O controle da linguagem em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Eu nasci em uma pequena vila. Eu era apenas uma criança quando ela foi invadida por soldados. Soldados estrangeiros. Arrancado de meus cuidadores, fui forçado a falar a língua deles. A cada posto novo, meus superiores mudaram. Assim como as palavras que eles me obrigavam a falar. Com cada mudança, eu mudei também. Meus pensamentos, minha personalidade, como eu via certo e errado. Palavras podem matar.

— Skull Face

O que nos une? O que te faz sentir empatia, raiva, orgulho das outras pessoas? O que te faz ter ideias, raciocinar, ter pensamento crítico? É o ponto em comum de todo ser humano.

Aquele mesmo ponto que nos une e nos distancia, que cria laços, que destrói amizades, que te abre fronteiras à certos graus de um profundo entendimento humano, do controle à previsão do comportamento. Abstração do pensamento, o simbolismo atribuído a tudo o que cerca a sua volta. A linguagem.

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sf (provençal lenguatge) 1 Faculdade de expressão audível e articulada do homem, produzida pela ação da língua e dos órgãos vocais adjacentes; fala.

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Sendo um dos principais temas em The Phantom Pain, veremos como um confronto de ideais e ideologias entre os principais personagens se darão por meio desse veículo de comunicação primordial do ser humano, onde Skull Face – novo antagonista da série introduzido em Ground Zeroes – acredita que o mundo só estará verdadeiramente livre com a completa erradicação da linguagem; a interação humana terá que sofrer uma drástica mudança aos seus olhos. Se valendo de sua experiência e seus planos para o futuro, Skull Face define um ponto muito claro ao se firmar como um dos maiores fantasmas que Big Boss terá que enfrentar.

Zero (ou Cipher, como está sendo conhecido ultimamente) possui uma visão estruturalmente diferente de Skull Face. Por sua vez, ele tem planos para domar o incrível poder de se liderar uma linguagem. Uma linguagem – língua – nativa a todos os seres humanos. Linguagem que controla o subconsciente.

Investiremos dinheiro, recrutas, tudo para combater Cipher. Esfregaremos nossos narizes na sujeira ensanguentada do campo de batalha. Tudo por vingança.

— Kaz Miller

E não só o subconsciente e inconsciente. Linguagem que te limita a pensar, a desenvolver o raciocínio e pensamento crítico. Limite o vocabulário de um ser humano desde criança e retire as palavras como “liberdade”, “pensar”, “vontade” dentre outras e terá uma mente manipulável, alienada que não sabe se expressar e dar forma àquele pensamento de uma maneira concreta, trabalhando o simbólico com o real. Esse é o tipo de manipulação que Zero procura implementar. A dominação dos Patriots em 1984 era só o começo daquilo que vimos em Guns of the Patriots.

Metal-Gear-Solid-IV-Zero-and-Big-BossVale lembrar que não estamos nos referindo apenas a língua. A linguagem em si aborda redes e sistemas muito mais complexos do idioma que eu ou você falamos, está intrinsecamente ligada a cultura. Mais do que isso – um composto vital naquilo que nos aproxima e nos conecta ao mundo. Sinais, desenhos, gestos, falas; são apenas subcategorias desse compilado de funções que abrangem e definem a linguagem.

The Phantom Pain irá abarcar outros temas também como preconceito, raça, ódio e vingança – mas antes disso tudo a bifurcação destes no único patamar da linguagem trazida ao contexto da época, juntamente com outros vários acontecimentos da exploração de minérios de diamante, o racismo e o preconceito impregnados na exploração incessante de áreas como o Oriente Médio e África.

Ao seu olhar, o pior parasita simbiótico que o mundo já conheceu não é microbial, é linguístico. Palavras são o que deixam nossa civilização, nosso mundo, vivo. Liberte o mundo, não tirando a vida dos homens, mas tirando suas línguas.

— Ocelot

Metal Gear sempre trouxe temas comuns a história da humanidade (política, guerra), mas de longe The Phantom Pain vai ser o mais pessoal. Vamos falar daquilo que une e separa as pessoas, envolver temas que acontecem e permeiam por todo o contexto humano desde o seu surgimento, comprometer paradigmas que ditam nossa maneira de pensar, de agir. Veremos o fim de uma era e talvez um dos jogos mais tocantes, emocionantes e contextuais que temos até hoje.

Faltam apenas algumas semanas.

The world will be torn asunder and then it shall be free.

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[alert type=white ]Para maior e completo entendimento, recomendo a leitura deste artigo. Ideias complementares e inspiração para a criação desse texto vieram diretamente da análise dos trailers de MGS V: TPP feitos pelo canal YongYea. [/alert]