Muita gente tem divulgado vídeos e escrito várias reclamações sobre a possível “luz vermelha da morte” ou ”red line of the death“. Simplesmente, o que acontece são pessoas mal informadas que saem divulgando informações erradas para todo mundo e acham que tem razão. A “luz vermelha da morte” não é nada mais e nada menos que apenas um indicador de aquecimento quando o PS4 está ficando muito quente, conforme publicamos nessa notícia aqui no Jogazera umas semanas atrás. Tudo o que essa temível luz vermelha faz é sinalizar pra você parar de jogar um pouco e deixar o console esfriar. Vale lembrar que não é muito interessante deixá-lo num espaço apertado onde não há dissipação de calor adequada. Esta é uma notícia passada, mas apenas frisando já que o assunto está bombando tanto ultimamente.

PS4-Red

 

Paralelo a isso temos mais uma polêmica envolvendo unidades do PS4 com defeito em suas entradas HDMI. A história contada pela Kotaku foi que a primeira unidade da equipe de redação obtida para testes, após conectar o cabo HDMI, não gerava nenhuma imagem, como se o cabo não estivesse conectado. Após essa publicação, vários usuários começaram a reportar o mesmo problema, constatando que seus consoles não transmitiam a imagem para a TV. Logo depois desse auê todo, a Kotaku divulgou que o problema era o port (entrada) do cabo HDMI não estava nivelada, assim quando o cabo era conectado, o conector não ligava no console diretamente. A solução é bem simples: pressione a peça de metal para baixo. No vídeo abaixo, a conexão não fica excelente em um dos casos testados.

Aparentemente, esses casos são isolados e não um problema de larga escala, afetando grandes unidades no seu dia de lançamento, de acordo com Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios. Esperamos agora mais publicações e informações a respeito no dia do lançamento no Brasil e em outros países.

Você pode conferir a trama completa no site da Kotaku clicando aqui.

PlayStation 4 foi lançado nos Estados Unidos ontem (15) e chegará aqui no Brasil no dia 29 pela bagatela de R$ 3.999.

[ATUALIZAÇÃO]

E a história não para. Agora, realmente, parece que temos algum sinal de “morte” do PS4 e este está na luz azul que deveria ser comum no console. O que acontece é o seguinte: alguns usuários estão registrando unidades do console que estão pulsando a luz azul invés do padrão que deveria primeiro aparecer a luz azul e depois mudar para branco, indicando que o sinal está sendo enviado para a TV. O console destes usuários simplesmente dão sinal com a luz azul pulsando e fica por isso mesmo. A luz branca não aparece e não acontece nada na TV. Alguns exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=EW-eDs9kxeo

Ainda não há conserto ou solução para esse tipo de problema e a melhor recomendação para isso é pedir um refundo do fornecedor ou mandar para a assistência técnica especializada da Sony (o que pode ser bem frustrante, já que o atendimento está um caos e há uma longa demora para ser atendido). Uma onda de ódio está sendo gerada na Amazon onde em torno de 400 pessoas estão dando uma nota péssima para o produto (PS4) e o atendimento.

ku-xlarge

 

De acordo com a Sony, 0.4% das unidades de PS4 vendidas no lançamento estão com esse tipo de problema (4 de 1000 ou 1 de 250 unidades). É um evento particularmente isolado que está afetando essa parcela beeeem sortuda de usuários. Paralelo a isso, o lançamento como um todo está sendo um sucesso e a nenhum problema majoritário assolando ou assombrando os consoles no lançamento. É importante ressaltar que é arriscado comprar consoles em seu “Day One” (dia do lançamento), justamente por causa desses problemas. Óbvio, não justifica, mas infelizmente acontece. Confira o post completo na Kotaku.