Atualização

Phil Spencer, presidente da divisão Xbox, declarou que o contrato de exclusividade com a Crystal Dynamics, produtora de Rise of the Tomb Raider, é temporário. O jogo será lançado no final de 2015 para Xbox 360 e Xbox One, e a Crystal Dynamics é livre para fazer o que bem entender após o vencimento do acordo.

Phil Spencer não revela o tempo que durará a exclusividade. O certo é que a Microsoft pagou uma determinada quantia, a qual se recusou a revelar, explicando que são “apenas negócios“.

Leia a notícia completa: Rise of the Tomb Raider é exclusivo temporário, confirma Phil Spencer

História Original

A Gamescom 2014 mal começou e já temos metade da internet xingando e marchando com tochas na mão em protesto à Crystal Dynamics, a produtora do reboot de Tomb Raider em 2013 e do novíssimo Rise of the Tomb Raider.

[quote align=’right’]Rise of the Tomb Raider agora é exclusivo do Xbox One[/quote]

Conforme noticiamos mais cedo, Rise of the Tomb Raider está na mãos da Microsoft e será exclusivo para Xbox One.

A maioria dos fãs de longa data se revoltaram com a “estranha” decisão da empresa em transformar uma franquia, que tinha presença em diversas plataformas, num exclusivo da noite pro dia, e floodaram todos os canais de notícias com os dedos ferventes.

A produtora não ficou na dela, e já se adiantou para tomar frente às críticas. Leia o comunicado:

Querida comunidade de Tomb Raider,

Como vocês provavelmente viram, nós recentemente anunciamos Rise of the Tomb Raider para o final de 2015 exclusivamente para Xbox. Nós consideramos todos vocês como o sangue que dá vida a franquia e todo o nosso trabalho que fazemos aqui na Crystal. Eu gostaria de dar a vocês algum insight sobre essa decisão, e o porquê nós sentimos que  essa é a melhor coisa para a sequência de Tomb Raider que estamos fazendo no estúdio.

Tomb Raider em 2013 foi um sucesso em grande parte devido ao seu contínuo suporte. Nosso objetivo sempre foi entregar algo realmente especial com Rise of the Tomb Raider. O anúncio de hoje com a Microsoft é um passo para nos ajudar a colocar Tomb Raider como o jogo top de ação e aventura. Nossos amigos na Microsoft sempre viram um grande potencial em Tomb Raider e acreditaram na nossa visão desde o primeiro anúncio do reboot na E3 2011. Nós sabemos que eles vão apoiar esse jogo mais do que qualquer outro tipo de suporte que eles nos deram no passado – acreditamos que esse vai ser um passo para colocar Tomb Raider como uma das maiores franquias de games atualmente, com a ajuda, crença e suporte como um parceiro igual a Microsoft.

Isso não significa que estamos nos distanciando dos fãs que jogam no PlayStation ou PC. Esses são ótimos sistemas, com grandes parceiros e comunidades incríveis. Nós temos Lara Croft and the Temple of Osiris em ambas as plataformas e Tomb Raider: Defitinive Edition no PS4.

Nós sabemos que deve ter muito mais perguntas e preocupações acerca dessa decisão. Por favor, nos envie essas perguntas e iremos responder prontamente. Enquanto isso nós iremos tentar fazer algo realmente especial – o Tomb Raider mais ambicioso já feito.

Obrigado,

Darrell Gallagher
Chefe de estúdio da Crystal Dynamics

O texto original está no Tumblr oficial do jogo, com a contagem de mais de 2600 comentários raivosos e pedindo explicações. Se bem que, se essa pressão continuar, é possível que em breve vejamos o game virar multiplaforma (como deveria ser).

Confira a cobertura da Gamescom 2014

[one_half]

Xbox Gamescom 2014

[/one_half]

[one_half_last]

PlayStation Gamescom 2014

[/one_half_last]