Fãs de realidade virtual ou mista que se apegavam à esperança de um headset para o Xbox One provavelmente continuarão esperando: a Microsoft confirmou que não está se concentrando em nenhuma das duas tecnologias para o console por enquanto.

Falando com o site Gamesindustry.biz, o vice-presidente de marketing para jogos da Microsoft, Mike Nichols, revelou que a empresa não possui “nenhum plano específico para os consoles Xbox One“. Essa é uma mudança de posicionamento drástica se lembrarmos da promessa do chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, de integrar a realidade virtual no Xbox One X.

Em vez disso, a Microsoft parece estar preocupada em trazer as qualidades imersivas de VR e MR para o PC. E isso significa que, caso Halo de fato se encaminhar para a realidade mista em um dos futuros jogos principais da franquia, como já foi sinalizado, os jogadores do Xbox One provavelmente ficarão de fora. A justificativa de Nichols é que o PC é “provavelmente a melhor plataforma” para esse tipo de abordagem, porque é aberto e já tem várias empresas que o suportam.

Leia também: Halo Infinite é oficialmente revelado com novo trailer

Ainda assim, apesar dessa revisão de estratégia para os consoles, os planos da Microsoft em relação a realidade virtual e mista ainda permanecem intactos. Um novo HoloLens está a caminho, e os bastante acessíveis controles por movimento MR, que não exigem configuração do sensor, estarão disponíveis juntamente com um fone de ouvido.

A Sony, principal concorrente da Microsoft no setor dos consoles, admitiu anteriormente que suas vendas do PlayStation VR não alcançaram os níveis esperados, o que sugere que a empresa está lutando para se manter no mercado de RV. Pode ser por isso que a Microsoft parece realmente tranquila em permitir que a Oculus e a HTC façam o trabalho pesado para ela – pelo menos no PC.

Via Engadget