O Google anunciou que vai abrir um novo data center na Finlândia, investindo alto nas novas instalações, cerca de € 600 milhões. Segundo a Reuters, o novo centro de dados será localizado na cidade de Hamina.

A procura por serviços do Google está crescendo diariamente e estamos construindo essa nova infraestrutura de data center para atender essa demanda”, disse Antti Jarvinen, diretor de comunicação do Google da Finlândia.  

O alto investimento deve ser impulsionado, em partes, pela chegada do Stadia, o serviço de streaming de games do Google, anunciado recentemente.

De acordo com a empresa, uma conexão de 25mb será o suficiente para os jogadores acessarem jogos de alta performance, como Assassin’s Creed Odyssey, ou ainda o próximo Doom Eternal, tudo em 4K e a 60fps. Um alto investimento em data centers ao redor do mundo é a única forma do serviço ser oferecido com essa precisão.

Hamina já abriga um data center do Google, que custou cerca de € 800 milhões e de acordo com a empresa, utiliza a água do mar do golfo da Finlândia para reduzir o uso de energia e ter uma operação mais eficiente. O novo data center deve ser construído da mesma forma.

Outros grandes data centers europeus do Google estão na Holanda, Irlanda e Bélgica.

Com tanto investimento por parte do Google, podemos esperar um serviço de máxima qualidade do Stadia.