Tudo que você precisa saber sobre Overwatch

Overwatch foi lançado oficialmente em 24 de maio. Se você não sabe muito sobre o game além daquilo que jogou no beta aberto, este guia pode ajudar a esclarecer alguns pontos. Se você já sabia de tudo que leu aqui, considere recomendar este material a um amigo que não sabe tanto quanto você!

Tentarei ser o mais breve e didático possível, começando com uma visão geral dos heróis, suas sinergias e como jogar contra eles, até dicas para o jogo em geral. Mantenha em mente que este guia é conciso e que não entrarei em pormenores. Também não serão abordados temas dignos ao tutorial do jogo.

Caso haja algo que tenha sentido falta, ou simplesmente quiser um guia mais profundo e elaborado, comente!

[column size=one_quarter position=first ]OFENSIVOS

[column size=one_quarter position=middle ]DEFENSIVOS

[column size=one_quarter position=middle ]TANQUES

[column size=one_quarter position=last ]SUPORTES

 


Visão Geral dos Heróis

OBS: estarei me referindo a “ultimate abilities”, a habilidade do herói que precisa ser carregada antes de usada, como ult.


OFENSA – heróis independentes capazes de furar defesas, causar dano alto e flanquear.

Genji – Ryujin no ken wo kurae!

Genji-portrait

A alta mobilidade de Genji o torna excelente para flanquear o inimigo e romper suas defesas. A sua habilidade “Desviar” é o seu maior trunfo, sendo capaz de defletir desde disparos comuns até ults. Um bom Genji é capaz de surpreender um Bastion e destruí-lo apenas rebatendo os tiros do robô. Sua ult é difícil de usar e muito situacional. Genji desembainhará sua espada e causará dano alto a inimigos próximos com cada espadada. Isso o obriga a estar próximo dos seus inimigos, o que nem sempre é uma boa ideia.

Sinergias: Por ser um flanqueador, Genji tem poucas sinergias. Caso a situação exija, procure cooperar com um Reaper aliado. O escudo de uma Symmetra também pode ajudar muito, já que a tendência desse herói é de se expor hora ou outra, mesmo com poucos pontos de vida.

Como jogar contra: Preste muita atenção nele. Se ele não estiver defletindo ataques, parta para cima.

McCree- It’s high noon…

Mccree-portrait

Detém excelente dano, mesmo à distância. A capacidade de rapidamente dispensar todas as balas de sua arma com o botão de tiro alternativo torna McCree um dos mais perigosos heróis de enfrentar isoladamente. Além disso, sua habilidade de atordoar inimigos próximos permite mirar na cabeça facilmente. Esse pequeno combo o torna um dos mais perigosos duelistas do jogo, capaz de despachar quase qualquer herói quando encontrados sozinhos ou pegos de surpresa. Sua ult garante eliminações de quaisquer desavisados que permanecerem um tempo sob sua mira. É importante se posicionar bem, pois McCree estará vulnerável durante a duração de sua ult.

Sinergias: Heróis que impeçam o movimento do inimigo, como Mei ou Zarya, podem garantir o sucesso da execução da sua ult.

Como jogar contra: Mantenha distância. Um McCree perto de você é quase um decreto de morte.

 

Pharah – I will protect the innocent.

Pharah-portrait

Talvez um dos heróis mais versáteis do jogo, Pharah tem a capacidade de voar alto e usar mísseis contra seus oponentes. O fato de estar em céu aberto torna ela um alvo fácil, então lembre-se de não passar muito tempo voando. Sua ult é capaz de dano alto em pouco tempo, mas torna Pharah extremamente vulnerável por exigir que ela permaneça parada durante o uso. Lembre-se: é melhor usar a ult e matar duas pessoas do que usar a ult, tentar matar quatro pessoas e morrer tentando.

Sinergias: Mercy é capaz de voar alto junto à Pharah, o que facilita a vida de ambas.

Como jogar contra: Pharah é vulnerável quando está no ar. Widowmaker, Roadhog, McCree, e outros heróis podem se aproveitar dessa situação.

 

Reaper – I am back… in black.

