O sucesso de GTA V é algo conhecido e está bastante documentado, mas um novo relatório da MarketWatch oferece mais informações sobre o impacto recorde do popular jogo da Rockstar.

O site informa que, com 90 milhões de vendas em todo o mundo e 6 bilhões de dólares em receita, GTA V é o “título de mídia com maior sucesso financeiro de todos os tempos”. Embora o relatório faça comparações principalmente com filmes, o recorde possivelmente inclui livros, música e outros produtos de entretenimento.

A receita de 6 bilhões de dólares, por exemplo, está muito além dos 4 bilhões alcançados pelos filmes com maior sucesso de vendas da história, como Star Wars e Gone With The Wind (ajustados pela inflação, e acrescentando vendas de DVDs às bilheterias de 3 bilhões).

Mesmo o filme de maior bilheteria de todos os tempos – Avatar de James Cameron, que faturou 2,8 bilhões de dólares – não consegue igualar nem a metade da quantia lucrada por Grand Theft Auto V.

Não está completamente claro se os 6 bilhões de GTA V são baseados puramente em vendas, ou se incluem os “gastos recorrentes do consumidor”, que o título ainda está arrecadando graças ao multiplayer online.

Grand Theft Auto V segue na liderança isolada quando tem seus lucros comparados com os de outros jogos. Os concorrentes mais próximos incluem Call of Duty: Modern Warfare 3 e Black Ops, que alcançaram 26,5 milhões e 24,2 milhões de vendas, respectivamente – muito aquém da contagem total de unidades de GTA V.

Mesmo dentro da própria franquia, seria preciso combinar as vendas de GTA III, Vice City, San Andreas e GTA IV para corresponder aos números alcançados por GTA V.

Claro, existem algumas circunstâncias que ajudam a justificar tais números. O multiplayer online regularmente atualizado e expandido vai muito além dos títulos antecessores da franquia GTA e diferem até mesmo de outros jogos AAA (a maioria deixa de lançar conteúdo para o multiplayer após um ano de lançamento).

Também vale a pena lembrar que os 90 milhões de cópias incluem duas gerações de vendas, graças às edições no PS3 e no Xbox 360, com muitos consumidores acabando por adquirir uma segunda cópia quando atualizaram para o PlayStation 4 ou Xbox One.

Mesmo com os lançamentos mais recentes, Grand Theft Auto V ainda foi o sexto jogo mais vendido de 2018 nos EUA (até agora), o terceiro maior jogo no Reino Unido e na Europa, e ainda se mostra totalmente capaz de continuar marcando presença nas listas de mais vendidos quatro anos após o seu lançamento.

O analista da Cowen, Doug Creutz, ressaltou que GTA V continua sendo um “caso único“, com poucos outros títulos de consoles que provavelmente alcançarão tal sucesso. Mesmo o novo Red Dead Redemption 2, ou um possível Grand Theft Auto VI, num futuro distante, provavelmente não corresponderão a essas vendas.

Isso não quer dizer que a Rockstar não terá outros grandes sucessos”, continua Creutz. “Pode acontecer – mas outro igual GTA V é algo improvável”. Como ressalta o analista, “Michael Jackson tinha muitos álbuns de sucesso, mas ele só tinha um Thriller“.

Via Game Industry