Se você tem uma conta na Steam ou conhece algum amigo que tem e costuma jogar, muito provavelmente você já deve ter ouvido falar de Team Fortress 2. Aquele FPS Online da Valve que recentemente ficou free-to-play que, ao meu ver, é um dos jogos mais carismáticos e divertidos de se jogar com amigos atualmente e não requer o que a maioria dos jogos online F2P exige: seu dinheiro pra ser bom.

TF2 (para os íntimos) tem um sistema de drop que você ganha as armas por simplesmente jogar, sem falar que as armas default (ou vanilla, as que já vem com as personagens) são melhores que as obtidas por drop. Embora o jogo tenha uma loja enorme, são apenas para itens de “enfeite” e não possuem nenhum artifício ou atributo in-game; são os famosos “hats” que enfeitam sua personagem e te dão status no jogo, mas na hora do fight isso não influencia em nada na sua real habilidade com cada classe (se quiser saber mais sobre o game, confira sem medo a página da Wikipédia em português clicando aqui).

Entretanto, meu foco aqui não é falar do jogo em si, mas de uma competição anual promovida pela própria Valve a encorajar os fãs do game a produzir “fan-films” inspirados no mundo de TF. Mas como assim, José? Lá em 2007, quando o game foi lançado, a Valve produziu uma série de vídeos para divulgar as personagens do game, apresentando-os e falando qual seu papel no jogo, é a série chamada de “Meet the”. Meet The Heavy, Meet The Soldier, Meet the Engineer, e assim por diante. Esses vídeos foram feitos usados a Source Filmmaker, a poderosíssima ferramenta que a Valve usa oficialmente para fazer seus jogos e vídeos. Sim, é isso mesmo, ela disponibilizou de graça essa ferramenta para que os fãs utilizassem e criassem seus próprios vídeos (mas calma lá, não é a versão completa, essa só a Valve tem!). Baseado nessas informações, temos o Saxxy Awards.

saxton hale

A Terceira Competição Saxxy Awards

Como recentemente a competição se encerrou, vou tratar dessa terceira edição da Saxxy Awards. Desde 2012, são cinco categorias a serem votadas (deixei 2011 de fora pois eram mais de 20 categorias e a Source Filmmaker não havia sido liberada ainda, os competidores usaram G-Mod para fazer os vídeos) e elas são:

Melhor Curta

Nessa categoria, temos a eleição do melhor curta, votado pela comunidade, que elege o melhor vídeo de qualquer tema que seja de curta duração. Os indicados foram:



E o vencedor foi:

Melhor Ação

Nessa categoria, temos a eleição do melhor vídeo de ação, votado pela comunidade, elegendo o mais bem feito e que se adequa melhor ao tema. Os indicados foram:



E o vencedor foi:

Melhor Comédia

Nessa categoria, temos a eleição do melhor vídeo de comédia, votado pela comunidade, elegendo o mais criativo e que se adequa melhor ao tema. Os indicados foram:



E o vencedor foi:

Melhor Drama

Nessa categoria, temos a eleição do melhor vídeo de drama, votado pela comunidade, elegendo o mais dramático (o rly?) e que se adequa melhor ao tema. Os indicados foram:



E o vencedor foi:

Melhor do Ano

Nessa categoria, temos a eleição do melhor vídeo do ano, aquele mais votado e mais prestigiado dentre todas as categorias. É escolhido um entre todos para ser eleito. E o vencedor foi:

Ressaltando que os vídeos foram votados pela comunidade, onde apesar dos quesitos citados, todos incluem o melhor uso da criatividade, elementos utilizados da ferramenta e dando aquela impressão que o curta metragem foi oficial.

Premiação

A premiação para os vencedores e finalistas do Saxxy Awards são bem variadas. Em 2011, os vencedores receberam um item valiosíssimo in-game, que é uma estátua de ouro do personagem Saxton Hale (personagem presente nas HQs, figura icônica e serviu de criação para os times Blu e Red), parodiando a premiação do Oscar que ocorre todos os anos também. Em 2012, os finalistas receberam uma câmera que servia como arma no jogo e os vencedores receberam a estátua de ouro do Saxton. No mesmo ano, o vencedor do Melhor do Ano viajou para a Valve para conhecer os estúdios e fazer uma sessão de filmagens com os produtores. O sortudo ganhador foi criador do curta Story of a Sentry, onde também foi premiado lá no Spike Video Game Awards. Especula-se que a premiação desse ano seja a mesma dos anteriores. Mas espera aí, você disse que os vídeos são de TF2? Sim, a maioria. Esse ano a competição foi mais aberta e tivemos vídeos com personagens de Portal e Left 4 Dead 2.

Confira o site oficial e dê uma olhada nos vídeos, vale a pena!

Saxxy Awards

 

Então, é isso! Espero que tenham gostado e apreciado os vídeos extremamente bem feitos, realizado pelos próprios fãs do game. Fiquem ligados no Jogazera para mais especiais como este!