A atual popularidade de Fortnite não é nenhum segredo, e isso está bastante evidente nos dados de visualização do jogo no Twitch.

Antes de Fortnite chegar, PlayerUnknown’s Battlegrounds (ou PUBG, para facilitar) era a grande sensação no serviço de streaming. O jogo dominou o Twitch consistentemente, trazendo mais espectadores do que os maiores jogos na história da plataforma, como League of Legends e Dota 2.

Agora, parece que temos um novo fenômeno. Fortnite, principal concorrente de PUBG, destronou o antigo líder na plataforma para se tornar o jogo mais transmitido e mais assistido no Twitch. O rastreador Sully Gnome vem acompanhando esse aumento de popularidade desde que o jogo adicionou um modo Battle Royale.

Embora PUBG tenha mantido sua liderança até o início de fevereiro, a partir do dia 09 daquele mês Fortnite começou a atrair mais espectadores diários do que seu rival. Desde então, PUBG iniciou um declínio constante na audiência, e Fortnite continuou a subir.

Ironicamente, a grande maioria dos streams são do modo Battle Royale, apesar de não existir uma maneira de dividir com precisão os números dos dois diferentes modos de jogo presentes em Fortnite (muito embora não sejam necessários números exatos para perceber qual modo é mais popular, basta acessar o Twitch).

A contagem mais recente tem Fortnite com mais de 152.000 espectadores, em comparação com os 67.000 de PUBG. Esse aumento de popularidade pode ser atribuído ao crescente número de canais no Twitch que jogam o jogo regularmente.

Agora, mais de 8.000 canais transmitem Fortnite diariamente, em comparação com apenas 2.000 para o PUBG, um aumento que começou no final de janeiro e continua a crescer até hoje.

Um relatório complementar, que examinou os últimos 30 dias no Twitch, revela que Fortnite supera PUBG em quase todas as categorias. PUBG caiu para o número três no mesmo período, mas ainda conseguiu alcançar o maior pico de audiência entre os três primeiros colocados. Se observados apenas os últimos 14 dias, essa vantagem se torna muito menor.

Isso se deve, em grande parte, à associação de PUBG com alguns dos maiores canais do Twitch. DrDisRespect e Shroud são os dois mais populares, e cada um obtém mais de 30.000 visualizadores simultâneos sempre que estão transmitindo. PUBG é o jogo que eles mais transmitem, então não é difícil entender porque ele ainda mantém sua relevância na plataforma de streaming.

No entanto, essa realidade está começando a mudar lentamente, e os dados gerais do jogo no Twitch parecem confirmar isso. Nos últimos dias você pode dizer claramente quando Shroud ou DrDisRespect estão transmitindo PUBG, porque é possível vê-lo ocupando o primeiro ou segundo lugar entre os jogos transmitidos, o que não acontece quando esses canais estão transmitindo outros jogos ou estão offline.

E você, qual jogo mais acompanha no Twitch, PUBG ou Fortnite?

___

Via VG24/7