Os autoramas fizeram parte da infância de muitos adultos, e ainda participam, não tão ativamente, da infância das crianças de hoje em dia. O sonho de ser um piloto de corrida sempre fez parte da ideia geral de toda pessoa, e com o Autorama, esta ideia tornou-se mais real com a competição e as corridas de carros na pista.

Seguindo esta lógica, o jogo High Tech Racing traz de forma fiel, toda a mecânica e frustrações que tínhamos ao brincar com os carros em alta velocidade.

Fixos em uma pista, consiste basicamente em controlar a velocidade do objeto de modo que ele não saia da linha e chegue na frente de outros concorrentes. Uma lógica simples, mas que exige coordenação e raciocínio para funcionar na prática.

Disponível na Splitplay, o jogo foi produzido pela QUByte Game Studio, uma empresa brasileira que buscou trazer o melhor que o Autorama pôde oferecer a todos que vivenciaram sua época de ouro.

Confira abaixo a review sobre todo o saudosismo dos autoramas em HTR+ High Tech Racing.

Um universo de brinquedo

HTR+ se ofereceu em fidelidade ao Autorama, e acerta em cheio em algumas sutilezas. Todo o cenário do jogo é modelado para representar brinquedos, desde as árvores aos fãs na arquibancada.

Os diversos cenários que o jogador pode passar se tornam um “algo mais” durante as corridas, pois apesar de um 3D simples ser utilizado no visual do jogo, a ideia de representar uma corrida em um ambiente estático de brinquedos é bastante criativa.

A temática do jogo gira em torno de um universo de brinquedos, não somente nos cenários e personagens, mas também nos veículos, que remetem aos carrinhos de brinquedo – principalmente em sua movimentação.

O jogo capricha bem nos recursos visuais que alcançou, colocando alguns sombreados no cenário, porém os carros em si não apresentam sombras. Os gráficos não são os melhores, mas é interessante como a desenvolvedora conseguiu utilizar de seus recursos com criatividade.

Existem três tipos de câmera durante as partidas, com visão de cima da pista, do carro e uma câmera cinemática. Alternar entre as câmeras pode melhorar o desempenho nas corridas, ao mesmo tempo que renova um pouco a atenção ao cenário em cada modo.

Há possibilidade de customização de seu veículo no jogo, e todas estas modificações são alteradas no visual do veículo, como também na performance da corrida.

Interface

HTR+ conta com diversas opções em seu menu, simplificado e completo, que traz interação online e offline para os jogadores.

A opção practice permite que o jogador treine em uma pista aleatória. É uma opção perfeita para se observar com atenção aos detalhes da pista e treinar a redução de velocidade/aceleração.

Porém, peca no ponto em que o jogador não pode escolher qual pista deseja treinar. Por selecionar uma pista aleatoriamente, é interessante para desenvolver as capacidades do jogador em correr em quaisquer pistas sejam, porém, seria mais funcional se houvesse uma seleção da pista em que se pode correr.

A opção championship é a principal opção do jogo, e que permite que o jogador corra contra outros três competidores – no caso, a inteligência artificial – para disputar a primeira colocação. Dotado de três níveis de dificuldade, o jogador pode selecionar a opção que melhor se adequar ao seu atual nível.

O jogo é melhor jogado na dificuldade média, já que a opção fácil não apresenta nenhum desafio. Os corredores sempre ficarão atrás e é mais difícil perder do que vencer nesta dificuldade. Enquanto para os mais avançados, a dificuldade difícil é extremamente árdua e exige conhecimento da pista.

O modo campeonato também conta com pistas separadas por níveis. Inicialmente, apenas a dificuldade Novice está habilitada, mas ao vencer cada uma das pistas da dificuldade, o jogador pode avançar para o nível Advanced e Pro. Existe também a opção Extras, que já vem habilitada e traz pistas com dificuldades diferenciadas.

Gameplay

A mecânica de HTR+ é simples: com o mouse o jogador deve decidir o quanto seu veículo deverá acelerar.

A velocidade do carro resultará no sucesso ou falha em realizar uma curva, ultrapassar um obstáculo e deve ser sempre bem equilibrada para que o jogador vença não somente os desafios da pista, mas também os demais concorrentes.
HTR+ High Tech Racing 6

Enquanto é simples em sua teoria, na prática não é tão facil assim. Controlar a velocidade do carro com o mouse não é tarefa fácil, já que devido às angulações da câmera, o jogador não pode prever tão bem assim o que está por vir.

Outro ponto negativo é que o jogo pode se tornar um pouco monótono devido ao seu modo de jogo. O jogador controlará somente a aceleração do carro, assim como nos Autoramas. Ao mesmo tempo em que o conceito é fiel à ideia original do jogo, pode acabar não agradando a boa parte dos jogadores, que buscam um pouco mais de controle em jogos de corrida.

