Não é de agora que vemos várias notícias relacionadas à “novidade” da Realidade Aumentada (AR) e esse será um mercado que daqui uns anos poderá ser tão competitivo quanto o de consoles hoje. Temos o famoso Oculus Rift, o óculos de AR mais conhecido atualmente e vários jogos, principalmente os de terror, já passaram pra testar a capacidade desse aparato tecnológico e mostrar o que será possível daqui um tempo. Em meio a esse cenário, eis que surge mais uma criação dos porões de ideias rejeitadas da Valve: castAR.

original
Os engenheiros Jeri Ellsworth e Rick Johnson trabalhavam na empresa, na ambiciosa parte de desenvolvimento de novos hardwares até fevereiro deste ano, quando foram demitidos. Um desses projetos que estava sendo desenvolvido era um óculos de realidade aumentada; a dupla de engenheiros foi permitida levar o projeto com eles para trabalhar em cima deste e continuar com as pesquisas para o desenvolvimento desse óculos. Mais tarde, foi chamado de castAR.

castAR é um sistema de realidade aumentada projetada que mostra de projeções de hologramas 3D bem na sua frente. Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança deflagrou nossa imaginação sobre o que seria possível no futuro ao mostrar R2-D2 e Chewbacca jogando um xadrez holográfico 3D. Demorou em torno de 35 anos desde que o filme foi lançado para que esse sonho tecnológico virasse realidade, mas com castAR, essa realidade pode ser sua.

Uma campanha no Kickstarter foi lançado para arrecadar U$ 400.000,00 para começar o desenvolvimento de fato do aparelho, sendo assim uma nova faísca no que tange ao recém universo da Realidade Aumentada. Em menos de um dia, as arrecadações já bateram metade do valor, e por se tratar de hardware, era de se esperar o preço elevado para o desenvolvimento. Você pode conferir a campanha aqui. Veja um vídeo mostrando os óculos: