Tendência que se alastrou o mundo e arrasta milhares e milhares de fãs e entusiastas, fazer cosplay deixou de ser apenas uma diversão para muitas pessoas que decidiram investir pesado nesse tipo de atividade. Costura, design, maquiagem, modelagem e as mais variadas formas de arte entram aqui para os costumes e fantasias mais bem elaboradas serem feitas.

Visando essa crescente moda, nós do Jogazera (mais especificamente eu, Mateus Alexandre, autor que vós escreve esse artigo), quis trazer para vocês uma das talentosas entusiastas – e até diria especialista – cosplayer brasileira. Conhecida por sua fanpage no Facebook como “Shermie Cosplay”, nos cedeu uma entrevista para contar um pouco mais de seus projetos e trabalhos como cosplayer.

Devido a falta de tempo, a entrevista teve que ser realizada por escrito. Foi uma experiência muito gratificante e espero que vocês, leitores, gostem também. Vamos lá?

A Entrevista

Jogazera: Hoje em dia, temos um crescimento bem notório em todos os aspectos e campos desse hobby que, na verdade, deixou de ser um hobby para se tornar algo muito mais grandioso. Até mesmo uma profissão, um bem estar, uma identidade. Diga-nos, Gabriela, como é fazer parte desse universo de maneira tão profissional? Como você se sente nesse meio? (E claro, de uma maneira profissional que seja uma atividade verdadeiramente prazerosa e descontraída de se fazer).
Shermie: Eu não me vejo como profissional nesse universo, muito pelo contrário.  Começou como um hobby e continuará seguindo como hobby, meus objetivos de vida são os mais simples e clichês que existem! Mas acho incrível receber tanto apoio pra fazer algo que eu amo e que me diverte tanto.

shermie

Felicia “Black Cat” Hardy – Spider-Man

Jogazera: Você idealiza seus cosplays de vários universos diferentes – animes, HQs, games, dentre outros, certo? Como você organiza seus critérios para escolher o personagem, além da afinidade? Conte um pouco para nós! 
Shermie: Vai muuito do meu humor. Sempre faço uma listinha básica com as personagens que quero fazer e sempre acabo mudando tudo. Com certeza, o que mais conta é a afinidade, tenho que me identificar com algum aspecto da personagem e da história dela, depois disso, o design conta um pouco também! Não vou usar algo que me deixe desconfortável.

Jogazera: Seus trabalhos são realmente incríveis e detalhados, Gabriela. As roupas e acessórios estão num grau de profissionalismo que, pessoalmente, só havia presenciado em cosplayers internacionais de grande nome. Diga-nos, como você realiza seus projetos? Você mesmo costura e faz o design? Se puder, fale um pouco sobre desse processo!
Shermie: Eu que faço meus próprios cosplays e me orgulho muito disso. Do molde ao acabamento… Ainda estou aprendendo muita coisa e isso meio que gera um stress, mas é tudo sempre recompensador. Procuro fazer os cosplays de acordo com as minhas habilidades, daí vou subindo o “level” aos poucos. É sempre um aprendizado.

Jogazera: Nós do Jogazera trabalhamos especificamente com o mundo dos games em geral, em várias áreas que remete ao “jornalismo gamer”. Aproveitando esse gancho, quais são suas plataformas preferidas para jogar? Tens alguma empresa, franquia, jogo favorito? E até mesmo, se considera uma “-ista” em relação às concorrentes do mercado (Nintendo, Sony, Microsoft)?
Shermie: Sou Sonysta roxa, falo mesmo! Sempre joguei PS, desde pequena. E Nintendo, também amo a Nintendo, porque né… Todo mundo ama a Nintendo. Meu jogo favorito é Devil May Cry 3 ( E o jogo que mais odeio é aquele troço que veio depois do 4 e ousam chamar de DmC ). Sei que não é o melhor jogo do mundo, mas tenho um amor especial por ele.

shermie 2

Ada Wong – Resident Evil

Jogazera: As feiras e eventos relativos à cultura pop em geral, sejam eles nacionais ou internacionais, se estabeleceram com força há algum tempo. Você costuma frequentar e comparecer a esses eventos? Se sim, pretende ir (ou já foi) a alguma convenção internacional de grande porte, como a Comic Con, BlizzCon, QuakeCon, dentre outras?
Shermie: Vou a esse tipo de evento desde os 15 anos. Sempre gostei. E com certeza pretendo ir a algum evento internacional!

Jogazera: Falando um pouco das suas inspirações, da onde surgiu essa vontade de começar a fazer cosplay? Algum momento durante sua trajetória, imaginou que chegaria onde está agora? Com uma fanpage no Facebook crescendo cada vez mais de pessoas do mundo todo querendo conhecer mais sobre você e sobre e seus cosplays?
Shermie: Quando fui ao meu primeiro evento de cultura Pop (Esse era mais voltado à cultura japonesa) eu fiquei apaixonada. Ver as pessoas como meus personagens favoritos me encantou. No ano seguinte, depois de muuuito incentivo dos meus amigos, usei meu primeiro cosplay: Shermie de The King of Fighters.

Jogazera: Além do mundo dos cosplays e costuras, animes, HQ e jogos, você tem aspiração e interesse em outras áreas? Desenho, escrita, música, o que mais te encanta?
Shermie: As vezes eu tento desenhar… Mas só as vezes.

Jogazera: A variação de ‘universo’ (HQ/jogos/animes) de seus cosplays é grande, e nisso você deve ter algumas preferências. Qual foi o cosplay mais prazeroso de se fazer e o que te agrada mais? Há aquele que você tem um apego especial?
Shermie: Eu nunca vou conseguir escolher um cosplay favorito. Todos tem um significado especial pra mim. A Shermie, com certeza tem um lugarzinho especial por ter sido o primeiro, mas amo todos.

shermie 3

Shermie – The King of Fighters

 

shermie 4

Lara Croft – Tomb Raider

Jogazera: Para fechar nossa entrevista, gostaria de deixar alguma dica de ouro para a galera que quer ingressar de corpo e alma nesse ramo? O que você recomendaria?
Shermie: Faça o que você quer fazer e seja feliz com isso. Mas também tenha consciência de que tudo que é bom tem um lado negativo, aprendendo a lidar com isso, fica mais fácil. Foco nas coisas positivas! Não se deixe abater pelas críticas!


Então, galera, é isso. Novamente gostaria de agradecer a nossa entrevistada por esse jogo rápido de perguntas e respostas acerca de sua pessoa, seus projetos e trabalhos. Foi uma entrevista deveras gratificante que só tem a agregar boas experiências para nós.

Muito obrigado e espero que tenham gostado!

shermie 5

Harleen “Harley Quinn” Quinzel – Batman