Felizmente, a atenção dos desenvolvedores com a física do jogo resultou em um ótimo trabalho. Enquanto aparentemente há apenas a interação da aceleração nas corridas, outros imprevistos podem acontecer, como por exemplo, a inteligência artificial eventualmente sair dos trilhos e retirar também o seu veículo da pista.

A velocidade cai bastante durante as curvas e em pistas sinuosas, e se o jogador não ficar atento com as diversas elevações de algumas pistas, seu carro pode dar um grande salto, e consequentemente, sair da pista.

HTR+ High Tech Racing 5

O sistema de customização de HTR+ não funciona somente como um aprimoramento do veículo, como também em um sistema de recompensas ao finalizar o jogo.

A priori, o jogador tem a opção de trocar apenas o chassi de seu carro para outros dois modelos básicos. Porém, vencendo corridas em primeiro lugar e batendo recorde de tempo nas pistas, o jogador recebe moedas de ouro que podem ser gastas no menu de customização.

Ao terminar os campeonatos na dificuldade normal ou difícil, é possível habilitar carros especiais no menu de customização, tornando o jogo um pouco mais recompensador.

Este sistema também afeta o desempenho de sua máquina no jogo. Ao trocar as peças do carro – como motor, chassi, rodas – o jogador melhora a velocidade, aceleração e a aderência de seu veículo nas corridas. E que acarretará diretamente na mecânica do jogo.

É muito importante que o jogador sempre melhore seu carro para que possa acompanhar a dificuldade das pistas e de seus adversários no modo campeonato, conseguindo mais moedas, e por assim melhorar ainda mais seu veículo. Uma espécie de ciclo vicioso que leva à melhoria de resultados.

Áudio

HTR+ pecou muito na trilha sonora. Há uma grande repetição da música e infelizmente, torna tudo muito batido e repetitivo.

O som dos carros é interessante, nada de anormal, mas foram bem colocados para representar a aceleração de seu veículo.

Alguns sons, como por exemplo na vitória de um campeonato, agridem levemente os ouvidos com um “Winner!” bem alto.

Pode-se concluir então que, enquanto todos os outros quesitos foram maestramente elaborados para assimilar com o que o Autorama traz, quando trata-se de som, vale mais se divertir ouvindo suas próprias musicas do que com a trilha sonora do jogo.

HTR+ High Tech Racing 3

Online

As opções Your Tracks, Community e Contest estão intrinsecamente relacionadas ao editor de pistas. É possível criar pistas para correr, enquanto pode-se verificar quais são as pistas criadas pelo próprio jogador no menu Your Tracks, outras pistas encontram-se disponíveis no menu Community.

A comunidade do jogo possui diversas pistas disponíveis para download, e acrescentam muita diversão pós-finalização de HTR+.

Os desenvolvedores ainda prepararam, no menu Contest, uma competição para consagrar as melhores pistas feitas pela comunidade. Os vencedores recebem moedas para melhorar ainda mais seus carros, o que promove ainda mais a competitividade online do jogo, que ficou muito bem explorada.

As pistas do modo Contest também ficam disponíveis para download, caso algum jogador queira correr na pista premiada.

Infelizmente, não há uma adição de competições de corrida pro modo online do jogo.

Editor de Pistas

O editor de pistas é algo a ser explorado, e é uma adição ao jogo que customiza ainda mais o modo de jogo. Uma ferramenta bem simplificada permite que novas pistas sejam elaboradas, em níveis absurdamente difíceis ou fáceis. O jogador tem total liberdade para colocar quantos obstáculos desejar na pista e testar com seu veículo logo em seguida.

Permite-se também que o ângulo de visão seja alterado, para dar noção de profundidade e altura dos trilhos em que os veículos competirão.

A opção de editar pistas vem com um breve tutorial caso o jogador não tenha entendido como funciona a mecânica de edição.

Conclusão

HTR+ High Tech Racing é um jogo excepcional na temática escolhida. Relembra, e muito bem, os tempos de ouro do Autorama.

Infelizmente, é um público muito seleto, e para uma gama maior de jogadores, a mecânica e o estilo de jogo, sem contar com o visual, podem deixar a desejar para muitos. No entanto, faz justiça à tudo que promete.

Com um potencial imenso para agradar os saudosistas, aqueles que tiverem um conceito mais flexível em relação à jogos de corrida com certeza se divertirão ao customizar, correr e competir nas pistas de HTR+.

A análise do jogo foi feita usando uma cópia cedida pela SplitPlay via código.