Todos nós queremos uma adaptação cinematográfica de nossos jogos favoritos, mas, na maioria dos casos, os resultados são catastróficos. Há quem goste da série de filmes Resident Evil, e eu mesmo me diverti assistindo Prince of Persia no cinema, mas dificilmente temos algo de qualidade nas telonas.

Mas e se o formato fosse outro? Livros e HQs estão ai para adaptar e expandir as histórias de diversas franquias de games famosos, mas hoje falarei das recentes adaptações que Persona 4, o clássico de PlayStation 2, vem recebendo nas animações japonesas.

Persona 4 The Animation

Persona 4 Anime

Com 25 episódios produzidos pela Aniplex, Persona 4 The Animation foi transmitido no Japão durante Outubro de 2011 a Março de 2012.

Assim como o jogo da Atlus, no anime seguimos os passos de Yu Narukami, um garoto acostumado a viver em cidade grande que se vê forçado a passar um tempo na pequena cidade rural de Inaba. Logo no primeiro dia de aula na nova escola, Yu ouve falar da lenda urbana do “Canal da Meia Noite”: Durante as meia noites de madrugadas chuvosas as TVs se ligam sozinhas e, teoricamente, mostram “o amor da sua vida”. Yu acaba comprovando a existência dessa “lenda” e descobre um “mundo dentro da TV”, e é ai que a história se desenrola, poderes mágicos, monstros, assassinatos e tudo aquilo que temos no jogo.

No quesito adaptação, Persona 4 The Animation se sai bem até de mais, a história do anime segue bem semelhante a do jogo, inclusive no fato de possuir um protagonista “mudo” e sem personalidade, algo que é aceitável no game, afinal, você escolhe os diálogos do personagem, mas é algo que irrita no anime. Outra ideia interessante foi usar o calendário presente no game para situar a mudança de dias no anime.

A animação infelizmente deixa a desejar, mas também não é algo que incomode. Já a trilha sonora pega emprestado as músicas presentes no game, ou seja, é sensacional e abusam da nostalgia.

Se você não esperar muito, Persona 4 The Animation consegue ser um bom anime, trazendo tanto o lado divertido quanto o lado melancólico de Persona 4 para as TVs e merece uma chance, seja você fã ou não da franquia. Infelizmente ainda não há uma forma legal de se assistir o anime por aqui, só nos resta torcer para que o Crunchyroll resolva investir e adicionar a série em seu catálogo.

 “The Factor of Hope” e “No One is Alone”

Persona 4 Anime

Em Junho de 2012 os japoneses receberam em seus cinemas Persona 4 The Animation: The Factor of Hope. O filme, com pouco mais de 90 minutos, resume a história que foi contata no anime, mas com um importante diferencial: O final “verdadeiro” estava presente. Agora, além do culpado por trás dos assassinatos ser descoberto, a força por trás do “Canal da Meia Noite” se revela.

Já em Agosto de 2012, junto com o lançamento do décimo Blu-Ray/DVD no Japão, foi lançado Persona 4 The Animation: No One is Alone, um “episódio perdido” onde temos uma frenética luta de Yu contra Margaret, uma chefe opcional presente no jogo.

Persona 4 The Golden Animation

Persona 4 AnimeE depois de um certo mistério, a Atlus anunciou em 2014 o remake Persona 4 The Golden Animation, uma adaptação da versão “Golden” do jogo original, lançado em Novembro de 2012 para PS Vita.

O anime ainda está em lançamento no Japão e apesar dos poucos episódios lançados, já da pra notar algumas diferenças em relação a primeira adaptação. Inicialmente temos uma animação mais bonita e fluida, com um protagonista mais falante e presente, porém um grande problema surge: Não é muito cedo para um remake? Dessa vez temos Marie, uma nova personagem dublada pela sempre apaixonante Kana Hanazawa, uma garota sem memórias que busca descobrir quem é.

Infelizmente rever a história, de forma bem acelerada por sinal, apenas para descobrir os mistérios de Marie não parece algo atrativo. Talvez ainda seja cedo para criticar The Golden Animation, mas já deu pra perceber que o anime foi criado para as pessoas que já assistiram a primeira versão, ou então tenham jogado os jogos, pois o foco ali não são os mistérios por trás do “Canal da Meia Noite”, e sim por trás da intrigante Marie.

Persona 4 Anime