Ano novo, outro battle royale. O gênero que parece nunca morrer e ganhar força cada vez mais possui um novo integrante na família. Lançado no começo do mês passado, sem cerimônias nem marketing, Apex Legends pertence ao mesmo mundo da ótima franquia Titanfall, trazendo novos elementos e mudando algumas mecânicas. Apex traz uma seleção de heróis icônicos com especialidades diferentes (à lá Overwatch) em uma partida com 60 outros jogadores de esquadrões de três.

Como todo battle royale, estratégia é primordial para ganhar as partidas, e em Apex Legends não é diferente. Apesar de ser um jogo rápido e dinâmico por sua movimentação fluída, é necessário saber de algumas coisas e dominar as mecânicas em função matar mais inimigos e se tornar o tão desejável campeão ao final de cada jogatina. Reuni algumas dicas que encontrei internet a fora e outras por própria experiência de jogo. Vamos lá:

Use e abuse do sistema de ping

Sendo uma das mecânicas mais prestigiadas e engenhosas em Apex Legends, o sistema de ping permite que o jogador forneça diversas informações, de maneira rápida e eficiente, para o resto do seu esquadrão. Apontar e marcar algum lugar que já foi vasculhado, indicar a presença de outros jogadores próximos, avisar que você está de olho em certa área ou está procurando por algum loot específico ajuda e muito na hora de se comunicar, principalmente se você for do tipo que não curte falar no microfone com estranhos – como é o meu caso.

Apertar e segurar o botão de ping te abre várias outras opções que mencionei acima. Não perca oportunidades e marque para seu time qualquer coisa de relevância nas redondezas e planeje de forma eficiente seu próximo movimento – sem dizer uma única palavra.

Não perca tempo mirando na cabeça

Esse ponto pode gerar certa controvérsia, mas tenho algumas razões pra isso: Apex é um jogo extremamente rápido. Muito diferente de PUBG e Fortnite, agilidade é altamente recompensada se pensada de maneira eficiente, e perder tempo tentando achar a cabeça do seus oponentes pode ser um problema. A maioria das armas possui uma cadência de tiro relativamente alta, e com os adereços certos, você estará dizimando a armadura dos seus oponentes com certa rapidez. Claro, acertar headshots sempre são bem vindos, mas o “custo x benefício” de sempre ir para o ponto mais alto do corpo pode não compensar numa troca de tiro frenética.

Esse ponto é válido principalmente com personagens de hitboxes maiores, como Gibraltar e Caustic. Escopetas como Peacekeeper e EVA-8 destroem armaduras com muito mais facilidade e podem de dar uma abertura maior para encaixar mais tiros diretamente na vida dos outros jogadores. A submetralhadora R-99 possui uma das cadências mais altas do jogo e também é uma ótima pedida para comer escudo com farinha.

Em suma: garanta mais acertos no corpo dos seus inimigos do que tentando a sorte na cabeça deles.

Saiba usar as habilidades nas horas certas

Apesar de ser mais subjetivo, esse tópico ainda é de suma importância. Sendo também um hero shooter, os personagens em Apex Legends possuem habilidades que podem ser usadas com uma certa frequência e com certeza vão te dar uma mãozinha na hora que a chapa esquentar. Por conta disso, é necessário saber a hora certa de usar essas habilidades, principalmente seu ultimate. Mirage, por exemplo, é o mestre de desviar a atenção dos seus inimigos: se esconda da vista deles e use seu holograma para causar uma distração; jogue o zipline do Parthfinder quando estiver fugindo da área; crie o portal da Wraith entre uma área segura e o ponto de respawn dos companheiros de equipe se tiver que revive-los, e assim por diante.

Seu senso de jogo vai se desenvolvendo a medida que você jogar com mais personagens e adequar melhor suas habilidades para cada tipo de situação.

Preste atenção nos sons e nos indicadores de dano

Ao acertar um tiro no seu alvo, números vão subir na tela indicando o tanto de dano infligido e se o inimigo possui armadura. Se sim, o símbolo da armadura vai aparecer do lado do marcador de dano, informando também o nível do escudo que o jogador está usando: branco, azul, roxo etc. Dependendo do escudo e da quantidade de acertos que você conseguiu, a armadura irá quebrar e fazer um barulho bem satisfatório e notável. Preste atenção nesses sons e no dano que você deu para determinar seu próximo movimento.

Sabendo que seu inimigo não tem mais escudo te dá duas opções: 1) partir pra cima de forma agressiva e se aproveitar da vulnerabilidade, levando em conta que ele provavelmente vai estar se curando ou 2) pipocar granada em todas as direções para cobrir a maior área possível. Mesmo indo de forma agressiva, lembre-se que o jogo é em equipe e sempre leve em conta que os teammates estarão por perto. Nessas horas aproveite das bombas de fumaça da Bangalore ou o scan de área do Bloodhound. E falando em granadas…

Não subestime as granadas

Embora ocupe uma área relativamente importante do seu inventário, nunca deixe de levar pelo menos duas granadas com você. As granadas arc-star (que parecem uma shuriken/estrela ninja) explodem causando dano e um pulso eletromagnético, afetando mobilidade e visão dos personagens. É uma ótima pedida para fazer controle de área e avacalhar quem estiver por perto, te dando mais chance de reação caso a coisa fique apertada. A de fragmentação é o tipo clássico de granada: puxe o pino, jogue e espere explodir. A explosão é mais forte que a da arc-star e cobre uma área singelamente maior. Por último, temos uma grana incendiária que forma uma ”barreira” de fogo, causando dano com o tempo para quem estiver perto. Uso mais como um dispositivo tático do que de dano, ótimo para cercar áreas específicas ou te ganhar tempo para reviver seus companheiros de esquadrão.

Levando isso tudo em conta, reforço o que disse no começo: SEMPRE leve granadas com você e não esqueça de usá-las sempre que necessário.

Movimentação é a chave pro sucesso

Se você jogou Titanfall antes de Apex Legends, vai notar muita coisa em comum entre os jogos. Não apenas as armas são praticamente as mesmas, mas a movimentação é algo de extrema importância na mecânica central. Tirando pulo duplo e correr na parede, as lendas em Apex são capazes de tanta versatilidade quanto os pilotos em Titanfall – deslizar e escalar paredes fazem com que o dinamismo dos personagens causem um impacto no gameplay. Resumidamente, não fique parado. Não pense que você está jogando PUBG ou precisa ficar se escondendo para ter vantagem: saber se movimentar É a vantagem.

Corra por alguns segundos, deslize e pule para cobrir maior chão e não perder a fluidez. O jogo também não possui dano de queda, não tenha medo de pular de lugares altos e já emendar a corrida logo em seguida. Pra quem curtia o gancho em Titanfall, masterize a movimentação com o Pathfinder e as combinações serão enormes.


Tem mais dicas pra dar ou quer corrigir alguma besteira que eu falei? Sinta-se a vontade para ajudar os outros leitores, nos comentários abaixo. Essas são dicas mais gerais e que devem te dar uma mãozinha, independente da plataforma. Há outras dicas específicas – principalmente para PC – que não cobri por justamente não poder ajudar quem não joga na plataforma não mencionada.

Apex Legends está disponível para PS4, Xbox One e PC gratuitamente.