Reaper-portrait

Um herói simples de usar, Reaper é capaz de dano alto, contanto que seja em curtas distâncias. Por isso, use as suas habilidades para flanquear os inimigos e pegá-los desprevenidos. Sua ult é capaz de facilmente eliminar uma equipe inteira, mas tente usá-la de forma surpresa. É sempre muito mais difícil fugir de um Reaper que de repente aparece ao seu lado.

Sinergias: Por ser um herói independente, Reaper detém poucas sinergias, podendo até ser capaz de se curar ao matar um inimigo. Em termos de sinergia com o time, a melhor hora de atacar das sombras é quando a equipe inimiga está ocupada lidando com seu time.

Como jogar contra: Ao manter distância, Reaper é um inimigo fácil de lidar. Ele também fica muito vulnerável após usar sua única habilidade de fuga. Aproveite-se disso.

 

Soldado: 76 – I’m not a young man anymore.

Soldier76-portrait

76 é um dos heróis mais simples de usar. Sua jogabilidade se assemelha muito a de jogos FPS tradicionais. O combate será mais favorável para você se puder manter uma distância média entre você e o inimigo. Ele não é capaz de um dano altíssimo em pouco tempo, mas tem um dos melhores potenciais do jogo em termos de dano sustentado.

Sinergias: 76 cai bem na maioria das equipes pelo seu estilo de combate médio alcance e sua capacidade de curar a si e a aliados. Um Reinhardt com um escudo levantado pode oferecer cobertura para você atirar sem qualquer preocupação.

Como jogar contra: 76 prefere manter seus inimigos a uma distância média. Jogue de forma agressiva e procure manter-se perto dele. Uma Mei consegue facilmente lidar com um Soldado: 76 que decidiu se aventurar para longe de sua equipe.

 

Tracer – Cheers, love! The cavalry’s here!

Tracer-portrait

A mascote do jogo pode ser difícil de usar, mas é altamente recompensadora caso aprenda a usá-la bem. O aspecto chave de Tracer é sua velocidade e o quão difícil é de lidar com ela. Quando em combate, lembre-se de constantemente usar suas habilidades para confundir o inimigo.

Sinergias: Tracer funciona melhor em meio ao caos. Winston e D.Va podem criar uma distração valiosa para ela.

Como jogar contra: A sua grande força é sua velocidade. Heróis que a parem são letais. Mei, McCree e Roadhog facilmente eliminam a Tracer.


DEFESA – heróis com boa sinergia entre si, capazes de defender uma área com facilidade através de dano alto súbito ou sustentado

 

Bastion – Beep?

Bastion-portrait

Uma escolha muito comum entre jogadores novatos, que acaba se tornando um problema gigantesco para eles mesmos. Bastion é capaz de dano concentrado altíssimo, sendo uma ameaça imensa em gargalos pelos quais a equipe inimiga precisa passar. Jogar contra um Bastion requer que sua equipe tenha alguém capaz de acertá-lo de longe ou flanqueá-lo. Uma vez que se aprende a lidar com esse personagem, jogar contra ele passa a ser uma tarefa fácil, o que torna a aparição dele em jogos competitivos de alto nível muito rara.

Sinergias: Outros heróis que têm a tendência de estarem recuados, como Torbjörn ou Hanzo. Dessa forma, você terá a sua retaguarda coberta.

Como jogar contra: Para ser realmente útil, Bastion precisa ficar parado, o que o deixa suscetível a snipers. É fácil, também, flanqueá-lo usando Reaper ou Genji. Até Tracer é uma boa escolha, mas recomendo cautela na aproximação.

 

Hanzo – Ryu ga waga teki wo kurau!

Hanzo-portrait

Um formidável sniper, capaz de dano, reconhecimento e supressão. Hanzo pode ser um sniper não-convencional, já que, em contraste com a outra sniper atualmente disponível, Widowmaker, ele tem um funcionamento diferenciado. Hanzo não possui uma mira ampliada e suas flechas caem à medida que voam em direção ao alvo. São essas pequenas diferenças que o tornam diferente da Widowmaker. Então por que usar o Hanzo? O grande trunfo desse herói está em sua ult, capaz de negar uma ampla área e dar dano massivo. Cada segundo passado dentro da ult dele lhe custará 100 de vida. Em outras palavras: Hanzo é capaz de matar a maioria dos personagens do jogo em 2 segundos usando sua ult, que pode ser difícil de escapar, caso o inimigo seja pego despreparado.

