Sem dúvidas, o ano de 2019 está sendo bastante generoso para os fãs de Star Wars. Além do imenso hype para o Episódio IX da franquia, que chega aos cinemas em 19 de dezembro, também fomos brindados com um novo jogo ambientado nesse incrível universo intergaláctico. Distribuído pela EA Games e desenvolvido pela Respawn Entertainment, estúdio conhecido pela franquia Titanfall, Star Wars Jedi: Fallen Order pegou muitos de surpresa com o resultado final apresentado e vem conquistando o coração da crítica e do público (aproveite e confira também nossa análise completa do jogo).

Se você é um jovem Padawan e precisa de algumas dicas antes de se aventurar em Fallen Order, fique tranquilo! Preparamos um guia recheado de informações importantes, para garantir que sua exploração espacial seja a melhor possível. Vem com a gente e confira abaixo as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o jogo e seu gameplay.

O jogo é muito difícil?

Uma das informações que mais tenho visto por aí quando o assunto é Fallen Order é uma comparação com Dark Souls e Sekiro, por conta do modelo de combate utilizado pela Respawn e por uma presumida dificuldade elevada. Sim, isso é verdade em partes, e o jogo pode sim ser bem desafiador às vezes (eu mesmo morri no tutorial, haha). No entanto, não se assuste. Se você é um jogador mais casual e não está habituado com esse tipo de gameplay, Fallen Order oferece quatro níveis de dificuldade diferentes, e você pode alterar entre eles a qualquer momento. Tem dificuldade para os masoquistas de plantão e para quem só quer dar umas espadadas de vez em quando e curtir a história sem se preocupar. E, não importa a dificuldade escolhida, você ainda pode conseguir todos os troféus, se você gosta de coleciona-los.

O jogo é de mundo aberto?

Sim e não. O jogo te deixa livre para explorar os planetas como você quiser, mas o quão longe você pode ir nessa exploração depende do seu avanço na história principal, que irá te conceder as habilidades necessárias para ir cada vez mais fundo em cada um desses mapas. Apesar do jogo te induzir a visitar certos lugares e limitar até onde você pode ir em cada um deles, ainda assim os planetas são bastante grandes e possuem muitos inimigos e lugares escondidos e dificilmente você ficará entediado.

Devo voltar aos planetas que já visitei?

SIM! Mil vezes sim! Você vai reparar no mapa que muitos lugares ficarão marcados com a cor vermelha, indicando que você ainda não possui a habilidade necessária para avançar. Então, de tempos em tempos, sempre que você conseguir uma técnica nova com a força, ou uma atualização para o BD-1 – seu droid companheiro – volte aos planetas que você já visitou para conseguir novos recursos, eles serão muito importantes para o sucesso da sua jornada. Aproveite que você tem uma nave à sua disposição e não precisa pagar pelo combustível e faça bom uso dela.

Quem é BD-1?

BD-1 é um droid muito simpático que vai te acompanhar em sua jornada como Jedi (ele chega até você logo no começo da história, fique tranquilo). E ele é, sem dúvidas, o seu recurso mais importante. Use e abuse do robozinho, principalmente no começo do jogo. Muitas vezes ele vai saltar do seu ombro e chamar atenção para um ponto de interesse no cenário. Vá até lá e use o comando para escanear (apertar o direcional para baixo). Isso irá adicionar uma entrada nos seus arquivos e conceder pontos de experiência. E é justamente essa experiência que você precisa para liberar novas habilidades, que facilitarão sua jornada. Então, preste atenção no seu amiguinho e escaneie tudo que encontrar, inclusive os inimigos que forem derrotados ao longo do caminho.

Quais itens eu devo conseguir primeiro?

Tem dois recursos bastante importantes escondidos no planeta Bogano (o primeiro que você visita) e que podem ser adquiridos bem cedo. Um deles é o sabre de luz de lâmina dupla e o outro é um baú amarelo (o tipo mais raro), que contém uma melhoria para o BD-1, que permite que ele carregue mais estimulantes, utilizados para recuperar sua vida em batalhas. Para acessá-los, é preciso concluir a primeira parte da história no planeta Zeffo. Evitando os spoilers, ao fazer isso, você irá liberar a habilidade de empurrar coisas utilizando a força – isso serve também para derrubar paredes e abrir passagens.

Após conseguir a habilidade, ainda em Zeffo, você encontrará uma mesa de melhoria derrubando uma parede no Weathered Monument (essa região fica logo depois dos moinhos de vento e das rampas de gelo, para uma melhor localização, veja o vídeo abaixo). Nessa mesa, você poderá consertar o pé do BD-1, permitindo que ele possa hackear fechaduras e conceder acesso a baús e portas antes inacessíveis.

