Olá, eu me chamo Matheus Sena e ainda sou um “caçador de troféus”.

Com o “sucesso” do post “Os 10 troféus mais irritantes do PlayStation 3“, era só uma questão de tempo até eu resolver fazer outra lista dessas. Enrolei muito, platinei Demon’s Souls, e quase um ano depois resolvo criar mais um artigo desses. Minhas sinceras desculpas.

Mas aqui estou, finalmente com mais uma lista dos piores troféus/conquistas da sétima geração de consoles! E diferente da última, onde eu escolhi troféus que me irritaram, essa lista não é pessoal e sim dedicada a um dos gêneros que mais admiro: Os jogos de luta!

Vale citar que a lista não se encontra em uma ordem do tipo “mais fácil pro mais difícil”.


Reached D1 rank in ranked match

Reached D1 rank in ranked match

SoulCalibur V – First Step of a Legend

Só pra aquecer, um troféu bem fácil, principalmente comparado aos outros dessa lista. O maior desafio de SoulCalibur V consiste em atingir o rank D1 no modo online do game, ou seja, vai ter que enfrentar diversos jogadores e correr o risco de encontrar orientais extremamente viciados no caminho.

Como todo sistema de ranks, em determinado momento, cada derrota infligirá penalidades e tirará os pontos que você já possui, o que pode resultar em uma queda do seu rank atual.

Nada que um pouco de sorte e prática não resolvam.

Fácil? Então vamos para o próximo.


[Gallery] Collected all of the...collectibles

[Gallery] Collected all of the…collectibles

BlazBlue: Continuum Shift – Mint Condition

Com certeza uma das minhas séries favoritas que nasceram nessa geração, BlazBlue: Continuum Shift traz a “simples tarefa de coletar todos os… coletáveis!

Mas estamos falando de um jogo de luta, então não espere por um passeio no parque. Para coletar todas as imagens e vídeos da galeria do jogo, é preciso terminar 50% dos challenges, os temidos desafios dos fighting games.

Aqui vai uma dica de mestre: Esqueça esse jogo e compre a versão Extend. Além dos DLCs que são incluídos, os challenges estão razoavelmente mais fáceis.


Clear 200 trials in Trial mode

Clear 200 trials in Trial mode

The King of Fighters XIII – Yes! I’m the best!

Com um troféu/conquista que possui um nome super modesto desses, já da pra esperar por algo assustador.

O jogo possui 330 trials, 360 se você comprar os DLCs de personagens, então será necessário terminar mais da metade dos desafios o que resulta em grandes dores de cabeça.

Cada um dos 33 personagens possuem 10 desafios cada, então se você optar por fazer apenas as trials mais “fáceis”, ainda sim terá que fazer cerca de seis desafios por personagem! Não há escapatória, aqui é sofrer ou sofrer.

Pelo menos temos a Mai Shiranui…


Clear all courses in Survival mode

Clear all courses in Survival mode

Dead or Alive 5 – Survival Master

E você ai pensando que Dead or Alive, com suas lindas garotas, seria algo fácil e simples de platinar… Triste engano.

Para se tornar um mestre do Survival, você deve terminar o modo em todas as oito dificuldades disponíveis. As regras você já deve conhecer: Um luta atrás da outra, sem direito a derrotas.

O troféu/conquista atinge um nível de dificuldade absurdo pois nos últimos quatro modos de dificuldade são necessários enfrentar 100 oponentes cada!

Tina que me perdoe, mas as versões “Ultimate” e “Last Round”do game são bem mais simples e fáceis.


You completed Score Attack Mode with all characters

You completed Score Attack Mode with all characters

Persona 4 Arena – C’est Magnifique!

NÃO! Persona, por que?!

A minha tão amada série de JRPG da Atlus resolveu se aventurar no mundo dos jogos de luta e fez isso muito bem. Bem até de mais.

Além de possuir um troféu/conquista onde é necessário terminar todos os challenges, Persona 4 Arena ainda conta com o destruidor de vidas chamado “C’est Magnifique!”, onde você deve terminar o Score Attack com todos os personagens. Nesse modo é necessário enfrentar todos os treze personagens do game em uma dificuldade extrema, resultando em lutas frenéticas.

