E3 2015 | Mirror’s Edge Catalyst

Mirror’s Edge Catalyst é um jogo de ação e aventura em primeira pessoa focado em mecânicas de combate corpo-a-corpo através do parkour. Publicado pela Electronic Arts, o game está sendo desenvolvido pela EA Digital Illusions CE, ou DICE. O jogo foi oficialmente anunciado na E3 de 2013 e, após várias notícias a respeito, ele finalmente foi anunciado formalmente na E3 de 2015.

Mirror’s Edge 2 ou Mirror’s Edge Catalyst?

Quando começaram os rumores de um novo Mirror’s Edge, muito se especulou sobre o game ser uma sequência das aventuras de Faith. Porém, depois de muito tempo, e a poucos dias da recente E3 de 2015, Sara Jansson, produtora sênior do jogo, anunciou que Mirror’s Edge Catalyst não seria de maneira nenhuma uma continuação, e nem um reboot.

“Nós queríamos fazer a melhor história possível,” ela explica. “Nós queríamos ter certeza que Faith tivesse realmente um desenvolvimento de personalidade durante a trama. Ela não é a mesma pessoa quando o jogo começa comparada quando o jogo termina. E nós queremos coloca-la no centro de um importante conflito nacional. Nós não estamos reconstruindo a história do primeiro game; nós estamos reconstruindo a personagem de Faith.”

Características

Mirror’s Edge Catalyst, diferentemente de seu antecessor, traz um open-world. O jogador, no entanto, só poderá ter acesso a certas áreas depois de concluir certos objetivos. Jansson disse que eles estão construindo uma cidade, e não um monte de fases. Faith poderá se movimentar livremente, entrar e sair de edifícios e ir a diferentes áreas sem sequer uma tela de loading ou parar de correr. Com certeza para um jogo de parkour isso é uma ideia extremamente atrativa.

Outra coisa também que poderemos encontrar nesse jogo é o fato de Faith se tornar “invencível” enquanto está em ação, sendo correndo, executando wall runnings ou batendo nos inimigos. A ideia é fazê-la não parar em nenhum momento, manter sempre a fluidez de seus movimentos e, dessa forma, não existirá um comando para “correr”, pois o padrão da protagonista será sempre correr. Essa invencibilidade significa que ela não levará danos de qualquer maneira, principalmente de armas.

Por falar em armas, já foi dito aqui no Jogazera, mas volto a destacar: gunplay não será incluído nessa versão de Mirror’s Edge. Por quê? Eis a resposta de Patrick Bach, gerente geral da DICE:

“Eu creio que é uma afirmação.” Ele explica, “Nós temos um jogo que é sobre uma personagem que não usa armas, ponto final. Eu acho que faz parte insistir na visão criativa, porque é muito fácil voltar atrás e colocar armas, uma vez que nós sabemos que isso fará com que nós tomemos um rumo a um lugar que não queremos estar.”

Bach admite que seria muito mais fácil se a DICE, que é um estúdio conhecido por shooters como Battlefield, se entregasse às luxúrias dos armamentos como alternativa, assim como o primeiro Mirror Edge’s fez. “Mas isso não seria chato?” ele indaga.

Dessa forma, Faith simplesmente ignorará todas as armas que estarão no chão ao derrubar um inimigo, mas convenhamos que a ideia é carismática e diferente, até porque ela já será invencível em modo de movimentos “fluidos”.

Uma novidade também que acompanhará o jogo, segundo Bach, será um aparente multiplayer assíncrono, isto é, você poderá jogar apenas com a sua lista de amigos no mundo aberto, mas quando um ou outro não estiver online, as ações que você fizer no seu jogo serão refletidas nos mundos de seus parceiros. Por exemplo, ao terminar uma missão em determinado tempo, um placar de leaderboard aparecerá no game de seus amigos e vice-versa, criando uma certa competição entre vocês.

“Os jogadores não tem tempo para sempre jogarem juntos, especialmente se não estiverem no mesmo local,” disse Bach. “Mas quando eu jogo meu jogo, seu jogo afeta o meu. Nós conversamos sobre o que aconteceria se colocássemos outros players em seu mundo, ou seja, desconhecidos. Bem, você provavelmente encontrará um monte de c*sões. Trollar é uma grande parte da comunidade gamer. Alguns acham engraçado, outros nem tanto. Nós tentamos separar isso para que vocês tenham apenas pessoas que vocês querem em seus mundos abertos, mas eles não poderão atrapalhá-lo. Eles apenas poderão afetá-lo.”

Mirror’s Edge Catalyst será lançado dia 23 de fevereiro de 2016 para PlayStation 4, Xbox One e PC.