Sinergias: Heróis que atrapalhem a movimentação inimiga. Mei e Zarya podem usar suas ults para facilitar o uso do seu.

Como jogar contra: Procure rotas alternativas para se aproximar de Hanzo. Uma vez que se aproximar dele, poucas formas de lidar com você lhe restarão.

 

Junkrat – The hunter lays a trap for his prey.

Junkrat_portrait

Alta capacidade de defender uma área e excelente em espaços fechados, Junkrat é fácil de usar e sempre se encaixará bem em uma composição defensiva. Ter uma habilidade capaz de incapacitar um inimigo torna ele um terror de heróis que necessitam de constante movimentação, como Tracer, Genji e Reaper.

Sinergias: Junkrat coopera muito bem com outros heróis de defesa, protegendo rotas alternativas que podem vir a ser usadas para flanquear.

Como jogar contra: Ao entrar em uma área protegida por um Junkrat, observe o chão. Sua armadilha é detectável para os atenciosos. Tome muito cuidado na dobra de esquinas, descidas e escadas: são os locais perfeitos para as armadilhas dele.

 

Mei – Freeze! Don’t move!

Mei-portrait

Se existe um herói subestimado em Overwatch, esse herói é a Mei. Apesar de sua arma básica não infligir muito dano, ela é capaz de paralisar o inimigo e deixá-lo suscetível a dano crítico. Suas habilidades conferem a capacidade de bloquear acesso a uma área, até mesmo isolando um oponente, além de curar a si mesma, o que torna o tempo dela em campo muito maior.

Sinergias: Mei pode servir não apenas para proteger personagens que ficam recuados, como também pode congelar inimigos para facilitar a ação dos seus aliados. Snipers sempre veem muito uso em Mei e vice-versa.

Como jogar contra: Mantenha distância e esteja pronto para recuar. É comum Mei entrar em seu bloco de gelo para se curar. Esperá-la sair geralmente não é uma boa ideia. Tente pegá-la desprevenida quando ela já estiver sob fogo de um de seus aliados.

 

Torbjörn – Completion date? Hehe… When it’s done.

Torbjorn-portrait

Para aqueles que preferem um elemento de estratégia e ficarem distanciados da ação. A torre construída por Torbjörn tem um alcance alto e quando posta em frente a um lugar aberto, torna difícil a passagem de inimigos por ele. É o pesadelo de Tracers, Genjis e até mesmo Reapers. Ao escolher Torbjörn, mantenha em mente que você é um alvo prioritário.

Sinergias: Sendo ótimo atuando na retaguarda, Torbjörn coopera muito bem com todos os heróis de defesa. É muito útil para Zenyatta por fornecer armadura para mitigar a falta de vida desse suporte.

Como jogar contra: Destrua a torre primeiro, onde ataques a distância são úteis aqui. Uma Pharah consegue lidar facilmente com a torre e pode até impedir a criação de novas.

 

Widowmaker – À la vie, à la mort…

Widowmaker-portrait

Uma das personagens mais usadas do jogo, Widowmaker é a sua sniper tradicional com novos truques na manga. Ela é capaz de alta mobilidade devido ao seu gancho e facilmente protege uma área aberta, obrigando seus inimigos a procurarem rotas alternativas. Lida-se com uma Widowmaker da mesma forma que se lida com um Bastion: infiltrando-se atrás das linhas inimigas e pegando-a de surpresa.

Sinergias: Uma equipe ativa capaz de entreter a equipe inimiga enquanto ela se posiciona para tiros críticos. Outros heróis defensivos também são excelentes para mantê-la viva enquanto está ocupada mirando.

Como jogar contra: Altamente suscetível a ser flanqueada, Reaper e Genji geralmente estão além do que ela consegue lidar.


TANQUES – heróis grandes, capazes de apanhar muito antes de serem eliminados e geralmente vistos na linha de frente da equipe.

