Existem teorias da conspiração que beiram a falta de noção e bom senso, tipo gente que acredita em Illuminati, que a Terra é visitada por aliens, o Obama é um réptil disfarçado, entre outras coisas do tipo. Eu geralmente deixo passar batido porque é muito lero-lero pra minha cabeça.

Ultimamente, uma polêmica vem rondando a Internet sobre um procedimento de altíssimo risco e pra lá de controverso: um transplante de cabeça. Dá nem pra imaginar um trem desses, né? Pois bem, um neurocirurgião conhecido como Dr. Sergio Canavero, italiano nascido em Turin, está prestes a realizar esse tipo de cirurgia nunca vista antes num paciente russo que se voluntariou para o experimento. Seu nome é Valery Spiridonov e ele sofre uma lesão muscular raríssima, uma espécie de atrofia.

Sendo bem breve sobre o procedimento, Valery receberia o corpo saudável de uma pessoa que sofreu morte cerebral; teria sua coluna vertebral “colada” com uma cola biológica especial, e todas as demais ligações de suas terminações nervosas. Eu nem precisei explicar muito pra você ter a breve ideia da gravidade desse procedimento, quiçá se será realmente possível. Após Valery receber o “corpo novo”, como seu cérebro irá reagir? Como suas células e neurônios irão se comportar perante reações químicas nunca sofridas antes? Pensar sobre isso até me enjoa o estômago, sinceramente.

O Dr. Hunt Batjer, presidente da associação americana de neurocirurgiões, esclareceu que a ambição de Canavero pode ser de extremo risco. “Eu não desejaria isso a ninguém. Não permitiria que fizessem isso comigo já que existem coisas bem piores que a morte”, disse.

Tá, mas o que isso tem a ver com Metal Gear?

Sendo bem direto: há MUITAS evidências, pistas e rumores que comprovam, na verdade, que Kojima estaria usando essa polêmica como uma força de marketing para promover o próximo game da série, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Vamos aos fatos:

sergio canavero

Dr. Sergio Canavero (esquerda) e o médico que cuidava de Snake em seu coma de nove anos em The Phantom Pain (direita)

Parecidos? Nah, que isso. Só um pouco. Pouquinho mesmo. Embora a similaridade seja absurda, Kojima esclareceu que o modelo usado para fazer o doutor do hospital que Snake acorda é um ator britânico chamado Ian Moore. Mas conhecendo o Kojima como ele é, pode ter sido apenas uma “desculpa” pras coisas não ficarem tão na cara assim.

Em 2010, Kojima deu uma breve declaração sobre seu próximo projeto (que seria MGS V) e que iria abordar um tema que seria um verdadeiro tabu:

Se eu vacilar, provavelmente terei que deixar a indústria. Entretanto, eu não quero deixar isso passar batido. Estou completando 47 anos esse ano e faz 24 anos que estou fazendo jogos. Hoje, eu tenho um parceiro que vai alegremente me ajudar a tomar esse risco, mesmo sendo apenas uma pessoa. Pra um começo, é um bom começo.

Será que Canavero é mais próximo de Kojima do que pensamos? Será que ele realmente é esse “aliado” que o iria ajudar a promover o jogo? Tudo está muito nebuloso ainda. Vamos seguindo em frente.

O codinome do procedimento está com o apelido de “HEAVEN”. Fãs de Metal Gear, vocês devem saber o que isso significa. Vai te lembrar, com certeza, de “Outer Heaven“, a organização mercenária gigantesca liderada por Big Boss nos clássicos Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake. Apenas mais uma coincidência? Seguiremos com os fatos: Valery Spiridonov, o paciente russo que se habilitou para fazer a cirurgia é um artista de CG e desenvolvedor de games.

Canavero também realizou um TED Talk em Limassol, que fica em Chipre, uma região que é de propriedade do Reino Unido. No primeiro trailer de The Phantom Pain (antes de ser conhecido como MGS V), o hospital onde Snake acorda se presume que esteja no Reino Unido, em Chipre. De acordo com uma bandeira representante e um mapa logo ao lado, que é idêntico ao da região.

E ah, “TED Limassol” é um anagrama para “Solid Metals“. Sério. Dá uma olhada no logo do negócio também:

2015-04-1820_19_16-tey4kml

Te lembra de alguma coisa?

