A Microsoft realizou uma demonstração ao vivo de seu futuro serviço de streaming de jogos, o Project xCloud. A fabricante de software originalmente revelou o xCloud no ano passado, prometendo um serviço de jogos em nuvem que faria streaming para PCs, consoles e dispositivos móveis.

Embora o CEO Satya Nadella tenha prometido testes ainda este ano, ainda não sabemos muitos detalhes sobre o xCloud ou quando ele será totalmente exibido. A Microsoft ainda não tem datas definidas, mas, pelo menos, a empresa mostrou publicamente o xCloud pela primeira vez.

Durante o evento Inside Xbox da Microsoft, na noite passada, a Microsoft exibiu Forza Horizon 4 sendo transmitido dos datacenters Azure da empresa para um dispositivo Android. Um controle do Xbox One foi conectado ao telefone via Bluetooth, mostrando como será fácil transmitir jogos da nuvem para dispositivos móveis. Veja no vídeo abaixo:

Kareem Choudhry, chefe de jogos em nuvem da Microsoft, apareceu no segmento e revelou em uma postagem no blog que a empresa não está tentando substituir os consoles pelo xCloud. “Estamos desenvolvendo o Project xCloud não como um substituto para consoles de videogame, mas como uma maneira de fornecer a mesma escolha e versatilidade que os amantes de música e vídeo desfrutam hoje”, explica ele. “Estamos adicionando mais maneiras de jogar os jogos do Xbox.”

O lembrete da Microsoft de que o xCloud existe e entrará em testes públicos no final deste ano não parece ter vindo ao acaso. Ele ocorre justamente no momento em que o Google se prepara para revelar o que chama de “o futuro dos jogos”. A companhia revelou que irá anunciar sua visão para jogos na Game Developers Conference (GDC), na próxima semana. Há rumores de que o Google lançará publicamente o seu próprio serviço de streaming de jogos, e a empresa pode revelar inclusive seu próprio controle junto ao serviço.

O Google não é o único concorrente que a Microsoft enfrentará no streaming de jogos a partir da nuvem. A Sony tem seu próprio serviço, o PlayStation Now, e ainda permite que você jogue remotamente seus jogos do PS4 de um iPhone ou iPad. A Nvidia executa seu serviço de streaming de jogos GeForce Now, e a Shadow e a Liquid Sky também estão tentando convencer os jogadores de que o streaming de jogos é o futuro. Além delas, a Amazon também parece ter interesse em transmitir jogos para sua casa. Em meio a tantas promessas, resta aguardar para descobrir o que o tão anunciado “futuro dos jogos” significará na prática.

Via The Verge