 

D.Va – No hacks required.

DVa-portrait

Um dos tanques mais difíceis de usar e menos convencionais, D.Va é capaz de operar sem suporte devido à sua alta capacidade de sobrevivência: uma vez que seu mecha é derrotado, D.Va ejeta e passa a usar suas pistolas para causar dano. Assim que a sua ult tenha sido carregada desse modo, ela pode chamar outro mecha. Uma boa escolha para times sem suporte, ela também é excelente contra snipers, por alcançá-los facilmente.

Sinergias: Zenyatta é uma boa sinergia por poder curar D.Va sem precisar acompanhá-la. Fora isso, outros tanques cooperam muito bem com ela por sua capacidade de aliviar a pressão que os outros tanques geralmente sofrem, divergindo parte da atenção para si mesma.

Como jogar contra: Não dê tudo o que você tem para destruir o mecha de D.Va. Espere ela ejetar para aí então executá-la. É comum McCrees cometerem o erro de atordoar o mecha e não conseguirem lidar com a piloto quando ela ejeta. Guarde suas habilidades para o momento ideal.

 

Reinhardt – Join me in glory!

Reinhardt-portrait

Fácil de usar e muito efetivo, tanto em função de defesa como de ataque, a grande fraqueza de Reinhardt é a necessidade de um suporte e sua falta de ataques a distância. Ao usá-lo, lembre-se de baixar seu escudo quando não estiver sob fogo direto. Quando um oponente estiver muito perto, pode valer mais a pena partir para cima do que simplesmente segurar seu escudo.

Sinergias: Ótima cobertura para heróis como McCree e Soldado: 76. É capaz de servir bem qualquer composição, contanto que haja um suporte que o cure.

Como jogar contra: Heróis que flanqueiam Reinhardt exigem sua atenção, o que deixa o seu time livre para avançar. Tracer é particularmente eficiente por ser capaz de se aproximar e se afastar dele com facilidade.

 

Roadhog – Come here.

Roadhog_portrait_m

O pesadelo de qualquer personagem com pouca vida, Roadhog se destaca com seu gancho, capaz de atordoar e trazer um inimigo até si, onde está completamente vulnerável a ele e qualquer outro colega de equipe. Essa simples estratégia é o suficiente para matar quase qualquer personagem do jogo. Se quiser dedicar-se a esse tanque, treine “pescar” inimigos com o gancho. Um bom Roadhog pode facilmente fazer toda a diferença num jogo.

Sinergias: Sendo um tanque bem independente, Roadhog tem pouca sinergia. É sempre bom manter alguém por perto que seja capaz de lidar com Tracers, 76s e Reapers, três heróis capazes de dano constante.

Como jogar contra: Roadhog é um alvo grande. Como dito, Tracer, Soldado: 76 e Reaper causam problemas para ele. Uma Pharah que é capaz de se manter fora do alcance do gancho dele também pode acabar com Roadhog em poucos tiros.

 

Winston – I’m not a monkey.

Winston-portrait

Um tanque de jogabilidade agressiva, a excelência de Winston está em iniciar o combate e distrair a equipe inimiga enquanto a sua própria equipe vem logo atrás. Winston é bastante dependente de uma equipe coordenada, mas é muito recompensador e capaz de ser o fator definitivo para a vitória.

Sinergias: Outros heróis agressivos, como McCree e Tracer, podem aproveitar o caos gerado por Winston para eliminar os inimigos que estão preocupados em lidar com ele. Vale lembrar que ele necessita de um suporte que o cure devido a sua vida considerável e seu estilo de combate agressivo.

Como jogar contra: Se a equipe não estiver atirando de forma concentrada no escudo projetado por Winston, não atire, pois você só vai perder seu tempo. Ele possivelmente está criando uma distração para sua equipe. Procure não dar chance de aproximação de outros inimigos. Se você é um sniper, continue focando nos alvos distantes. Se você é um Torbjörn, atire em outros inimigos enquanto sua torre se encarrega de Winston.

 

Zarya – Together we are strong.