Felizmente Persona 4 Arena Ultimax é BEM mais simples.


Clear 480 missions in Mission mode

Clear 480 missions in Mission mode

Ultimate Marvel vs. Capcom 3 – Master of Tasks

Taskmaster está esperando você falhar…

Se em Marvel vs. Capcom 3 já era difícil completar as missions, em Ultimate Marvel vs. Capcom 3 tudo piorou.

É preciso terminar 480 missions e a única coisa que pode te ajudar nesse processo é comprar os DLCs de Jill Valentine e Shuma Gorath, o que deixa o jogador com uma pequena “folga” na hora de escolher os desafios, mas mesmo assim ainda é preciso terminar cerca de 96% das sofridas missões.

Na briga da Marvel contra a Capcom, quem perde é você.


Gain Mastery of All Fighters

Gain Mastery of All Fighters

Mortal Kombat – My Kung Fu Is Stronger

Conheço muita gente que perdeu o sono, vida social, emprego (ok, menos), tentando pegar esse maldito troféu/conquista.

O nono Mortal Kombat além de ser um ótimo jogo, considerado por muitos como o melhor jogo de luta da sétima geração, trouxe um dos mais temidos desafios presentes nessa lista.

Aqui o jogador precisa executar todos os desafios dos 28 personagens do jogo, ou seja, você vai ter que acumular cerca de 2.800 vitórias, 2.800 Fatalities, 4.200 movimentos X-ray, 280.000 litros de sangue e 672 horas de jogo.

Prefiro é receber um Fatality dessa turma.


Complete Battle Mode

Complete Battle Mode

Injustice: Gods Among Us – Ultimate Battler

Ah, um jogo de super-heróis, deve ser fácil, certo? NÃO!

Injustice comete a injustiça (não resisti) de oferecer vinte Battle Modes, uma sequencia absurda de lutas que vão ficando cada vez mais difíceis.

Felizmente é possível reiniciar a luta durante a partida, então se você ver que está perdendo não hesite em utilizar esse recurso, mas não se acostume, pois no último Battle Mode não há essa opção.

Outro troféu que merece menção é “World’s Finest” onde é necessário terminar todas as missões do S.T.A.R. Labs com três estrelas, então boa sorte.


Complete all Kombo Challenges

Complete all Kombo Challenges

Mortal Kombat vs. DC Universe –
Supreme Champion

O que esperar da união de Mortal Kombat e o Universo DC? Se separados eles destruíram muitos sonhos, imagina juntos.

Aqui é necessário completar todos os Kombo Challenges dos 22 personagens presentes no game, então prepare-se para ganhar calos nos dedos.

Decorar os golpes e o tempo certo para executar cada comando pode ser extremamente cansativo e frustrante, mas como “incentivo” você ganha um troféu/conquista pra cada personagem finalizado.


I shall assimilate all and be all-powerful! Clear all Trial Mode challenges, and so can you!

I shall assimilate all and be all-powerful! Clear all Trial Mode challenges, and so can you!

Super Street Fighter IV – Trial Athlete

Esse é um troféu/conquista que separa os homens dos meninos, os jogadores de verdadeiros jogos de luta dos jogadores de Naruto.

Aqui o jogador tem que enxergar através da Matrix, conseguir assimilar os 60 frames por segundo e dar tudo de si. Não há caminho fácil, nada que possa te ajudar.

O Trial Mode traz os já conhecidos desafios em um nível absurdo de dificuldade onde somente os melhores e mais dedicados jogadores conseguem finalizá-lo. Após isso, pode começar a investir em uma carreira profissional, porque você pode ter futuro.

Aqui os casuais não tem vez.


É isso ai pessoal, gostaria de lembrar que essa lista foi feita por uma pessoa que gosta e admira os jogos de luta, não sou nenhum jogador profissional ou algo do tipo.

Espero que tenham gostado e escrevam no campo dos comentários qual troféu/conquista ficou faltando na lista. Não deixem também de comentar se vocês querem mais artigos assim aqui no Jogazera e deem sua opinião sobre o possível próximo assunto.

Obrigado, sejam gentis nos comentários e lembrem-se:

Troféu - Slave