Aquele jogo icônico, aquela figura lendária e mítica ao mesmo tempo que todo jogador com certeza já ouviu falar uma vez sequer na vida: Half-Life (1998). Esse FPS com elementos sci-fi que desencadeou uma das eras mais importantes dos vídeo-games e deu início à uma sequência de vários jogos oriundos de seu motor gráfico, semelhante com o que Doom fez após seu lançamento. Mas estou aqui para falar de um outro projeto que você provavelmente ouviu (ou não) falar e eu como um fã da série não poderia deixar de citar: Black Mesa Source. 

2588613-25808-half-life-half-life-2-gordon-freeman

 

De volta às origens

Mas o que é o Black Mesa Source? Foi um projeto independente, idealizado por um jovem gafanhoto chamado Carlos Montero, que liderou a produção do mod em 2004 (!). Sim, foram OITO anos de produção até a versão final que saiu no ano passado, precisamente em setembro. Foram muitos problemas: invasões, crashs do fórum, gente má intencionada querendo estragar um projeto nobre como esse. Mas com muita luta, a equipe de Montero prosperou e o mod foi lançado, ganhando inúmeros prêmios e nomeações como o mais bem feito, mais aguardado e mais baixado mod. Com o fator Greenlight  da Steam, foi possível que o mod fosse “regularizado” e “comercializado” na plataforma. (Caso não saiba, o Greenlight é um projeto que permite você, criador de jogos, publique seu game na Steam e, se ele for “greenlit” pela comunidade – aceito -, ele é comercializado e vendido como um jogo normal). Black Mesa ainda possui um outro grande e ótimo fator: é gratuito. Caso você esteja interessado por visitar e baixar o game, confira o site oficial clicando aqui.

Black Mesa Source toma ambientação no mundo de genial de Half-Life, como uma remontagem perfeita do primeiro game com a famosa engine Source. Temos todos os monstros de volta (headcrabs, headcrabs zombies, vortigaunts, houndeyes, barnacles, bullsquids e mais) e todos os inimigos humanos, assim como também nossos companheiros: Dr. Eli Vance  e Dr. Isaac Kleiner.

A remontagem

Assim como todos os inimigos e companheiros recriados, temos também todos os lugares remasterizados em Source, como os capítulos Anomalous Materials, Surface Tension e Lambda Core. A recriagem, como dito anteriormente, foi perfeita. Há várias imagens comparativas entre o game original e mod. Confira:

Half-Life Original

Half-Life Original

Black Mesa Source

Black Mesa Source


Half-Life Original

Half-Life Original

Black Mesa Source

Black Mesa Source

Half-Life Original

Half-Life Original

Black Mesa Source

Black Mesa Source

Apenas metade do projeto

Vale lembrar que apenas metade do projeto Black Mesa Source está concluído. Como assim? Se você se lembrar, em Half-Life original, o game é divido em duas partes: planeta Terra e Xen. O famoso planeta alienígena ainda não está com previsão para chegar à Black Mesa Source, mas especula-se que a segunda parte do mod já está em desenvolvimento. Já faz mais de um ano, sim, mas vale ressaltar que toda a ambientação de Xen, mesmo em HL original, era espetacular para a época. Muito dos modelos foram re-texturados e re-modelados, alguns modelos aproveitados de Half-Life 2 e outros criados. A atenção na modelagem de Xen será uma coisa MUITO trabalhosa, visto que cada capítulo lá é muito grande. Então, queremos um produto bem feito que dê as honras ao seu jogo original, por isso ainda não temos notícia de quando sairá a segunda parte. Mas o interessante é que alguns do modelos de inimigos principais lá em Xen já foram feitos, como por exemplo o Controller:

XenController

Vale a pena?

Reparem que esta não é uma análise/review, apenas um artigo especial dedicado aos fãs de Half-Life ou os que tem interesse em conhecer esse mod espetacular. Depois das imagens apresentadas e as notícias faladas, já deve saber do veredicto. É um mod essencial e espetacular que remonta com riqueza cada detalhe da atmosfera de Half-Life, trazendo o ar da nostalgia de volta em um motor gráfico poderoso e bem trabalhado. Caso você nunca jogou Haf-Life 1 e tem curiosidade, sinta-se à vontade de começar por esse mod que não haverá problema nenhum, mas só lembrando que apenas metade do projeto está concluído. E se você é fã, esse é um título obrigatório! Vou ficando por aqui e muito obrigado a você que leu. Novas notícias sobre Black Mesa Source e é claro sobre qualquer coisa do mundo de Half-Life você ficará sabendo aqui no Jogazera. 

crowbar