Este artigo é uma brincadeira de 1º de Abril. Nada que foi escrito aqui representa a opinião do site ou dos seus editores. Clique aqui para conferir o review oficial do PlayStation 4.

Introdução

O PlayStation 4 foi lançado dia 15 de Novembro de 2013 na América do Norte, custando $ 400 dólares. Alguns dias depois, 29 de Novembro, o videogame foi lançado na Europa e países da América Latina, incluindo o Brasil. Mas aqui na terrinha o console não sai por menos de R$ 4 mil reais (a menos que você queira comprar PS4 pirata e sem garantia).

Esse preço não passa de um estratégia descarada da Sony ($ony) para evitar a presença de brasileiros nos jogos, principalmente por causa do nosso comportamento nos jogos online. A notícia do preço foi comemorada pelos jogadores estrangeiros, como podemos ver nos comentários abaixo, coletados em um site muito conceituado da internet:

[one_half]

“Talvez a Sony só esteja protegendo o resto do mundo dos internautas brasileiros?”

“Isso é o que eles ganham por serem tão detestáveis em games online.”

“O pior é que eles têm orgulho de, sozinhos, conseguirem arruinar os jogos.”

[/one_half]

[one_half_last]

“GIBE MONEI PLOS?”, frase típica de um pedinte Brasileiro nos jogos online

[/one_half_last]

O console

O PlayStation 4 tem o formato de um console, só que em itálico. Diferente do seu concorrente Xbox One, que é forte e grande, como uma fonte Arial 48 em negrito.

Além de tudo, o PS4 tem um problema de construção. Os engenheiros nerds e pós-graduados que trabalham na Sony não perceberam que o console é torto e balança. Basta aplicar uma força de intensidade fraca a moderada em uma das extremidades do console para faze-lo balançar. Nada que 8 post-its amarelos da 3M (precisa ser da marca 3M) não resolva o problema. Veja o vídeo:

Dentre os problemas do console, podemos destacar a ausência do botão Start no Dualshock 4. Quando você está na tela inicial do jogo, você é obrigado a apertar o botão X, pois removeram o Start. Totalmente desnecessário.

E o controle, que funciona sem fio, precisa de fio para ser recarregado quando a sua bateria acaba. Aliás, o Dualshock 4 tem duração de míseras 8 horas, nem dá pra virar o dia jogando.

Outro ponto negativo é que não existe PlayStation 4 na cor branca. O console não acompanha o Kinect da Sony, você precisa compra-lo separadamente. Vale ressaltar também que o PlayStation 4 não possui saída RCA para conecta-lo na sua TV de tubo, e nem leitor de DVD, tecnologias muito utilizadas até hoje por hipsters.

A interface

A interface do PlayStation 4 é azul, que remete muito ao Facebook.

Oi gata, quer tc? Me add no PS4

E, assim como o Facebook, não dá pra trocar de cor. Sabe todos aqueles temas que você comprou no PlayStation 3 e gastou vários dinheiros? É tudo inútil.

Para comprar jogos na PlayStation Store, é preciso ter internet. E todas as funcionalidades de share pelo Facebook, Twitter, Twitch e Ustream também só funcionam com uma conexão de internet.

Um ponto negativo é que não dá pra gravar mais de 15 minutos de gameplay, nem fazer upload no YouTube. Se o seu sonho é ser um YouTuber famoso tipo Monark, desista (pro seu próprio bem).

Os jogos

O que você vai menos fazer no PlayStation 4 é jogar, pois quase não tem jogos. Se você comprou no dia do lançamento esperando jogar Watch Dogs ou Driveclub, sinto muito, mas estes jogos não estão disponíveis até hoje.

A sua vasta biblioteca de jogos inclui Awesomenauts Assemble!Basement CrawlStealth Inc: Ultimate EditionSteamWorld Dig, jogos desconhecidos de desenvolvedores independentes (ou não) que fazem toda a diferença. E o jogo independente mais legal do mundo, Goat Simulator, não vai sair pro console. Puta falta de sacanagem.

Sabe porque o Watch Dogs teve os seus gráficos piorados? Sabe porque esse ano não vai sair apenas um, mas dois jogos da série Assassin’s Creed? Sabe porque Metal Gear Solid V: Ground Zeroes tem apenas 8 minutos de duração? Sabe porque o lançamento de The Last Guardian foi adiado tantas vezes? Sim, é tudo culpa da existência do PlayStation 4.

E, o pior de tudo, é que o PlayStation 4 não roda Uncharted 3 com gráficos melhorados.

O veredito

Pontos Positivos

  • Tem poucos brasileiros nos jogos online.
  • Serve para ostentar.

Pontos Negativos

  • Troféu não continua valendo nada.
  • Não tem Titanfall.
  • Não tem PlayStation Home.
  • Tem Knack.

 

Feliz 1º de Abril. Se você encontrou essa mensagem subliminar, você ganhou uma bala. Solicite seu prêmio no campo de comentários.