Você já parou pra pensar em quantos personagens poderosos se tornaram icônicos graças a um belo empurrãozinho dos itens que utilizavam?

É bem verdade que itens, de uma forma geral, fazem a diferença mas… você preferiria empunhar a Master Sword ou comer um cogumelo que te deixa mais parrudo?

Na história dos jogos as lâminas, pistolas ou qualquer outro tipo de item considerado uma arma, tem papel importante na narrativa de toda sua biografia.

Tramontina, corte rápido!

Espadas longas, curtas, super afiadas ou com aparência de velhas. Katanas, uchigatanas… Espada montante! Espada bastarda! Facas, floretes ou o que for.
Ahhhh… as espadas. Quem não gosta delas, não é mesmo?

Atualmente venho totalmente mergulhado no universo de Breath of The Wild, jogo este que te ensina que qualquer coisa pode ser usada como arma – até mesmo as mortíferas galinhas, que podem ser arremessadas contra inimigos para que eles acertem elas e… Bem, o resto você já sabe. Mas esse artigo não tem o intuito de falar de armas banais. Então por que o exemplo do novo Zelda?

Calma. Eu explico.

No novo capítulo do herói do tempo, o sistema de armas é o diferencial. Nele as armas não duram muito. Elas quebram e simplesmente se vão. Com excessão de uma arma: a Master Sword. A lendária espada do Link nunca foi tão bem tratada e merecedora de ser colocada em um pedestal. Dentro de um jogo onde ate as armas mais incríveis podem se partir, entregar a habilidade de ser indestrutível a Master Sword faz dela uma arma para jamais ser esquecida – por mais que ela já tivesse esse valor.

Pedestais com espadas também não faltariam na franquia Final Fantasy. Poderiamos destacar a clássica Buster Sword de Cloud ou mesmo a elegante Masamune do imponente Sephiroth. Mas, dessa vez, deixo para grifar a lâmina do Squall, do FFVIII: A Gunblade. Uma espada que também atira não pode passar despercebida. Aliás FFVIII, além de uma grande história e carisma, deve ser reconhecido por ter um dos protagonistas mais estilosos de sua franquia. Nada como uma espada maneira para embelezar o seu look, né?

Todo meu amor ao “Bang-Bang”

Nem toda pistola maneira precisa estar atrelada a uma espada – não que sejam muitas, mas respeite o gancho.

Em Bayonetta as armas de fogo fazem a vez. A personagem de nome homônimo a franquia empunha duas pistolas pra lá de inesquecíveis – um duelo com McCree ao meio dia daria o que falar. Aliás, mulheres com pistolas são um expoente dos jogos. Lara Croft com suas pistolas automáticas fazia chover nos tempos do PS1. A personagem, que ficou eternizada no gênero de aventura, protagonizou o seu segundo título no PS1, onde muitas armas novas foram adicionadas e engrandeceu mais a franquia Tomb Raider. Tinha um tanto de desafio bizarro e uma penca arma pra usar. De arma a Lara entende, meus amigos. Drake que não se meta de engraçadinho com ela.

Armas de fogo “comuns” a parte, não podemos deixar de louvar o canhão de pulso do eterno Megaman. Megaman que, tal como Tomb Raider, foi um protagonista e tanto na geração do PSOne. Megaman X3 foi definitivamente um mega jogo – me perdoem por essa. Fora a nossa diva Samus, que tal como o parente distante da Capcom, botava todo mundo pra correr com seu canhão.

Falando em canhões, esse artigo não poderia ignorar a bazuca do Resident Evil. O que ela tem demais? Bom, ela só tinha quatro balas. Mas era destrutiva em níveis cavalares. E vale lembrar que se você quisesse ter uma teria que zerar o jogo em menos de 3h. E aí, acha que tens o necessário para esmagar essa bazuca?

Escolha sua arma!

Seria impossível citar nesse artigo todas as armas que marcaram o mundo dos jogos. Mas o que vale é a tentiva.

Mesmo sem detalhar, não podemos deixar de citar armas icônicas como o chicote dos Belmont em Castlevania, o martelo do Shao Kahn, a Saw Cleaver de Bloodborne, as milhões de espadas do Noctis no recente FFXV ou mesmo a arma de água do Mario em Super Mario Sunshine.

Seja para mandar fantasmas pro beleléu como em Luigi Mansion ou embelezar o visual como o Kung Lao, as armas são sempre um motivo a mais para você apontar seus personagens favoritos.

Agora escolha sua arma! Qual na sua opinião é a arma mais badass da história dos games?