Monster Hunter 4 Ultimate: é a sua vez de ingressar na série

Já faz mais de um mês que Monster Hunter 4 Ultimate chegou ao ocidente para Nintendo 3DS, e é, indiscutivelmente, o melhor jogo da série. Mas é (bem) possível que você nunca tenha jogado, pela sua baixa popularidade por este lado do globo. Em poucas palavras, podemos defini-lo como um RPG de ação, cujo progresso é segmentado em quests: ao iniciar uma quest, você é enviado a um local para procurar e fazer exatamente o que o título do jogo indica. A partir dos drops dos monstros, você poderá criar novas armaduras e ficar mais forte, para… enfrentar mais monstros. A premissa parece simples, mas vai muito além disso. E é viciante.

Entretanto, títulos passados da franquia eram um tanto desencorajadores por não oferecerem formas de multiplayer muito eficientes — modo que se torna quase indispensável conforme avança no jogo —, sistemas complexos e controles difíceis. MH4U está aí para resolver muitos desses problemas e é por isso que você deve experimentá-lo: é a entrada mais recente e completa da série.

Mais acessível

TANK3_WiiU TitleSheet

O jogo, sem dúvidas, está mais acessível. Isso quer dizer “mais fácil”? Não exatamente.

Monster Hunter sempre teve uma grande profundidade quando se trata de jogabilidade e sistemas. No primeiro título da série que joguei, nas minhas 30 horas de jogo, estava descobrindo coisas que um iniciante deveria saber. Tudo porque você era meio “jogado” ao universo. Com esses problemas em mente, MH4U traz diversos tutoriais para cada novidade introduzida ao jogador. Nas primeiras horas, você pode se sentir um pouco perdido com tantas informações, mas acredite: você ficaria mais perdido se o jogo não lhe mostrasse algumas informações cruciais, como era em títulos anteriores. Agora tudo está lá, e você pode reler quando quiser.

Além disso, diversas armas receberam novos movimentos, o que expandiu a gama de combos, e consequentemente, inovou muitas estratégias nas caçadas. Um fator que ajudou e muito, foi a presença do Monster Lock – função que centraliza a mira em direção ao monstro inimigo ao pressionar L. Controlar a câmera de MH no PS2, PSP e Wii era uma tarefa difícil de se acostumar, e foi o motivo pelo qual muitos desistiam do game rapidamente.

A verticalidade inovou o jogo

maxresdefault

MH3 trouxe inovação à jogabilidade da série, com as batalhas aquáticas. Entretanto, essa novidade causou opiniões mistas, já que era difícil de controlar o personagem e o ritmo da batalha se tornava ainda mais lento.

MH4U descartou tal ideia (obrigado, Capcom!), e trouxe uma jogabilidade mais focada na verticalidade: agora, os cenários possuem elevações de magnitudes variadas, permitindo que você desfira ataques de um nível acima do monstro inimigo, e se tiver sorte, montar em cima dele, à la Shadow of The Colossus. Isso tornou o game mais dinâmico, e para acompanhar essa evolução, os personagens certamente ficaram mais ágeis, com a capacidade de subir em elevações no ambiente, ou rapidamente escalar plataformas mais altas. A mudança beneficiou também os próprios cenários: estes se tornaram muito mais elaborados e interessantes, se comparados aos cenários dos games anteriores, que eram completamente planos.

Modo online

Monster-Hunter-Frontier

Pela primeira vez nos portáteis, MH ganhou um modo online. Para um jogo focado no cooperativo como este, ter apenas suporte ao multiplayer local era um ponto negativo no ocidente (talvez não no Japão, onde todos têm pelo menos dois 3DS. Brincadeira, ou não). Na minha experiência com o jogo, tive poucos problemas ao me conectar às salas, mas uma vez que a partida teve início, o game não sofreu de nenhum problema de conexão, o que é digno de ser elogiado, uma vez que hoje em dia, muitos games de console sofrem com problemas em seus servidores. Fora que caçar monstros junto de outros players é um espetáculo a parte.

Monster Hunter com mais conteúdo

c3f0d98136c8f4a4239b9bcd525c96e7

Monster Hunter é, sem dúvidas, um jogo de muitas horas. Se você quiser zerá-lo em um mês, eu lhe daria boa sorte. A quantidade de quests é imensa e os inimigos também não são poucos. Com 98 monstros, MH4U é o título da série com mais oponentes, cada um com suas particularidades. E aprender como enfrentar cada um vai te levar um bom tempo, já que o jogador aqui é muito punido caso não seja cuidadoso o suficiente (pense em Dark Souls).

A dificuldade só tende a subir. Por isso, nos pontos mais avançados é necessário que faça um grinding para evoluir seus equipamentos. Caçar o mesmo monstro diversas vezes pode parecer chato, mas não é: enfrentá-los é uma atividade nada mecânica e exige atenção para aproveitar brechas e desferir seus golpes mais fortes. Completamente o oposto do grinding em um RPG de turnos, por exemplo.

A comunidade é ativa e fornece tudo que precisa saber

monster_hunter_4_ultimate_blade_drag

Tudo o que eu disse aqui pode ter dado um pouco de medo, se ainda não conhece a série. Mas não se preocupe, porque a internet faz um ótimo trabalho de fornecer informações valiosas tanto aos novatos, quanto aos veteranos na franquia. O Monster Hunter Wikia e o Kiranico são ótimos bancos de dados com informações sobre itens, monstros, equipamentos, e muitas outras coisas. Além disso, o canal do YouTube do GaijinHunter é cheio de tutoriais extremamente detalhados para ensinar estratégias e a jogabilidade das armas.


Apresentando uma jogabilidade diferente do convencional, cheio de coisas para aprender nas horas iniciais e com uma curva de aprendizado certamente grande, é compreensível que Monster Hunter não tenha aqui o sucesso que tem no Japão, mas hoje em dia os tutoriais e dicas estão cada vez mais abundantes tanto na internet, quanto no game, este que sem dúvidas oferece a melhor experiência da série.