Uma das grandes novidades da última semana para o mercado mobile foi o lançamento no Android de Fallout Shelter, que até então estava restrito aos usuários de iOS. Aumentando ainda mais o hype para Fallout 4, a Bethesda fez bonito e entregou um jogo free-to-play muito bem-acabado e capaz de fazer o jogador passar horas sem querer desgrudar do celular ou do tablet (eu que o diga).

Se você, assim como eu, é um iniciante na franquia e está meio perdido na hora de administrar sua Vault, não se preocupe! Apresento aqui um guia básico com quatro dicas, que irão te auxiliar nos primeiros passos no game e aumentarão suas chances de se tornar um Overseer de sucesso.  O guia está dividido em duas partes, e a primeira você confere agora.

Vale ressaltar que, como em todo jogo de simulação, existem inúmeras estratégias a serem escolhidas e utilizadas; logo, não tenho a pretensão de trazer o guia definitivo, com regras imutáveis a serem seguidas. Apresento aqui apenas algumas opções que testei em meu gameplay e que deram bons resultados (e ficarei contente em saber também o que tem funcionado para vocês, então não tenham medo de compartilhar suas experiências nos comentários).

Primeiros passos

Em Fallout Shelter, você controla uma Vault, que é um tipo de abrigo subterrâneo contra os perigos da Wasteland. Como Overseer (o cara que manda no pedaço), você é responsável por todas as atividades do abrigo, que incluem produzir energia (power), comida (food) e água potável (water), entre outros. Também é seu dever administrar o número de Dwellers (moradores da Vault), bem como os papéis que cada um deles irá desempenhar para que tudo funcione bem.

Intro Fallout Shelter

Tela inicial que te conduz à criação de sua primeira Vault

Ao iniciar o jogo, você será auxiliado na construção de sua primeira Vault, à qual você deverá atribuir uma ID de três números. Escolha sabiamente, pois tal número não poderá ser alterado depois. Após uma pequena introdução, você será levado a um mini tutorial que apresenta os comandos básicos do jogo.

A primeira coisa a se fazer no tutorial é criar diferentes tipos de instalações. As primeiras serão para as atividades básicas já citadas: produção de energia, comida, tratamento de água e dormitórios para os Dwellers. Conforme você progride no jogo, novos tipos de instalações vão sendo desbloqueados, cada um com diferentes benefícios. Possivelmente, o primeiro impulso ao ver o martelinho verde no canto superior da tela é querer sair construindo salas e mais salas em todos os lugares possíveis e abrigar todo mundo que aparecer batendo à sua porta, mas acredite, a princípio, essa não é uma boa ideia (assisti minha primeira Vault ir à falência de maneira catastrófica ao agir assim). Graças a isso, chegamos então à primeira de nossas quatro dicas:

Dica #1: Não construa mais do que você pode gerir

Parece óbvio na teoria, mas não custa nada lembrar. Quanto mais instalações você construir, mais energia você irá precisar e mais exaustos seus moradores ficarão para darem conta de manter toda aquela estrutura funcionando. Dwellers cansados são Dwellers infelizes, e essa é a principal ameaça que você deve evitar que aconteça em sua Vault. Uma boa sugestão, a princípio, é não construir mais do que três salas de cada tipo, e designar trabalhadores para cada uma delas até atingir o número máximo permitido, para só então criar a próxima. Após construir e povoar esses primeiros cômodos essenciais, você pode começar a se aventurar construindo primeiro novos dormitórios, para abrigar mais moradores, e depois outros tipos de sala, conforme sua necessidade.

Dá só uma olhada em como fica a Vault com 3 dormitórios fundidos

Dá só uma olhada em como fica a Vault com 3 dormitórios fundidos no primeiro nível

Outro ponto a ser observado é a estrutura de sua Vault: procure construir instalações do mesmo tipo uma ao lado da outra; você perceberá que elas irão se fundir numa única e maior sala. Essas salas fundidas produzem mais e mais rápido do que várias salas individuais distantes umas das outras. O máximo de salas que você pode fundir é três, então sempre que for construir um novo tipo de instalação, observe se poderá construir outras duas futuramente ao lado dela. Salas maiores também permitem que mais moradores trabalhem juntos, o que os deixará mais felizes do que se forem mantidos sozinhos e isolados em salas diferentes.

Fique sempre atento aos níveis de produção no topo da tela. Se por acaso você perceber que suas instalações estão produzindo menos do que você considera ideal, uma outra estratégia é realizar o upgrade delas antes de construir novas salas do mesmo tipo. No entanto, quanto maior for a sala fundida, mais caro será para melhorá-la, então leve tudo isso em consideração antes de realizar alguma reforma. Em seguida, depois de construir suas instalações iniciais, você precisará de mão de obra especializada para fazer a mágica acontecer, e é aqui que entra a nossa segunda dica.

Dica #2: Conheça as habilidades de seus Dwellers e saiba aproveitá-las

Cada um de seus moradores possui uma série de características únicas, que os tornam melhores em certos tipos de atividades. Para saber os atributos de cada um, basta clicar sobre os personagens e observar os gráficos acima das letras que formam a palavra S.P.E.C.I.A.L. Cada uma dessas letras representa um atributo que se sai melhor em cada um dos trabalhos disponíveis. Começando pelas funções básicas, trabalhadores com mais força (S) se dão melhor na produção de energia; os que possuem melhor percepção (P) lidam bem com o tratamento de água; e aqueles com agilidade maior (A) são ótimos na produção de comida. Observar tais índices é fundamental, uma vez que as instalações produzirão mais e mais rápido se você designar trabalhadores com as competências corretas para elas. Outro fator importante é que os Dwellers ficam mais felizes quando desempenham uma função para a qual já possuem um talento natural.

fallout shelter atributos

Esse carinha da imagem se daria muito bem trabalhando numa cozinha, por exemplo

Até aqui tudo bem, mas o que fazer quando nos deparamos com Dwellers que tem níveis baixos em todos os atributos? Deixamos eles lá fora e esperamos eles morrerem ou irem embora? Calma que tem jeito, e você saberá como lidar com essa situação na segunda parte do nosso guia, que você confere clicando aqui. Mas antes de ir, não esqueça de deixar seu comentário e dizer como andam suas Vaults. Obrigado e até breve!

__

Fallout Shelter está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Você pode ler mais sobre Fallout 4 clicando aqui.