Inspirado por Final Fantasy Theaterythmn: Curtain Call, e para dar continuação à coluna dedicada a trilhas sonoras de games, trago a vocês uma de minhas franquias favoritas: Final Fantasy. Grande parte das trilhas saiu da mente do grande Nobuo Uematsu, que também é responsável pela trilha de jogos como Chrono Trigger e Super Smash Bros Brawl.

Se você já jogou mais de um título da série, com certeza se lembra do clássico tom da tela inicial de cada jogo ou mesmo dos temas de batalha. Aqui trago para vocês, algumas músicas que se destacam em cada jogo, considerando apenas os principais games da série (Final Fantasy à Final Fantasy XIV).

Final Fantasy I

Como falar das músicas de FF sem destacar o primeiro som quando um novo jogo é iniciado. Clássica, essa música tornou-se essencial para qualquer novo capítulo da série.

Final Fantasy II

Final Fantasy II foi marcado pela música Rebel Army Theme , que é tocada na cidade de Altair, quando o personagem encotnra com a Wild Rose Rebellion, ou Rebel Army. Composta de dois momentos, um mais calmo e um outro momento que lembra uma música de apresentação de um exército real.

Final Fantasy III

O tema principal de Final Fantasy III chama-se Eternal Wind e é umas das mais belas músicas da série,  Tocada no mapa do jogo, a música tem um tema calmo e tranquilo, que lembra uma viagem. Você poderá passar horas parado no mapa, apenas para ouvi-la.

Final Fantasy IV

Para o quarto segmento da série, gostaria de destacar a música Theme of Love, que traz ao jogador todo sentimento de Rosa por Cecil. A música é calma e passa uma grande paz e emoção ao jogador quando tocada no jogo.

Final Fantasy V

Chega de música calmas e românticas, em Final Fantasy V o que se destaca é a tensa e agitada música tema do chefão final, Neo ExDeath. Com uma rápida batida e uma mistura de diversos instrumentos, essa música consegue ambientar perfeitamente a tensão desta luta.

Final Fantasy VI

Um dos destaques do segundo album dos Black Mages ( grupo composto por Nobuo Uematsu e outro compositores, focado em criar outras versões das músicas de Final Fantasy ), Dancing Mad é o clássico que representa Final Fantasy VI nesta lista.

A música é tocada na última batalha do jogo e é composta de quatro momentos(por isso sua longa duração), tocados nas três batalhas de monstros que precedem Kefka, o chefão final que segue com o clímax da música.

Final Fantasy VII

Este jogo contém o clássico dos clássicos de Nobuo Uematsu, One Winged Angel, tema de Sephiroth, personagem mais icônico e popular de toda a série. A música é pesada e com vocais ao maior estilo “Era”, retrata muito bem a personalidade do vilão.

Deste mesmo jogo, gostaria de ressaltar o tema de Aerith que é outra música repleta de sentimento e que pode fazer lágrimas escorrerem para os que jogaram este capítulo. A cena onde essa música tem início é uma das mais tristes e emocionais de todos os jogos da série. Lembro-me de quando joguei pela primeira vez este jogo, com 15 anos, foi a primeira vez que fiquei realmente triste jogando Final Fantasy.

Final Fantasy VIII

Para o oitavo capítulo da série, vale destacar Liberi Fatali, que é tocada durante a intro do jogo. A música traz uma orquestra junto com alguns trechos de canto e durante a luta de Leon e Seifer, torna-se mais rápida e agitada. A música também foi utilizada pela seleção Americana de Nado Sincronizado nas olimpiadas de Atenas em 2004.

Final Fantasy IX

Este é meu jogo favorito da série e a melhor música aqui é You Are Not Alone, tocada quando Zidane descobre suas origens. A música é sutil e envolvente:

Também em Final Fantasy IX, temos a cidade de Treno, onde você passou ou passará horas jogando cartas e participando de leilões. Com um tema diferente de outros já vistos na série, ao som de um piano apenas, esse é outro destaque de Final Fantasy IX

Final Fantasy X

Impossível falar de Final Fantasy X sem falar de To Zanarkand, esse é o segundo maior clássico de Nobuo Uematsu, perdendo apenas para One Winged Angel, citado a pouco, em FF VII.

Essa é a primeira música tocada no jogo, ela traz uma carga emocional incrível que você poderá sentir ao jogar esse clássico ( também disponível em HD para PS3, confira o review).

Final Fantasy XI

Final Fantasy XI foi o primeiro capítulo a levar a série a uma experiência Online e uma das poucas músicas compostas por Nobuo Uematsu é o destaque: Ronfaure é tocada nas regiões East e West Ronfaure, seu tema é sutil e calmo, lembrando muito dos temas de mapas de outros jogos da Série.

Final Fantasy XII

Giza Plains possui uma das trilhas sonoras mais animadas e divertidas como tema de um mapa de todos os jogos da série. Com dois momentos, um mais calmo e um mais agitado, lembrando a chegada de um exército, a música retrata os perigos encontrados nas planícies.

Final Fantasy XIII

Dust to Dust é minha música favorita de Final Fantasy XIII pelo fato de possuir um vocal suave e um ritmo único. A música é tocada como fundo na região de Oerba, que é a cidade do “Gran Pulse”, terra natal de Fang e Vanille.

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Dificil escolher uma música entre tantos destaques de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, mas a que mais me chamou atenção foi Answers, que é o tema principal deste capítulo da série. Divulgada no trailer A New Beginning, a música retrata toda a destruição do mundo e seu renascimento, que representa o re-lançamento de Final Fantasy XIV como A Realm Reborn. A música é densa e pesada, mas no final torna-se alegre e característica para a série.

Menção Honrosa:

Em praticamente todos os jogos temos a presença de Chocobos e uma música característica para esses animais tão característicos da série.

Veja um compilado com todos os temas de Final Fantasy II à Final Fantasy XII

Essas são algumas músicas que chamam atenção na série. Se você achar que faltou algo na lista, pode comentar aí.

CT_Chocobo