Graças a toda a polêmica envolvendo Watch Dogs e seu downgrade, desde sua primeira apresentação na E3 de 2012. Discutimos um pouco disso num post anterior. Vale lembrar que downgrade não é uma exclusividade do Watch Dogs, pois já aconteceu com Far Cry 3 e Uncharted 3, que são os jogos que me vem a mente agora, mas com certeza já aconteceu com outros.

Mas toda essa situação me fez ficar com uma dúvida na cabeça: os gráficos deviam importar tanto assim?

Não. E vou explicar aqui o motivo disso.

Vamos começar pelo óbvio, ninguém estava empolgado, por exemplo, com Watch Dogs, só por causa de seus gráficos, mas sim pelo seu conceito, sua história e jogabilidade. O fato de ser um sandbox que você tem a liberdade para fazer o que quiser, hackear o que quiser, quando quiser que nos chamou atenção. Lógico que o gráfico acabou sendo um ponto de destaque disso, mas o que realmente se destaca é o conceito do jogo.

Muitas pessoas pensam de outra forma e acham que gráficos importam sim. Mas assim que chegam em casa, ligam seu PlayStation 3 e vão jogar Shadow of the Colossus HD, ou seu Legend of Zelda: Wind Waker no GameCube…

Não quero dizer que os jogos tenham que ter um gráfico de PlayStation 2 e sim que mesmo nessa geração com gráficos excelentes, nós abrimos mãos de certos jogos para jogar outros games do passado que se destacaram em sua história e conceito, provando assim que o gráfico esta lá para apenas melhorar algo que já é bom, mas que não deve ser o que precisa ser levado em consideração como uma prioridade.

Lógico que gráficos importam numa perspectiva comercial, pois muitos jogos se destacam graças a isso, porém, o que eu estou discutindo aqui é que gráficos de encher os olhos não são necessários para a diversão.

O que houve com o Watch Dogs é simples, aconteceu o downgrade, mas os gráficos ainda estão bons e com certeza você que fez a pre-order do jogo, quando colocar suas mãos no game pela primeira vez, vai se divertir como esperava que iria quando assistiu ao primeiro trailer de Watch Dogs na E3.

Agora entendam, não estou defendendo o downgrade ser correto, mas sim aproveitando para desabafar sobre toda essa repercussão ser algo que as pessoas não deveriam se preocupar tanto.