Não lembrou? Que tal o logo de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain?

1364418937-mgsv-tpp-logo

Ok, essa pode ter sido bem forçada, mas não deixa de ser pelo menos parecido

E não para por aí. Canavero também lançou um livro intitulado “Head Transplantation and the Quest for Imortality”, onde ele aborda as questões centrais da cirurgia. Logo abaixo você confere um scan do sumário do livro.

rw0ZZHx

“GEMINI”, “The Big Chill”, “HEAVEN” e “FRONTIERS”

  • GEMINI“: um dos capítulos do livro que também foi título de um dos artigos do Canavero, que foram curiosamente publicados no dia 29 de março de 2013, dois dias após a revelação do Kojima na GDC 2013 sobre The Phantom Pain ser, de fato, Metal Gear Solid V.
  • The Big Chill“: mais uma forçação de barra com o nome, mas que lembra bastante “Big Shell” em Metal Gear Solid 2.
  • HEAVEN“: como já falei lá em cima, o nome do procedimento e o nome da organização mercenária de Big Boss.
  • FRONTIERS“: relembrando bastante a MSF, “Militairies Sans Frontieres“, grupo de mercenários antecedente a Outer Heaven.

Canavero também possui vários artigos sobre “phantom pain”, a famosa “dor fantasma” que existe após se perder algum membro do corpo. E por falar em Phantom Pain, dê uma olhada na imagem e o que está escrito nela (em inglês):

LmUee5k

Valery (cadeira de rodas) tem uma foto com um dos caras que possui uma das próteses mecânicas mais avançadas do mundo, que lembra bastante o braço biônico que Snake terá em TPP

E a história se estende bem mais além de todos esses fatos que eu já mostrei pra vocês. Obviamente Canavero foi entrevistado por um site de jogos sobre toda essa conspiração, e a Kotaku UK foi atrás. Ele comentou que não fazia ideia do porquê terem utilizado no jogo um modelo tão parecido com ele sem sua autorização, e que estava “chocado” com tamanha semelhança.

Várias outras pessoas entraram em contato com ele por dias, incluindo usuários do Reddit. Canavero disse ao jornalista do Kotaku que ele nunca havia entrado em contato com a Konami ou sequer o Kojima, nem sabiam de suas existências e ficou mais perdido que cego no meio do tiroteio nessa história também. Ele contou que entrou em contato com seu advogado e o mesmo falou sobre uma curiosa teoria:

Um dos patrocinadores da minha conferência em Chipre coincidentemente era um desenvolvedor de jogos. Talvez algumas pessoas lá… Não sei… Talvez eles gravaram algumas cenas em certos ângulos, talvez as câmeras estivessem no lugar certo… Eu não sei. É apenas uma hipótese, embora não esteja muito rebuscada.

Não precisa ser nenhum gênio formado em captura de movimentos para se saber que captura facial em 3D exigem muito mais que “câmeras nos lugares certos” e fotos em diversos ângulos. Mas antes do jornalista ter conseguido explicar esse fato, ele continuou:

Para ser bem honesto com você, isso não é uma coisa ruim. Já que meu projeto requer um investimento muito alto, o Sr. Kojima poderá dizer que ele teve participação no HEAVEN (nome do projeto) apesar do fato que ele nunca teve a intenção.

E sim, ele pretende processar a Konami, o Kojima e a porrada do staff todo para arrecadar dinheiro para o seu projeto com a grana advinda das vendas do jogo. Pois é. Mais informações sobre esse processo você pode conferir no ótimo vídeo do YongYea (em inglês), logo abaixo:

E ele pareceu bem animado com a expectativa de vendas que o jogo poderá ter, aflorando um lado bem ganancioso para um doutor que pretende revolucionar a ciência.

Talvez isso seja uma grande, misteriosa e incompreendida coincidência, ou é o marketing viral mais escandaloso dos últimos anos. Mesmo conhecendo o Kojima por suas “personas” como “Joakim Mogren” (o esquisito CEO de uma empresa fictícia chamada Moby Dick Studios que apresentou The Phantom Pain), é altamente duvidável se realmente ele chegaria a esse ponto.

Eu honestamente não tenho a mínima ideia. Só sei que MGS V: TPP lança no dia primeiro de setembro.

Fontes: NeoGAF | Business Insider UK | Kotaku UK | YongYea