Guia do Troféu de Platina – Ni no Kuni II: Revenant Kingdom

Dificuldade: Fácil (porém um pouco demorado)

Quantidade aproximada de tempo para platina: 80 horas

Troféus no modo offline: 51 (1trophy, 3trophy, 3trophy, 44trophy)

Troféus no modo online: 0

Número de troféus que podem ser perdidos: 0 (mas tenha cuidado com o troféu “Royal Mint”, você precisará acumular 500.000 moedas do jogo de uma vez, por isso não gaste nenhuma até conseguir fazer isso).

Troféus com algum bug ou glitch: 0

Troféu mais difícil: “Dream Big” (é necessário vencer um chefe de nível 95, recomendável deixar por último).

A dificuldade afeta os troféus? Não, o jogo possui uma única dificuldade.

Quantas vezes é necessário jogar para platinar? Uma única vez é o suficiente.

 

Introdução

Bem-vindo ao Guia do Troféu de Platina de Ni No Kuni II: Revenant Kingdom! Devido à extensão do conteúdo, e para detalhar mais cada uma das etapas, esse guia será dividido em duas partes: a primeira (que você está lendo agora) com um passo a passo mais geral, para ser seguido ao longo do jogo, e a segunda (aqui) com a descrição detalhada de cada um dos troféus presentes em Ni no Kuni II: Revenant Kingdom. Preparados? Então vamos nessa!

Para conquistar a platina, você precisa de 100% de conclusão do jogo (com a exceção de uma página de partitura musical que pode ser ignorada). Todos os troféus são conquistados acompanhando a progressão natural do jogo e auxiliam você a completá-lo integralmente. Mesmo os troféus que pedem que você repita uma ação um determinado número de vezes, o fazem de forma com que você não precise fazer coisas iguais, e há inúmeras opções para não te deixar enjoado nem precisar investir em itens desnecessários.

Existem dois tipos de colecionáveis: Pedras dos Higgledies e Partituras Musicais (Songbooks) e, felizmente, não há nada que possa ser perdido. Após a conclusão da história principal, a movimentação é livre e você pode coletar tudo o que estiver faltando, completar missões secundárias, etc.

 

Passo 1: História principal e missões secundárias (cerca de 60 horas)

O primeiro passo é aproveitar a história e fazer todas as missões possíveis ao longo do caminho. Você deve realizar todas as missões secundárias para desbloquear todos os 103 cidadãos para o seu reino (isso é necessário para elevar o castelo até o nível 4), e também para desbloquear todas as batalhas de campo (skirmishes) e receitas culinárias. Mesmo que o troféu “Recruit Consultant” diga que é necessário o recrutamento de apenas 100 novas pessoas para o seu reino, na verdade é necessário recrutar todas as 103 disponíveis no jogo. Isso acontece porque o protagonista Evan, seu parceiro Roland e Lofty, o Kingmaker de Evermore, não contam como súditos. Dessa forma, cada personagem existente no jogo é necessário e precisa ser recrutado.

As missões secundárias são relativamente simples, e quase sempre pedem a coleta de determinados itens ou o extermínio de algum monstro. Todas as missões são assinaladas com um ponto de exclamação no mapa, e cada novo capítulo da história principal irá liberar novas missões secundárias, começando no capítulo 4.

Também no capítulo 4 você desbloqueia a capacidade de construir o seu reino e aumentar sua influência. A partir desse ponto, você poderá construir oficinas de armaduras e armas, um centro de pesquisa de feitiços e um centro de pesquisa de Higgledies (as pequenas fadas elementais que te dão suporte nas batalhas); esses locais são necessários para vários troféus.

É aconselhável que você use seu reino para pesquisar novas habilidades o mais rápido possível, principalmente aquelas que lhe darão mais XP, mais dinheiro e mais bolas de magia nas batalhas. Desbloqueie tudo o que possa encurtar o tempo de suas atividades e tornar o seu progresso mais rápido. Também procure trabalhar as missões secundárias e não as deixe acumular, para poder destravar novos cidadãos e, então, atualizar seu reino para melhores projetos de pesquisa e melhor arrecadação de itens.