Zarya-portrait

Entre os tanques, é a mais difícil de usar. Zarya é capaz de utilizar seus escudos para negar todo o dano que recebe durante um curto período de tempo. Esse dano que ela mitigou transforma-se em dano para a própria arma dela. Sendo assim, Zarya requer muita coordenação por parte do jogador para atingir todo o seu potencial.

Sinergia: Excelente sinergia para quase todos os outros heróis, Zarya se destaca quando combina seu ult com o de outros, sendo capaz de agrupar os heróis inimigos.

Como jogar contra: Haja o que houver, aconteça o que acontecer, não atire no escudo. Você só estará aumentando o potencial de dano da Zarya. Seja paciente e ataque apenas quando seu escudo cair.


SUPORTES – heróis cujo foco é manter seus colegas na luta, seja por meio de cura ou proporcionando diversas outras vantagens.

 

Lúcio – Let’s bring it together!

Lucio-portrait

O nosso representante brasileiro é capaz de cura indireta e aumento de velocidade dos aliados ao redor. Ele é capaz de empurrar inimigos usando seu tiro alternativo, além de aumentar a potência da sua cura ou bônus. Seu ult, Barreira do Som, fornece um enorme escudo aos aliados à sua volta, o que o torna muito bom para quando for necessário empurrar por terrenos perigosos ou até mesmo para sobreviver a uma ult inesperada, como a do Reaper ou Hanzo.

Sinergia: Mesmo sendo um herói para qualquer situação, a cura passiva de Lúcio pode não ser ideal para um tanque com muita vida. Mantenha isso em mente e procure analisar a composição, procurando por inimigos que causem muito dano em pouco espaço de tempo: uma Pharah ou um Junkrat, por exemplo, são capazes de dar mais dano que você é capaz de curar. Nada disso significa que ele seja uma escolha ruim, funcionando muito bem com Reinhardt, Winston e Roadhog, só não é um suporte de primeira escolha. Tente priorizar Lúcio como suporte em mapas que exijam a captura de pontos.

Como jogar contra: Com pouca vida e alta mobilidade, Snipers podem lidar com Lúcio com facilidade, assim como heróis capazes de atrapalhar o movimento do inimigo. Lembre-se da habilidade dele de cura passiva, que dificulta a ação de heróis com dano pequeno constante, como Soldado: 76.

 

Mercy – Helden sterben nicht!

Mercy-portrait

A maioria vê Mercy como tendo a melhor cura do jogo. A maioria não está errada. Mercy é capaz de curar rapidamente e até ressuscitar aliados mortos. Então por que alguém jogaria com qualquer outro suporte? Por causa de seus aspectos negativos: ela é capaz de curar muito bem e reviver aliados, mas oferece poucas vantagens em comparação aos outros suportes. Ela pode aumentar o dano de um aliado, mas não vai poder curar enquanto estiver fazendo isso e ainda precisará estar por perto desse aliado, o que torna esse bônus de dano muito situacional. Fora isso, ela não tem potencial de dano decente. Com uma Mercy na equipe, tem-se a melhor cura do jogo, porém uma pessoa a menos atirando na equipe inimiga.

Sinergia: Mercy é a companhia perfeita para tanques com bastante vida. Alternativamente, ela também se encaixa muito bem em equipes com composições defensivas, aumentando o dano de heróis como Bastion ou Junkrat. É uma boa escolha para acompanhar Pharah, aumentando seu dano enquanto ela sobrevoa a equipe inimiga.

Como jogar contra: O maior problema aqui é que Mercy sempre estará junto de sua equipe. Contudo, ela não pode fazer muito para impedir a sua aproximação, nem qualquer forma de ataque surpresa. Não atire na pessoa que ela está curando, não vai adiantar nada.

 

Symmetra – The true enemy of humanity is disorder.

Symmetra-portrait

É estranho pensar que, de todos os suportes, é Symmetra a menos escolhida. Há pouco tempo atrás, a Blizzard relatou que as equipes que tinham uma Symmetra eram aquelas com maior índice de vitórias. Ela é capaz de conceder escudos valiosos aos seus colegas e de criar um teleporte para sua equipe, consideravelmente elevando a presença em campo de seus aliados.

