A impressionante reestruturação da Nintendo, que se deu acompanhando a entrada da companhia no mercado de jogos mobile e o grande sucesso atingido com o lançamento do Nintendo Switch, aparenta continuar a passos largos. Em mais um esforço para se comunicar com sua audiência, a Big N divulgou que um sistema de análises de jogos pelos usuários está chegando ao site da empresa, adicionando um recurso que permite que os fãs relatem suas experiências, positivas ou negativas, com os produtos das linhas Switch e 3DS.

Se você jogou um jogo em um desses consoles, e seu MyNintendo ID confirmar isso, você poderá ir até o site da empresa e tecer algumas considerações sobre sua experiência. O processo para isso é, por assim dizer, tortuoso, naquele “jeitinho Nintendo” que os fãs já devem estar acostumados, mas não se preocupe, porque temos um passo-a-passo para te ajudar.

Para avaliar um jogo, você deve navegar pelo guia de jogo da Nintendo e procurar o título do qual você quer falar. Ao encontrar, digamos, Splatoon 2, por exemplo, você deve rolar a página para baixo até achar a opção “Review This Game”. Supondo que você esteja logado com sua Nintendo ID, os servidores da Nintendo verificarão se você jogou o jogo por pelo menos duas horas.

Se você tiver jogado por esse período mínimo, ótimo! Você estará apto a enviar um review usando um sistema de 5 estrelas, criar um título, escrever um comentário (com um mínimo de 50 caracteres, então nada de digitar apenas “Amei!” ou “Odiei!”), ser bacana e marcar se há spoilers na sua avaliação, e identificar que tipo de gamer você é: a) hardcore, b) jogador casual, c) pai/mãe ou d) fã da Nintendo. Não é possível se identificar com mais de uma dessas quatro opções, então considere bem o que pesa mais na hora da avaliação, se é o fato de você amar mais os videogames ou os seus filhos (brincadeira).

A página assinala que as avaliações serão moderadas, mas não serão modificadas, removidas ou rejeitadas simplesmente por não gostarem de um produto da Nintendo. Pode haver outros motivos pelos quais elas não serão aceitas, mas suas opiniões sobre o jogo não serão o fator decisivo para isso. Dentre 3 a 7 dias úteis, as avaliações irão ao ar, o que significa que realmente haverá um grupo de pessoas examinando todas elas manualmente.

O sistema de análises é algo totalmente novo, então, até momento, não temos nenhuma avaliação publicada, mas é provável que os primeiros comentários sobre os jogos já comecem a aparecer na próxima semana. De toda forma, fica o elogio para a Nintendo por criar um sistema que realmente procura se certificar que você jogou o título minimamente e que, aparentemente, irá ler tudo o que seu público tem a dizer. Esperamos que isso se reverta em uma melhor comunicação entre os fãs e a companhia, garantindo mais lançamentos e melhorias que atendam às expectativas dos jogadores. Go, Nintendo!

___

Leia também: Nintendo é a grande vencedora no 21º D.I.C.E. Awards

Via Game Informer