Mario Tennis Aces não permite que você jogue uma partida regular de tênis – e algumas pessoas estão tão chateadas que estão tentando devolver o jogo e receber seu dinheiro de volta.

O jogo para Nintendo Switch saiu ontem, 22 de junho e, apesar de estar recebendo avaliações em sua maioria positivas, não demorou muito para que as pessoas notassem que há algo estranho nas configurações do título.

Acontece que, fora dos torneios de CPU, Mario Tennis Aces força você a jogar uma versão abreviada do tênis, que segue as mesmas regras de pontuação do esporte original, mas não as regras estabelecidas de games e sets.

O tênis regular é dividido em sets. Para ganhar um set, você precisa ser o primeiro a ganhar seis games ou, se for um empate em seis games para cada jogador, ganhar um tiebreaker (desempate). O set final (melhor dois de três ou melhor três de cinco) deve ser ganho por dois games de vantagem, por exemplo, 6-4, 8-6, 10-8 e assim por diante.

Em Mario Tennis Aces, o melhor de três games vence a partida. Não há sets. Então, você pode ganhar uma partida com apenas oito pontos. É bem rápido!

Possivelmente a Nintendo optou em fazer Mario Tennis Aces funcionar dessa maneira para manter a duração do jogo o mais breve possível. No entanto, o que é estranho aqui é que não há como ajustar as configurações. Você não pode alterar o número de games que compõem um set. Você tem que ser o melhor de três games e é isso.

Também é estranho ver esse empecilho aparecer agora, uma vez que os jogos anteriores da franquia Mario Tennis permitiam ajustar a contagem de games e sets nas configurações.

Há alguns jogadores de Mario Tennis Aces que estão bastante furiosos. O usuário do Reddit Ventus55 disse que forçar partidas rápidas contra outros jogadores “elimina toda a análise profunda que você faz quando enfrenta um adversário difícil”.

“Isso diminui a guerra mental que você e seu oponente estão tendo ao tentar superar um ao outro”, continuou Ventus55. “Ele [o jogo] dispensa a adaptabilidade das técnicas que você precisa utilizar quando seu oponente tiver descoberto seu estilo de jogo”.

“Isso elimina as incríveis vitórias que você pode ter depois de perder 90 por cento da partida. Isso quebra completamente a sensação recompensadora de lutar com unhas e dentes por mais de 20 minutos para chegar ao vencedor por uma pequena margem. Isso torna a jogabilidade muito superficial para a maioria das partidas, porque não há tempo suficiente para sentir que você está desenvolvendo uma boa estratégia contra o seu adversário”.

Alguns jogadores estão tão irritados que estão tentando obter um reembolso. Um desses jogadores é o usuário do Reddit MarioKartGuy27, que disse: ”isso é uma droga para os Aces. É um jogo muito ruim para mim e eu gostaria de poder receber meu dinheiro de volta“.

MarioKartGuy27 tentou e não conseguiu ser reembolsado. “Eu insisti que o jogo não foi vendido como anunciado”, disse ele. “Você não pode chamá-lo de ‘tênis’ sem que seja um jogo de tênis. Você não ficaria chateado se comprasse um jogo de futebol americano da NFL que permitisse que você estivesse na ofensiva apenas uma ou duas vezes antes do jogo acabar?”

MarioKartGuy27 não está sozinho. Há muitos outros jogadores no Reddit e nas redes sociais dizendo que se sentem enganados pela Nintendo e se arrependem de pré-encomendar o jogo por este motivo.

Essencialmente, esse debate sobre Mario Tennis Aces se resume a uma pergunta sobre que tipo de jogo ele está tentando ser. Sim, há a palavra “tênis” no título, então é claro que há uma expectativa razoável de que o jogo deva ser um jogo de tênis – pelo menos em sua essência.

No entanto, mesmo um olhar superficial em qualquer captura de tela, vídeo ou até mesmo na arte da caixa lhe dirá que Mario Tennis Aces não é um simulador de tênis. É um jogo de grandes truques, super saltos e slow-motion e, no caso de Waluigi, moonwalking. Alguns jogadores chegaram a afirmar que Mario Tennis Aces é mais como um jogo de luta do que como um jogo de tênis. Sendo assim, ele deveria mesmo ter a obrigação de seguir as regras do tênis do mundo real?

Para alguns, esse argumento é irrelevante, porque a Nintendo deveria ter simplesmente permitido que os jogadores ajustassem as configurações em Mario Tennis Aces para se adequar – como já foi feito nos jogos anteriores da franquia. Por que não deixar aqueles que querem jogar uma partida completa de tênis poderem fazer isso – pelo menos no modo multijogador local offline? Sem dúvida, mais uma decisão desconcertante por parte da Nintendo.

A companhia planeja adicionar novos personagens ao jogo após o lançamento. Koopa Troopa deve sair em julho e Blooper deve sair em agosto. Talvez a Nintendo resolva ouvir as reclamações dos jogadores e adicione algumas novas opções de configuração juntamente com esses personagens. Até lá, resta se contentar com a versão reduzida de uma partida (muito louca) de tênis.

Leia também: Surpresa! Nintendo abre loja online brasileira para jogos de Switch

Via Eurogamer