Em conferência pré-E3 realizada há pouco em Los Angeles, Califórnia, a equipe da Oculus VR mostrou a nova marca da empresa, o modelo final do Oculus Rift para consumidores, e anunciou uma parceria com a Microsoft que agrará muito os proprietários de Xbox One.

Confira as principais novidades mostradas pela empresa na E3 2015:

Streaming de jogos e compatibilidade com controle do Xbox One

Brendan Iribe, CEO da Oculus VR, anunciou que o modelo final do Oculus Rift acompanhará o controle do Xbox One, além de um adaptador wireless para conecta-lo ao seu PC. Phil Spencer, o diretor da Xbox, também participou da conferência para comentar sobre a parceria:

“A oportunidade de trazer o nosso controle wireless para os usuários do Oculus Rift, o qual passamos anos desenvolvendo e refinando, é incrivelmente animador para nós.”

Phil Spencer, CEO da Xbox

Spencer anunciou que os jogadores poderão reproduzir jogos de Xbox One diretamente no visor do Oculus Rift. Essa função terá compatibilidade apenas com alguns títulos da plataforma, como Halo, Sunset Overdrive e Forza. Isso só será possível, entretanto, através de um PC com Windows 10.

Além disso, o Oculus Rift vai funcionar nativamente no Windows 10, próximo sistema operacional da Microsoft.

Oculus Touch é o protótipo do novo controle da empresa

Os protótipos de controles do Oculus Rift, apelidados de Halfmoon (meia-lua, em português), foram desenhados para simular a experiência perfeita para as mãos em realidade virtual.

São dois controles, um para cada mão, que funcionam via conexão wireless, permitindo que o jogador interaja livremente no mundo virtual. Cada controle possui uma alavanca analógica, dois botões e um gatilho. Os controles possuem sensores de movimento, usando a mesma tecnologia do headset Oculus Rift.

Os Oculus Touch são apenas protótipos, e ainda não possuem data de lançamento.

Os primeiros jogos para Oculus Rift já foram anunciados

No quesito jogos, o Oculus Rift também possui novidades. A empresa anunciou Chronos, um RPG em terceira pessoa, da Gunfire Games, que será lançado para PC e Oculus Rift; e Edge of Nowhere, da Insomniac Games. Nenhum deles teve data de lançamento revelada.

A versão final para consumidor do Oculus Rift será lançado no primeiro trimestre de 2016.