Guia: Combate de Xenoblade Chronicles 2

Xenoblade Chronicles 2 foi lançado no início de Dezembro e seu sistema de batalha é diferente e combina diversas mecânicas. Como são vários pequenos detalhes que você precisa prestar atenção nos combates, esse pequeno guia poderá te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e como conseguir um melhor resultado de dano e combos.

Ataques automáticos e Habilidades Ativadas (Arts)

Os personagens possuem uma sequência de ataques automáticos que varia de lâmina para lâmina. Esses ataques são utilizados para ativar as habilidades (que são colocadas nos botões X, Y e B. Cada habilidade possui um tempo de recarga, ou número de hits, diferente para tornar-se ativa. Evoluindo alguns níveis, você poderá iniciar as batalhas com algumas habilidades prontas para uso (o que é desbloqueado na árvore de talentos de cada personagem).

Quando uma das três habilidades fica totalmente carregada, você poderá usá-la para carregar a Habilidade Especial (que está relacionada com o botão A). O segredo aqui está no momento para pressionar o botão de cada habilidade. Cada uso proporciona um pouquinho na barra da Habilidade Especial, mas se você sincronizar a ativação da skill com o último golpe do combo de ataques automáticos, irá carregar muito mais. Então o momento para utilizar cada habilidade é junto com o último golpe dos combos ataques automáticos.

Você verá que acertou a Habilidade quando um círculo azul aparecer na tela, como na imagem acima.

Habilidades Especiais e Combos

A próxima mecânica do combate de Xenoblade Chornicles 2 são os combos. Quando você utilizar uma Habilidade Especial, irá desencadear um timer e uma pequena árvore de elementos que podem ser utilizados como próxima peça do combo. A segunda parte do combo requer uma Habilidade Especial de nível 2 e a última, uma de nível 3. Para atingir níveis mais altos das Habilidades Especiais, você precisará acertar o tempo de uso das habilidades ativadas mais frequentemente, carregando além do nível 1 rapidamente. A última peça do combo é um ataque extremamente mais poderoso que coloca uma Orbe rodando ao redor do inimigo, de acordo com o elemento que você utilizou para ativá-la.

As artes que os personagens auxiliares de seu grupo podem usar aparecem nos cantos da tela e seu nível é representado por um pequeno ponto que fica girando em volta da imagem. Se houver apenas um ponto, a habilidade é de nível 1, dois pontos para nível 2 e três pontos para nível 3.

Há também uma habilidade nível 4, que é liberada quando o personagem atinge afinidade máxima com sua lâmina e está próximo a ela durante a batalha. Esse ataque pode ser utilizado para finalizar o combo (no lugar de uma habilidade de nível 3), causando uma quantidade massiva de dano ao inimigo.

Sequência de Ataques Especiais

A última mecânica que você precisa prestar atenção nas batalhas é representada pela barra no canto superior direito do mapa. Quando ela estiver completa, você poderá pressionar + e então irá desencadear o chamado Chain Attack, uma sequência de ataques especiais onde cada personagem irá realizar um ataque poderoso no inimigo. Porém, se o inimigo estiver algum uma ou mais Orbes em sua volta (que foram colocadas com a finalização de um combo), você terá direito a uma nova sequência de ataques, causando ainda mais dano.

Essa mecânica só é liberada na metade do capítulo 3, com aproximadamente 15 horas de jogo.

Quem é o alvo ?

Para os mais familiarizados com MMORPGs, você também consegue ver quem é o alvo principal do monstro que você está atacando. O personagem que estiver com o círculo vermelho embaixo dele, é o principal alvo do inimigo que você está selecionando. Existem ataques para aumentar e diminuir o “aggro” do inimigo, isso é, fazendo seu personagem chamar mais ou menos atenção dos monstros.

Essas são algumas das mecânicas básicas para deixá-lo mais familiarizado com o denso sistema de combate de Xenoblade Chronicles 2.

Sentiu falta de algo ? Por favor, deixe um comentário =)

Comentários