Tendo conseguido a habilidade de empurrar e consertado BD-1, volte a Bogano. Ali, logo à frente de onde a nave Mantis é pousada, há um cômodo subterrâneo com um puzzle (mova a esfera de metal com a força até ela cair sobre o bocal). Isso irá abrir passagem até um baú amarelo, com um upgrade para os estimulantes. Aqui também tem um pet para a sua nave escondido atrás de uma parede, basta derrubá-la e ele irá correr e se abrigar na Mantis (não faz nada, mas é fofo, então tá valendo). O vídeo abaixo mostra onde o animalzinho se esconde, é nesse mesmo cômodo que está o puzzle da bola de metal:

Tendo aumentado o número de estimulantes, agora resta pegar o sabre de luz duplo, ainda em Bogano. Para isso, você precisa ir até a oficina abandonada (veja como chegar lá no vídeo abaixo). Após hackear a entrada com a ajuda do BD-1, você terá acesso a uma mesa de melhoria, que irá liberar essa função em seu sabre de luz. Ela é especialmente útil para lutar contra múltiplos inimigos, mas vale lembrar que causa menos dano do que o sabre convencional, então tenha isso em mente e pondere bem quando usar uma versão ou a outra ao longo do jogo.

Preciso dizer, no entanto, que o método acima é o método “fácil” de conseguir o sabre, mas exige que você avance um pouco mais na história. Mas, se você for impaciente e encarar um bom desafio, dá para conseguir o sabre duplo ainda mais cedo, antes mesmo de explorar Zeffo. Para isso, basta ir direto a Dathomir, passar por alguns inimigos – bem difíceis, devo ressaltar – e chegar até uma mesa de melhoria, que também libera a função do sabre. Cabe a você avaliar qual a melhor opção de acordo com suas habilidades. Abaixo segue mais um vídeo com a localização exata, dessa vez em Dathomir. Preciso dizer, no entanto, que fiz esse percurso específico e, por algum motivo, ao chegar na mesa, meu jogo bugou e não mostrou a animação do Cal fazendo a melhoria, por consequência não liberando o sabre duplo. Só consegui fazendo o método de Bogano, descrito acima (no entanto, acredito que foi apenas azar meu, pois muitos outros jogadores fizeram o método Dathomir e conseguiram sem problemas; e sim, o jogo está com alguns bugs e travamentos em telas de loading desde o lançamento, que a Respawn prometeu corrigir em um patch futuro).

Preciso derrotar todos os inimigos que aparecerem no meu caminho?

Não, não precisa. Apesar de não ganhar experiência, muitas vezes é possível avançar por um grupo maior ou mais difícil de inimigos sem derrotar todos eles. No entanto, tenha em mente que muitos deles continuarão te perseguindo até onde puderem. Uma boa abordagem, no entanto, é usar o cenário a seu favor. Abuse de seus poderes de Jedi, deixando os inimigos mais lentos e, após liberar a habilidade de empurrar, os derrubando de lugares altos. Consegui evitar muitas lutas contra adversários mais difíceis apenas os atirando de precipícios. A força é sua amiga, não tenha medo de utilizá-la. E, devo dizer, uma das partes mais divertidas é justamente aprender a utilizar os combos com o sabre de luz combinados com suas habilidades com a força, de forma que o combate nunca é tedioso. Aproveite, experimente, encontre seu estilo e tudo ficará bem. Uma última dica: sempre que você meditar para recuperar sua saúde, os inimigos já derrotados pelo mapa ressurgirão, então tenha isso em mente durante sua exploração.

Eu morri e perdi minha experiência acumulada. E agora?

Calma, nem tudo está perdido! Quando você morrer em batalha, você terá a chance de enfrentar mais uma vez o inimigo que te derrotou e recuperar aqueles pontos de experiência tão valiosos. Vai ser fácil identifica-lo, porque ele estará coberto com uma aura dourada. Ao dar o primeiro golpe nele, você recuperará os pontos perdidos e, não apenas isso, também verá sua barra de saúde e de força se encherem por completo, então use isso a seu favor.

Eu quero lutar com um sabre de luz cor-de-rosa e também quero usar um sabre de luz em cada mão. Como faço?

A maioria das habilidades e customizações acontecem naturalmente, conforme você avança na história, então não se preocupe. Sempre se certifique de abrir todos os baús, já que boa parte das roupas, pinturas da nave e do BD-1 e materiais de customização de sabre de luz é encontrada lá. Minha dica final é aproveitar bem cada momento, explorar o máximo que puder cada cenário e não se estressar com os lugares inacessíveis. Eles não são um empecilho, estão apenas indicando que ainda não é a hora certa de ir até lá. Então, não se preocupe tanto, se divirta e, quando menos esperar, seu sabre de luz cor-de-rosa chegará até você.

 

Bem, meu caro Padawan, essas são minhas dicas para que você tenha um bom início de jornada em Star Wars Jedi: Fallen Order. Espero que elas sejam úteis e que você se divirta tanto quanto eu. E, caso você já tenha começado sua aventura, não deixe de comentar o que está achando do jogo e se tem alguma outra dica que gostaria de recomendar. Nos vemos no espaço, e que a força esteja com você!

Star Wars Jedi: Fallen Order está disponível para PS4, Xbox One e PC.