Em um post no blog oficia do Battlefield, a desenvolvedora DICE compartilhou novas informações sobre o multiplayer do Battlefield 4.

A primeira é que as 4 classes de Battlefield 3 irão retornar: Assault, Engineer, Support e Recon. Mas dess vez os jogadores poderão se especializar de formas diferentes, já que o jogo irá pegar vários “play styles” diferentes.

“Olhando para Battlefield 3, eu acho que apenas uma fração dos jogadores tentou usar todos os gadgets ou veículos no multiplayer,” disse o multiplayer designer Thomas Andersson. “Lógico que você não precisa usar tudo no jogo, mas eu acho que nós podemos fazer um trabalho melhor no BF4 deixando os jogadores poderem escolher de forma melhor em seus Kits loadouts e seus papéis em combate.

Andersson disse que em Battlefield 3, alguns jogadores usavam o loadout padrão de Assault. Não há nada de errado nisso, ele disse, mas os jogadores estão perdendo uma “tão incrível variedade.”

“Em Battlefield 4, nós estamos deixando claro o queos gadgets podem fazer por você, quão diferente as armas são e como elas afetam suas opções no campo de batalha,” disse ele.

Andersson também revelou um novo conceito de Battlefield 4 chamado Field Upgrade(Melhoras de Campo)

“Se você é um fã de longa data e jogou Battlefield 2142, você já tem ideia do isso é, mas nós mexemos nele para o Battlefield 4,” Andersson disse.

Field Upgrades são boosts encadeados que afetam a mecânica do jogo, Andersson disse. Similar com as especializações em BF3, esses Field Upgrades podem dar aos jogadores a habilidade de correr mais rápido, uma armor mais forte ou aumento da capacidade de munição.

“A ideia por trás dos Field Upgrades é dar recompensas individuais para cada jogador conforme sua performance na squad. Você recebe eles através da pontuação da squad, como curar membros da sua squad, completar objetivos com a sua squad, entre outras funções que a squad se encaixa,” Andersson disse.

E para finalizar, o multiplayer de Battlefield 4 foi criado como uma experiência “open-ended” que a DICE espera que os jogadores aproveitem ao máximo.

“Se há uma coisa que eu quero focar no multiplayer em Battlefield 4, é a ideia de um design open-ended,” ele disse. “Nós estamos criando uma dinâmica complexa ‘sandbox’ onde você decide o que você quer fazer com ela. Esse é um tipo emergente de gameplay e nós da DICE estamos orgulhosos dele.”

Battlefield 4 será lançado para Xbox 360, Playstation 3 , PC dia 29 de Outubro. Também está sendo desenvolvida versões para Playstation 4 e Xbox One.