Vale ressaltar que o dinheiro que você faz no seu reino (a moeda que você usa para construir e melhorar instalações) é baseado apenas em sua influência, e não no número de cidadãos, e ele não é afetado pela quantidade de pessoas que estiverem trabalhando. A influência é aumentada através da construção de novas instalações, modernizando as já existentes e completando as pesquisas.

Tenha sempre em mente que você precisa de praticamente 100% de conclusão de jogo para obter o troféu de platina, então não se sinta desanimado, porque tudo que você fizer durante o gameplay terá algum uso para os troféus no futuro. Mesmo as missões secundárias que não destravam diretamente um cidadão são necessárias para obter outras missões importantes posteriormente.

IMPORTANTE: Obter 500.000 em moedas do jogo consome muito tempo. Depois de completar 100% do jogo, se você não tiver gastado com quase nada, você terá em torno de 600.000. Dessa forma, é prudente não gastar nada até que você consiga 500.000 ao mesmo tempo. E, de fato, o dinheiro não é tão necessário para o progresso no jogo, os monstros sozinhos derrubam novos equipamentos e itens de cura constantemente, e qualquer coisa que você comprar acabará se tornando obsoleta dentro de uma hora de jogo de qualquer maneira. Só gaste dinheiro depois de ter juntado 500.000 para o troféu “Royal Mint” para evitar gastar muito tempo farmando mais tarde!

 

Passo 2: Monstros Amaldiçoados (3 Horas)

Depois que a história e todas as missões secundárias estiverem concluídas, você deve estar no nível 65-70. Agora é muito mais fácil derrotar os monstros amaldiçoados (aqueles com uma aura roxa ao seu redor, que ficam imóveis em pontos específicos do mapa). Você só precisa derrotar os primeiros 50 para o troféu de ouro “Scourge of the Tainted“. Depois de derrotar 50 deles, outros 10 serão desbloqueados. Derrotar esses monstros adicionais é algo bom para subir de nível e se preparar para a décima Dreamer’s Door e seu chefe de nível 95, mas não é algo obrigatório.

Os monstros amaldiçoados são apenas versões mais difíceis dos monstros normais. Eles derrubam equipamentos melhores, dão muito dinheiro e XP. Eles também ficam marcados no mapa com um ícone roxo, então é bem fácil localizá-los.

Se por acaso você ainda não tiver acumulado as 500.000 moedas, possivelmente conseguirá farmar o que falta durante essa etapa.

 

Passo 3: Colecionáveis – Pedras dos Higgledies e Partituras musicais (3 horas)

Existem 30 Higgledy Stones e 31 Songbooks (mas você só precisa de 30/31). Você pode voltar a todos os lugares onde elas estão depois de concluir a história principal e coletá-las sem grandes problemas.

Para as pedras dos Higgledies, você precisará oferecer o presente correto para que o Higgledy saia lá de dentro e se junte ao seu time; apenas localizar a pedra não é o suficiente. A localização das partituras, pedras e presentes corretos está detalhada na segunda parte desse guia, na descrição desses troféus específicos.

 

Passo 4: Criação de itens e batalhas de campo (3 horas)

Com exceção dos troféus relacionados às Dreamer’s Doors (falaremos mais delas adiante), nesse ponto você possivelmente já poderá conseguir todos os troféus restantes. Concentre-se agora em criar 50 refeições, armaduras, armas, feitiços, Higgledies e fazer todas as 50 batalhas de campo do jogo.

Batalhas de campo (skirmish, no inglês) são aquelas batalhas realizadas no modo chibi (miniatura), nas quais você seleciona facções do seu reino para lutar contra um exército inimigo. Elas são assinaladas com um estandarte brilhante e estão espalhadas por todo o mapa.

Para conquistar o troféu “God of War“, é necessário vencer 50 batalhas de campo diferentes. Essa etapa é um pouco tediosa porque elas aparecem aleatoriamente (e, na minha opinião, são as partes menos divertidas do jogo). Ao completar todas as missões secundárias e missões da história principal, você terá cerca de 30 batalhas de campo já feitas. Dessa forma, será necessário encontrar e vencer mais 20 delas espalhadas pelo mapa. Essas batalhas normalmente podem ser finalizadas entre 5 e 10 minutos cada.