Sinergias: Encaixa-se muito bem em composições defensivas e em composições que já têm um suporte dedicado para cura. Funciona particularmente bem em equipes com heróis com pouca vida, como Tracer e Genji.

Como jogar contra: Symmetra provavelmente tentará atraí-lo para uma sala em que as mini-torres dela possam te surpreender. Lembre-se de ter cautela quando entrar nessa sala. Destrua as torres primeiro e depois foque em Symmetra.

 

Zenyatta- Clear your mind.

Zenyatta-portrait

Com bom potencial de cura e de dano, Zenyatta é o melhor personagem que se pode usar contra tanques devido a sua capacidade de aumentar o dano recebido pelo inimigo em 50%. Suas fraquezas são sua baixa mobilidade e vida. Seja cauteloso e não ande longe de seus aliados.

Sinergias: Torbjörn e Symmetra conseguem amenizar a sua maior fraqueza: vida.

Como jogar contra: Zenyatta é extremamente frágil. Qualquer sniper ou flanqueador consegue eliminá-lo sem problemas.


DICAS GERAIS

1 – Overwatch é um jogo construído em torno da troca de personagens.

Deixe-me ser honesto, aqui: todos nós aspiramos ser cowboys ou snipers, mas nem sempre aquilo que queremos funciona. Insistir em uma composição que não está funcionando só vai levar você e o seu time à derrota. Se o seu herói está sendo facilmente derrubado pela equipe inimiga (por exemplo, se você estiver usando a Tracer e a equipe inimiga tem uma Mei que está te incomodando muito), troque de personagem! Verifique a composição da equipe, procure trocar para um herói que não seja facilmente eliminado pela equipe inimiga.

2 – Não se especialize em uma coisa só.

Por mais que você seja um excelente sniper, às vezes sua equipe vai precisar de um tanque ou de um suporte. Seja esse cara.

3 – Comunicação é importante.

Comunicação é chave. Uma equipe que se comunica é uma equipe com muito mais chance de estar coordenada, o que torna a sua chance de vitória muito maior.

4 – Estude os mapas e aprenda a recuar.

Pouca vida? Recue. Você é mais útil para a equipe vivo do que morto pela flecha perdida de um Hanzo. Sabe onde está o medpack mais próximo? Deveria saber. Procure sempre memorizar a localização dos medpacks da fase para não precisar depender da boa vontade de um suporte.

5 – Composição ideal.

Atualmente, a composição ideal que se usa em jogos de alto nível competitivos é a 2 – 2 – 2 (dois tanques, dois ofensivos/defensivos e dois suportes). Claro, essa composição é flexível, então procure se adaptar ao jogo. Há instâncias em que usar heróis ofensivos na defesa pode ser uma boa ideia (um McCree para parar uma Tracer, por exemplo) assim como usar heróis defensivos no ataque (uma Widowmaker para causar problemas para outra Widowmaker).

6 – Entenda o meta.

Um conceito um pouco avançado, o meta seria aquilo que a comunidade julga viável. É comum vermos esse termo em MOBAs. Quando um personagem está no meta, este personagem geralmente é muito útil em diversas situações. Quando um personagem “cai” do meta, significa que as pessoas não usam mais tanto este personagem, e isso pode ser devido a uma série de fatores: ele foi enfraquecido em um patch recente, requer muita habilidade para usar, ou ele simplesmente é situacional demais. Entender o meta de Overwatch seria entender as sinergias entre heróis que a comunidade comumente usa.

E o mais importante aqui: divirta-se. Sério. Existe muito estresse no mundo de jogos competitivos online, muita toxicidade, mas antes de xingar aquele seu companheiro de equipe que não está fazendo muito, pense: ele já não está ajudando agora, será que ele vai estar mais disposto a ajudar quando você o insultar? Tente tornar a convivência dentro do espaço do jogo mais fácil para todo mundo. Procure ajudar mais que criticar. Esteja disposto a ouvir sugestões e esteja disposto a ser a pessoa que vai trocar para o personagem que a equipe precisa.

 

Espero encontrar todos vocês dentro do jogo!

“Somos todos soldados agora.” – Soldado: 76