Hoje, a EA Sports publicou o primeiro trailer de FIFA 16, e pasmem, não é sobre melhores goleiros, melhores gráficos ou algum modo de jogo novo. É sobre… times femininos. Uau, polêmico – e muito interessante, inovador e ousado.

Infelizmente, o trailer recebeu uma porrada de dislikes (8.500, contra 30.000 likes), algo totalmente incomum no anúncio de um novo jogo de uma franquia tão consagrada. Se você ainda acha que não tem nada a ver com o fato da EA incluir times femininos, veja os comentários.

É claro, o machismo é um problema recorrente de nossa sociedade em geral, mas é evidente que a comunidade gamer ainda está atrasada em relação à comunidade do cinema, por exemplo. É essa imaturidade que leva muitos a dar escândalo porque há 12 seleções femininas no meio de 600 clubes masculinos.

A título de exemplo, vou colocar um comentário do anúncio oficial na página brasileira do jogo que ilustra bem meu ponto. Vou desconsiderar as clássicas piadas do tipo “No modo carreira a jogadora vai se afastar 9 meses por estar grávida” e “Tem que ter uma comemoração na qual se tira a camisa” porque hoje em dia absolutamente tudo vira meme de Facebook. Dito isso, acompanhe comigo no replay:

Comentário-1

Claramente, esse cidadão, assim como muitos outros, não consegue ver o panorama da situação. Ter uma seleção feminina não anula outras inúmeras correções e novos recursos no jogo. Se houverem problemas reais nos goleiros, juízes e pênaltis, está ao alcance da desenvolvedora resolvê-los, afinal, eles precisam justificar uma sequência.

47% da comunidade gamer já é composta por mulheres e 68% destas mulheres já admitiram mentir sobre seu gênero em perfis públicos com medo de assédio e preconceito. A inclusão de jogadoras em FIFA 16 é um grande passo para que a indústria amadureça e torne-se menos sexista.

Portanto, meus amigos, fiquem calmos. O Brasileirão vai voltar, o Ultimate Team deve ser mais equilibrado e bugs serão corrigidos. Mas façam um esforço para reconhecer esse significativo (e inesperado) progresso que a EA está fazendo com as seleções femininas.

FIFA 16