Repleto de jogos fantásticos e personagens cobertos de estilo, 2017 foi um ano bom para os amantes de jogos eletrônicos. Experimentamos variados tipos de games, alguns com personalização própria e outros protagonistas e NPCs criados com muita dedicação.

A moda, que dentro dos video games segue tendências diversas, marcou presença em personagens futuristas, surrealistas e clássicos.

E aí? No “Consoles Fashion Week”, quem é o seu estilista favorito?

Os Phantom Thieves e o pretinho básico

Persona 5 pontuou o ano de 2017 com sua narrativa e combate extremamente marcantes. Mas, logo de cara, o que mais chama atenção é o visual adotado pela equipe de desenvolvimento. Os menus são profundamente estilizados e os personagens carregam em si roupas e acessórios que revelam suas personalidades e instigam os aficionados por estilo. O título da Atlus é um verdadeiro desfile de moda particular.

Os uniformes de escola, as roupas casuais e, evidentemente, as roupas dos Phantom Thieves são facilmente destacadas. Joker encabeça a lista dos mais estilosos, numa mistura de Sailor Moon, Matrix e Moulin Rouge. Fala sério, você personalizaria seu personagem assim, se pudesse, em qualquer RPG!

Poderosas mulheres, poderosos visuais

As mulheres ganharam um espaço incrível quando o assunto é estilo, em 2017. No já citado Persona, temos a super-uber-sexy, Lady Ann. O visual que mistura uma mistura de mulher gato com a mais desejada roupa das sexy shop do mundo dos games.

E falando em estilo e sensualidade, em NieR Automata temos imponência e sedução de sobra. A androide protagonista, 2B desfila e exala poder, numa combinação que talvez seja a mais estilosa já vista, desde a questionada Lightning, de Final Fantasy XIII – fale o que quiser, mas a heroína estrelou até uma campanha de moda para a Louis Voitton. NieR nos entrega uma direção de arte incrível e personagens dignos de inspiração para futuros títulos dentro do gênero.

Temos também Senua, a conturbada protagonista de Hellblade. Por mais que ela não seja um exemplo exato de “moda”, a personagem é tão irada que só o fato de ter o rosto dela estampado na capa do jogo já te faria comprar, mesmo saber do que se trata. Todo o visual, das pinturas corporais até o cabelo, fazem da personagem um ponto fora da curva.

Já em Breath of The Wild o destaque fica para a belíssima Riju, a rainha de Gerudo que tem o visual mais incrível das mulheres do novo Zelda. O ar de respeito, mesclado a pose de realeza e o visual único da personagem, inspiram paixão e suspiros.

Fora as mais “baddass” da lista, ainda tivemos a desbravadora Peach, em Super Mario Odyssey, que em cada mundo que foi encontrada trazia uma roupa mais legal que a outra – é tanto estilo que até o Mario tentou copiar, usando o vestido de noiva!

Escolha suas roupas, querido protagonista

Jogos com personalização de personagem costumam agradar. Assuma: Você passa mais tempo criando seu personagem no The Sims do que jogando de fato – e, quando joga, deixa o tempo passando rápido. O mesmo se aplica para Sonic Forces, GTA V

Neste ano, Pokémon Ultra Sun e Moon utilizaram a herança deixada por XY, que também foi repetida nos jogos anteriores de Alola. A Nintendo, que aliás, parece ter tomado gosto pela moda em seus jogos. Vimos isso em Zelda, com um Link repleto de opções no vestuário, vimos também no já citado Pokémon e, para surpresa de todos, no Super Mario Odyssey!

Mas meu destaque fica para o chocante Splatoon 2. Com uma influência clara do estilo das ruas, inspirado em skatistas e grafiteiros, Splatoon 2 renova o visual usado em seu antecessor, apresentando um dos jogos mais impressionantes que a Nintendo criou, no aspecto estético. Tudo combina muito e os diferentes personagens são todos muito charmosos e únicos. Com ou sem a tinta na roupa, você fica sempre com um sorriso no rosto ao ver todas aquelsa combinações incríveis.

O interessante é que, a personalização do vestuário traz para dentro dos video games um pouco de cada um de nós, moldando, a nossa maneira, o que queremos e o que somos.

_____

É claro que 2017 foi repleto de personagens grandiosos e com visuais únicos. O estilo também foi marcante em jogos como Wolfeinstein, Destiny 2 e Horizon. Agora, 2018 nos reserva uma grande caminhada. Que personagens podem vir e se tornar grandes influências visuais para o futuro?