes das skins Maratonista e Atletismo de Tracer agora são exibidos corretamente
  • Mapas
    • Corrigido um problema que impedia Genji e Hanzo de escalarem corretamente uma específica caixa no Observatório: Gibraltar

Além dessas mudanças, diversos emotes de sentar e dar risada foram adicionados para cada um dos heróis, com destaque ao “Hora do jogo” de D.Va, que é um emote lendário e nele, a personagem Hana joga vídeo-game enquanto come salgadinho e toma refrigerante, referência à Gremlin D.Va, que come Doritos e bebe Mtn Dew.

Além disso, houve uma mudança não oficialmente publicada, mas que está dando o que falar: quando jogadores digitam “gg ez”, que significaria algo como, dentro de um contexto tóxico, “derrotar vocês perdedores foi fácil demais”, a fala é automaticamente substituída por outras frases para que o feitiço vire contra o feiticeiro, por exemplo:

“Mamãezinha falou que pessoas da minha idade não deviam chupar mais o dedo.”

“Poxa, mãe! Só mais uma partida antes da minha sonequinha. Opa, digitei errado.”

“Já passou da minha hora de dormir. Não contem pra mamãe.”

“Jogão, hein! Que todos tenham um ótimo dia!”

“Estou tentando ser uma pessoa melhor. É difícil, mas eu estou tentando, galera.”

“Foi uma honra jogar com vocês. Muito obrigado.”

“Maneiro, hein! Essa partida foi boa. Bom jogo!”

E assim por diante…

Infelizmente, essa substituição ainda não acontece para outras variantes como “gg izi”, “izi”, “ez”, entre outros, mas esperamos que a Blizzard estenda essa mecânica para essas palavras também, pois de players tóxicos já temos de monte.

Novo mapa chamado “Eichenwalde” e skin lendária do Reinhardt

Por final, na Gamescon que ocorreu dia 17 de agosto, a Blizzard anunciou uma nova skin lendária do Reinhardt, baseada na grande armadura que se encontra no novo mapa de Eichenwalde, e um novo curta de animação: “The Last Bastion”.

Eichenwalde será um mapa híbrido que mistura captura de ponto e carregar o payload. O setting será num castelo antigo, localizado na Alemanha, onde diversas batalhas foram travadas entre as unidades de Bastions e os Crusaders. Confira o vídeo logo abaixo:

E a fantástica nova skin lendária para Reinhardt:

Reinhardt skin

Pouca coisa, ein? O novo mapa deve entrar em testes no PTR logo menos. Até lá, o jeito é esperar até 6 de setembro para o lançamento da nova temporada do Competitivo.

Fonte: Play Overwatch

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