Já falamos aqui no Jogazera da customização de personagens em The Elder Scrolls Online. Hoje a Bethesda divulgou outro vídeo do jogo, dessa vez mostrando o sistema de evolução dos personagens.

Em The Elder Scrolls Online será possível adquirir pontos experiência basicamente matando monstros e completando quests, e estes pontos podem ser usados para evoluir o seu personagem. É possível gastar os pontos de experiência em Attributes ou Abilities. Existem três tipos de atributos: Health, Magicka e Stamina. Bem simples. Já as habilidades funcionam de forma mais complexa, e determinam a inclinação (ou especialização) do seu personagem.

Quando seu personagem atingir um nível elevado em determinada habilidade, será possível “morfar” essa habilidade, deixando-a ainda mais poderosa. No exemplo do vídeo, uma habilidade de cura pode passar a curar magicka, ou pode curar amigos. Ou seja, existem muitas opções de progressão. Existem também as Ultimate Abilities, que são as habilidades mais poderosas e não consomem mágica. Essas habilidades são semelhantes aos dragon shouts de Skyrim.

A escolha da raça do seu personagem, no início do jogo, também deve afetar a inclinação dele. Algumas raças são mais propensas às magias, outras à luta corpo-a-corpo.

The Elder Scrolls Online está em desenvolvimento, e será lançado em 2014 para PC, Mac, Xbox One e PlayStation 4.