Se nesse ponto você ainda estiver distante de alcançar as 500 mil moedas, você pode criar um save adicional e realizar a criação dos itens necessários nele, e deixar outro save com o seu dinheiro intocado (a maioria dos itens exigem uma quantia em dinheiro para sua criação, então será preciso gastar parte dos seus recursos para produzi-los).

Passo 5 (opcional): Subir até o nível 85-95 (6 horas)

Opcional, mas altamente recomendado: o labirinto da décima (e última) Dreamer’s Door apresenta um chefe de nível 95. Além disso, ele possui uma barra de vida bastante grande. Se você estiver abaixo do nível 85, ele poderá te matar com um único golpe. Embora seja possível derrotá-lo em um nível baixo, é extremamente desafiador, e nem todos os jogadores estarão dispostos a tal desafio, principalmente porque, se você falhar, terá que repetir todos os 30 andares do labirinto final. No nível 70, a dificuldade será 9/10, mas no nível 95, será 1/10. Cabe a você decidir até que nível irá elevar seu personagem antes de se aventurar por aqui.

Honestamente, se não quiser arriscar perder tempo tentando, apenas reserve algumas horas para subir até o nível 95.

A técnica de subir de nível mais rápida é repetir o chefe final da história. Trave a mira nele com R3 e apenas continue pressionando quadrado por alguns minutos. No nível 70 e com um conjunto de Higgledies com poder de cura, não há como ele matar você. Basta derrota-lo, pular a cena final e recarregar seu jogo salvo em alguns minutos para reiniciar o processo. Essa é a maneira mais fácil, mas, obviamente, também é possível continuar se aventurando pelo mundo do jogo e enfrentando inimigos aleatórios até subir ao nível desejado.

No nível 95, você estará pronto para enfrentar a décima Dreamer’s Door. Como teste final de sua força, sugerimos derrotar os monstros amaldiçoado adicionais (51-60). O 60º monstro amaldiçoado é uma réplica do chefe final que você enfrentará no décimo labirinto, então já serve como treino. Faça um backup save antes do monstro amaldiçoado 60 e pratique com ele algumas vezes até se sentir confiante.

 

Passo 6: Labirintos das Dreamer’s Doors (2 horas)

Como o décimo labirinto é a parte mais difícil do jogo, é recomendável deixar essa etapa por último. Como já mencionado, o último labirinto tem um chefe de nível 95, o inimigo mais difícil do jogo. Os primeiros 9 labirintos são fáceis, você não terá problemas com eles e, se desejar, pode fazê-los ao longo do jogo. Apenas para o último labirinto é necessário subir ao nível 85-95.

Os labirintos são conjuntos de andares gerados aleatoriamente com uma sala de chefe no final. Eles vão se tornando cada vez maiores e mais difíceis (com mais andares e inimigos de nível mais alto). No entanto, se você tiver realizado todas as pesquisas no “Laboratório Multidimensional“, em Evermore, os primeiros nove labirintos serão bastante fáceis. As pesquisas liberam uma espécie de radar, que o guiará para as saídas e baús de tesouro, sendo possível ignorar vários dos inimigos e encontrar o caminho correto mais rapidamente.

As primeiras 9 Dreamer’s Doors fazem parte da missão secundária 002: Top Marks for Trying. Você recebe essa missão automaticamente durante o Capítulo 4. Ela marca os locais das primeiras 9 portas no mapa. A 10ª porta não estará marcada. Você obtém a chave para ela retornando à pessoa que te concedeu a missão, na biblioteca de Goldpaw, depois que as primeiras 9 portas estiverem completas. O décimo labirinto é encontrado na Faraway Island, a leste de Broadleaf (dentro da Faraway Woods, localizada nessa ilha).

Mais uma vez, ressaltamos que o décimo labirinto é quase impossível em níveis mais baixos, porque o chefe vai te matar com um único golpe. Apenas certifique-se de seguir as dicas detalhadas no Passo 5 para facilitar as coisas. Para as táticas de combate, veja o troféu “Dream Big”, na segunda parte desse guia.

Encerramos aqui a primeira parte do nosso guia! Confira AQUI a segunda parte, na qual cada um dos troféus é detalhado, tornando a jornada para platina de Ni no Kuni II: Revenant Kingdom mais fácil! Tem dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários, e até a próxima!

Esse guia foi construído a partir da tradução e adaptação do original em inglês, publicado pelo PowerPix