Microsoft adquire Gears of War da Epic Games

Gears of War, uma das franquias de tiro de maior sucesso do Xbox, foi adquirida pela Microsoft. A Epic Games, que era detentora da franquia, vendeu toda a propriedade intelectual de Gears of War para a Microsoft Studios, que possui, a partir de hoje, o direito de produzir novos jogos da franquia.

A tarefa de cuidar de Gears of War, com a Epic Games fora da jogada, está nas mãos do estúdio de Vancouver da Microsoft, a Black Tusk Studios, sob a liderança de Hanno Lemke. Rod Fergusson, produtor executivo responsável pela criação dos três primeiros jogos da franquia Gears of War, também está de mudança para a Black Tusk. Fergusson esta se juntando à Black Tusk para trabalhar ao lado de Hanno Lemke como gerente geral do estúdio, para supervisionar a franquia que ajudou a criar.

“Estou muito animado por me juntar à Black Tusk Studios para supervisionar o desenvolvimento da franquia Gears of War”, disse Fergusson em entrevista concedida ao portal Polygon. “Eu tive o privilégio de trabalhar na produção de vários jogos, com ótimas equipes, mas o Gears teve o maior impacto sobre mim profissionalmente e pessoalmente, e me sinto retornando às minhas origens. Eu mal posso esperar para compartilhar mais novidades sobre Gears of War para vocês em breve.”

Rod Fergusson, um dos responsáveis pela criação da franquia Gears of War

Phil Spencer, vice-presidente corporativo da Microsoft Studios, disse que a empresa ainda não está pronta para discutir seus planos para a franquia Gears of War, mas estará preparando alguns anúncios relacionados para o final deste ano.

Spencer disse que o interesse da Microsoft em adquirir Gears, uma das maiores franquias exclusivas da plataforma, veio pelo fato do jogo ter sido um sucesso de crítica e de público no Xbox 360. A motivação da Epic Games em transferir a franquia para a Microsoft foi justificada pelo Spencer como “eles possuem novos projetos com os quais eles gostariam de se dedicar”.

Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, também expressou o seu sentimento:

“Estamos muito orgulhosos da franquia que nós construímos em estreita parceria com a Microsoft na década passada, e estamos felizes por este acordo permitir à Microsoft avançar com o universo Gears of War em suas plataformas, enquanto a Epic concentra seus esforços em novos projetos”, disse Sweeney. “A Epic permanece exclusivamente dedicada a desenvolver para o Xbox One, e está licenciando a tecnologia Unreal Engine 4 para Microsoft em seus projetos futuros.”